Mergulhador encontra ovo de tubarão em Fernando de Noronha; veja vídeo

5 dias atrás 6

Pela segunda vez em menos de um mês, um ovo de tubarão é encontrado no mar de Fernando de Noronha (PE). O que chama atenção nesses dois episódios tão próximos é o fato de ser muito raro se deparar com uma cápsula bolsa de sereia – como o ovo também é conhecido. 

Ovo de tubarão encontrado nesta terça-feira (14), em Fernando de Noronha (PE). Imagem: Erivaldo Alves Silva

Quem fez o registro, desta vez, foi o surfista, mergulhador e pescador local Erivaldo Alves Silva, mais conhecido como Nego Noronha.

publicidade

Segundo ele relatou em entrevista ao Olhar Digital, as imagens foram feitas na terça-feira (14), enquanto ele estava fazendo seu mergulho diário. “Eram mais ou menos umas 9h da manhã e eu estava em um lugar onde mergulho todos os dias pela manhã, chamado Ponta do Air France. É uma área bem conhecida aqui, que dá acesso ao Morro do São José, onde tem uma piscina natural”.

Leia mais:

Nego conta que, então, avistou uma “coisa diferente” se aproximando. “Quando eu entrei na água, vi uma coisa diferente boiando no mar de fora. Para quem não sabe, existem duas áreas, que chamamos de mar de fora e mar de dentro. Eu fiquei curioso e esperei ele passar para o mar de dentro”.

Ovo encontrado é da espécie tubarão-lixa

Conforme diz no vídeo, ele pensou que pudesse ser um ovo de tubarão ao se lembrar de uma reportagem que havia assistido na TV, que mostrava uma cápsula encontrada pelo fotógrafo e mergulhador Renato Magalhães. O ovo foi visto por Magalhães nas proximidades da Ressureta, na Ilha Rata, uma das 21 ilhas do arquipélago.

“Moro aqui há mais de 40 anos e nunca tinha visto isso na vida”, afirma Nego Noronha. “Fiz os vídeos, fotografei e soltei de volta no mar. Então, mandei as imagens para uma repórter da região, que enviou para o pesquisador Leo Veras, biólogo marinho, e ele identificou como sendo um ovo de tubarão-lixa”. 

Segundo ele, o ovo encontrado pelo outro mergulhador era de cor diferente. “O que eu encontrei é marrom e o outro era mais claro, que deve ser de um tubarão-limão ou tubarão-bico-fino”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte