Qual a importância de professores na sua vida? Conte à Folha

1 semana atrás 20

A data de 15 de outubro é celebrada como Dia do Professor, uma ocasião para reconhecer esse profissional tão importante. Embora seja basicamente unânime a relevância de seu papel na sociedade, muitas vezes eles não são valorizados nem enfrentam as melhores condições de trabalho no Brasil.

Como origem desta comemoração está um decreto imperial nos tempos de dom Pedro 1º (1798-1834), mais precisamente de 1827. "Foi uma tentativa de organizar a educação no Brasil", explica o historiador Diego Amaro de Almeida, pesquisador do Centro Salesiano de Pesquisas Regionais, em entrevista à BBC.

O imperador, com 17 artigos, teve como objetivo "criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares populosos do Império". O termo "primeiras letras" pode ser adaptado para "ensino fundamental" nos dias de hoje.

Mas só no século 20, em meados de 1947, é que um grupo de professores em São Paulo teve a ideia de marcar um dia de folga para amenizar o cansaço e organizar o resto do ano. O dia 15 de outubro, além de fazer referência ao decreto, marcava a metade do segundo semestre letivo.

De acordo com a Secretaria de Educação de São Paulo, "a sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça de professores e alunos, que levavam doces de casa, para uma pequena confraternização."

As comemorações se estenderam nos anos seguintes até que a data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, no governo de João Goulart.

Com este cenário, queremos ouvir de você, leitora ou leitor: qual a importância de professores e professoras na sua vida? Conte à Folha. Para participar, basta preencher este formulário com seus dados e a sua história. Publicaremos algumas respostas.

Agradecemos desde já a participação.

Fonte