Melatonina e aromaterapia: Óleo essencial de lavanda ajuda a dormir bem

1 semana atrás 48

personare

Como a gente consegue ter uma boa noite de sono sem precisar tomar medicamentos como a melatonina? A aromaterapia e óleo essencial de lavanda podem ser grandes aliados no seu ritual noturno para ter uma noite de sono reparadora.

PARA QUE SERVE A MELATONINA?

As farmácias brasileiras já estão autorizadas a vender melatonina, conhecida popularmente como "hormônio do sono", em comprimidos ou gotas, sem a necessidade de prescrição médica, principalmente para pessoas que buscam dormir melhor e sofrem de insônia.

No entanto, a melatonina é um hormônio ligado ao ciclo circadiano, também conhecido como ritmo circadiano, que ajuda a organizar as funções do nosso organismo.

A produção de melatonina pela glândula pineal, no cérebro, se faz com a ausência de luz e atinge o nível máximo entre 23h e 3h, por isso é importante ter um ritual do sono, para que essa produção seja feita da forma correta. Veja aqui dicas do feng shui para criar um ambiente favorável à produção de melatonina.

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA

Estudo feito por pesquisadores na Universidade de São Paulo comprovou que também produzimos melatonina no pulmão. E olhem que interessante: a melatonina tem se mostrado um antiviral contra a Covid-19. O que faz sentido, porque se dormirmos melhor, isso aumenta nosso sistema imunológico.

Quando a gente usa óleo essencial de lavanda (saiba tudo sobre ele aqui!) na inalação, ela tem a capacidade de aumentar a produção de melatonina, ajudando no sono e na nossa imunidade. Você sabia disso?

Um outro estudo recente comprovou que os níveis de melatonina no sangue aumentaram significativamente num grupo de idosos após a intervenção com óleo de lavanda.

Importante: o óleo essencial de lavanda que traz esse benefício é o que tem o nome botânico Lavandula officinalis ou Lavandula angustifolia —mais conhecida como lavanda francesa.

LAVANDA PARA PRODUZIR MELATONINA

> Você pode colocar 5 gotas do óleo essencial de lavanda com um pouco de água no difusor ultrassônico (entenda mais sobre ele aqui!) e deixe-o ao lado da cama, ligando todas as noites cerca de uma hora antes de dormir.

> Caso não tenha o difusor, você pode pingar uma gota de óleo essencial em um algodão e colocá-lo debaixo do travesseiro.

> Outra dica é pedir para seu aromaterapeuta fazer um produto personalizado, como o pim aromático, que você vai utilizar nos pulsos e/ou sola dos pés antes de dormir.

Como a aromaterapia tem protocolos muito personalizados dependendo da individualidade de cada um, nem sempre o que funciona para uma pessoa vai funcionar para outra.

Por isso, é importante investigar as causas dos distúrbios de sono para utilizar os óleos essenciais de forma segura e correta. Portanto, consulte sempre um aromaterapeuta. Posso te ajudar com consultas online. Clique aque para saber mais!

RITUAL DE SONO PARA PRODUÇÃO DE MELATONINA

Para quem não tem um ritual de sono, vou deixar umas dicas para você incluir no período antes de dormir junto com o uso do óleo essencial de lavanda que falamos acima:

> Procure ir dormir sempre no mesmo horário para que seu corpo vá se adaptando.
> Faça um chá com ervas como camomila, mulungu e erva-cidreira para tomar antes de dormir.
> Desligue todos os aparelhos eletrônicos (celular, tablet, televisão) uma hora antes de dormir.
> Ligue o seu difusor com óleo de lavanda.
> Faça o caderno da gratidão, em que você pode escrever apenas uma frase todas as noites agradecendo por algo bom que aconteceu no seu dia.
> Faça uma leitura, ouça uma música ou faça uma meditação de 2 a 3 minutos para ir se desconectando do seu dia. Veja aqui uma meditação para relaxar e dormir bem.
> Se você tem a prática de fazer orações e mantras, faça durante sua meditação.
> Tenha bons pensamentos antes de dormir.

Isso é treino e disciplina. Use as dicas e monte o seu próprio ritual do sono.

Fonte