Partido de Trudeau vence eleição no Canadá, mas não deve obter maioria

1 mês atrás 46

O Partido Liberal do Canadá, liderado pelo primeiro-ministro Justin Trudeau, deve continuar no poder e formar novamente um governo minoritário após uma disputa eleitoral acirrada, projetaram canais de notícias do país nesta segunda-feira (20).

As pesquisas mostraram que os liberais lideram em 156 distritos eleitorais, com base na contagem preliminar, apenas um assento a mais do que o partido já detinha. A Câmara canadense tem 338 cadeiras e um partido precisa vencer 170 para obter a maioria.

Trudeau lidera um governo com uma minoria de assentos na Câmara, e conta com o apoio de outros partidos para conseguir aprovação no legislativo. O premiê convocou uma eleição dois anos antes do calendário oficial, na esperança de garantir a maioria parlamentar, perdida em 2019.

Os conservadores estão em segundo lugar, liderando em 121 distritos.

As pesquisas relataram resultados muito mais lentamente do que o normal, com algumas estações forçadas a limitar a ocupação devido às restrições causadas pelo coronavírus. As longas filas obrigaram alguns eleitores a esperar horas para votar no sul de Ontário, um campo de batalha crítico.

O dólar canadense se fortaleceu com a chegada dos primeiros resultados, com alta de 0,3%

A justiça eleitoral do Canadá não começará a contar cerca de 800.000 cédulas de correio até terça-feira (21). Esses votos podem ser determinantes para o resultado em pelo menos dois distritos da costa leste do país, onde a disputa é mais acirrada, assim como em outros distritos no interior do país.

Fonte