'O mais antigo do mar Adriático': navio naufragado de 2.200 anos achado em águas da Croácia (FOTOS)

6 dias atrás 49

https://cdnbr1.img.sputniknews.com/i/logo-itemprop.png

Sputnik Brasil

https://cdnbr2.img.sputniknews.com/i/logo.png

https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2021091518019650-o-mais-antigo-do-mar-adriatico-navio-naufragado-de-2200-anos-achado-em-aguas-da-croacia-fotos/

Um navio naufragado que remonta ao século II a.C. foi encontrado em águas rasas do mar Adriático, perto da ilha croata de Ilovik.

Este importante achado arqueológico foi descoberto a uma profundidade de apenas dois metros e meio, e análises realizadas confirmam que é de fato o navio mais antigo já descoberto no Adriático, escreve portal Total Croatia News. 

Trata-se de uma embarcação mercante que navegava ao longo de uma importante rota marítima muito próximo da ilha croata.

O navio de madeira, de mais de 2 mil anos, tinha entre 20 e 25 metros de comprimento e a estrutura da embarcação foi construída com cunhas de madeira.

O arqueólogo esloveno Milan Eric, que descobriu o navio, e seus colegas do Museu Losinj informaram que os restos da embarcação assentavam em areia solta, fazendo com que fosse necessário construir uma espécie de proteção semelhante a uma represa em torno do local para evitar que fosse coberto por areia durante a pesquisa.

Após a conclusão de todos os trabalhos de conservação e restauração, os achados do naufrágio de Ilovik serão guardados no Museu Losinj.

Fonte