Tudo o que já sabemos sobre 'Matrix Resurrections'

1 mês atrás 41
Cartaz de "Matrix Resurrections"

Cartaz de "Matrix Resurrections"

Divulgação

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

08/12/2021 04h00

Quem dirige?

A trilogia original foi criada e dirigida pelas irmãs Lana e Lilly Wachowski, também responsáveis pelo fenômeno "Sense8", da Netflix. Para "Matrix Resurrections", Lana assume as rédeas sozinha.

Continua depois da publicidade

Mas por que Lilly não se envolveu?

A diretora explicou para um grupo de jornalistas em agosto, quando apresentava sua série "Work in Progress" (disponível no Paramount+), que voltar para algo do início de sua carreira seria doloroso.

"Eu terminei minha transição e estava exausta. Tínhamos feito A Viagem, A Ascensão de Júpiter e a primeira temporada de Sense8 em sequência (...) Meu mundo estava se destruindo enquanto eu saía da casca. Precisava de um tempo longe da indústria, para me reconectar comigo mesma enquanto artista."

Getty Images/Divulgação - Getty Images/Divulgação

Lana e Lilly Wachowski

Imagem: Getty Images/Divulgação

Lilly, que declarou ser uma mulher transgênero em março de 2016, explicou que precisava seguir em frente com novos projetos.

Continua depois da publicidade

Eu não queria ter [passado por tudo isso] para fazer algo que eu já havia feito antes, traçar velhos caminhos. Parecia emocionalmente insatisfatório.

Precisa ter visto os filmes anteriores?

Sim. "Matrix Resurrections" é uma continuação direta de "Matrix" (1999), "Matrix Reloaded" (2003) e "Matrix Revolutions" (2003), e se passa alguns anos depois. A cronologia também engloba o que aconteceu nos jogos, mas o roteiro deve oferecer contexto.

Warner Bros/Divulgação - Warner Bros/Divulgação

Trinity (Carrie-Anne Moss) e Neo (Keanu Reeves) em "Matrix Resurrections)

Imagem: Warner Bros/Divulgação

As coisas parecem se transformar quando ele cruza o caminho de Trinity (Carrie-Anne Moss), que agora atende por Tiffany. Os dois se encontram em um café (chamado "Simulatte", em uma brincadeira com a palavra "simulação"), e isso parece ativar as memórias de ambos.

Continua depois da publicidade

O despertar é o que deve levar à eclosão de uma guerra, e parece que Trinity estará em perigo. Alguns indícios sugerem que o filme pode carregar muitas referências ao primeiro longa.

No novo trailer, vimos Bugs (Jessica Henwick) dizer que está vendo um déjà vu... ou uma "falha na Matrix".

Bugs é uma nova aliada de Neo, e aparentemente faz parte de um grupo de rebeldes que acredita nele e quer despertá-lo para uma rebelião.

Um déjà vu, mas está obviamente errado. Talvez essa não seja a história que achamos ser.

Em outros trechos, vimos Bugs conversar com outro personagem. O diálogo se parece com outro entre Trinity e Cypher (Joe Pantoliano), do filme de 1999.

Isso pode simbolizar que "Matrix 4" terá reflexos do que já vimos na trilogia, com alterações que vão modificar os eventos e as consequências.

Quem retorna à franquia

Alguns rostos bem conhecidos pelo público estarão de volta em "Matrix Resurrections". Além de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, outros personagems que já estiveram nos filmes ou nos jogos estarão no longa.

Continua depois da publicidade

Jada Pinkett Smith, por exemplo, traz Niobe de volta. Agora mais velha, a personagem que apareceu em "Matrix Reloaded" e "Matrix Revolutions" foi essencial nos eventos finais da trilogia. Ela sobreviveu ao ataque das máquinas tendo abraçado a paz entre humanos e máquinas.

Reprodução - Reprodução

Niobe (Jada Pinkett Smith) em "Matrix Resurrections"

Imagem: Reprodução

Sati aparece criança em "Revolutions", e aqui é vivida por Priyanka Chopra. Ela foi criada sem propósito por Rama-Kandra e Kamala, e contrabandeada para dentro da Matrix. O Oráculo acreditava que ela teria um grande impacto no futuro de humanos e máquinas.

Agora, parece ser o caso.

Warner Bros/Divulgação - Warner Bros/Divulgação

Sati (Priyanka Chopra) em cartaz de "Matrix Resurrections"

Imagem: Warner Bros/Divulgação

Novos personagens

Além delas, dois atores que passam a integrar o elenco aguçaram a curiosidade do público. No entanto, ambos parecem interpretar velhos conhecidos.

Continua depois da publicidade

Jonathan Groff ("Mindhunter") parece interpreter a nova versão do Agente Smith, antes vivido por Hugo Weaving. O último trailer deixa bem claro que trata-se da nova versão do vilão, sobretudo porque eles surgem dizendo a mesma coisa em dois momentos distintos da prévia.

Reprodução - Reprodução

Jonathan Groff e o Agente Smith original (Hugo Weaving) em trecho de "Matrix Resurrections"

Imagem: Reprodução

Já Yahya Abdul-Mateen II ("Watchmen", "A Lenda de Candyman") interpreta a nova versão de Morpheus, eternizado por Laurence Fishburne.

Mas por que Fishburne não retornou?

Seguindo a mitologia original da história, após os eventos do game de RPG "The Matrix Online", aquele Morpheus está morto. Por isso, o personagem de Abdul-Mateen II é outro. "Fará sentido quando o filme sair", prometeu o ator em entrevista à GQ britânica.

Continua depois da publicidade

Onde assistir?

"Matrix Resurrections" estreia no dia 22 de dezembro, apenas nos cinemas. O filme chega à HBO Max 35 dias depois.

Fonte