'King Richard' finalmente dará o Oscar à Will Smith?

2 meses atrás 29

Notícia

Um dos últimos astros que surgiu dos anos 90 ainda não ter a estatueta, ao que indica, a fez de Will chegou!

Por Flávio Pinto

26/11/2021 - Atualizado há 10 minutos

Will Smith é uma ameaça múltipla: ele atua, produz, canta, já nos fez rir e chorar. 

Mesmo sendo um ator com muitos filmes importantes do currículo e uma carreira que se expande desde os anos 90, Smith, curiosamente, ainda não tem recebeu a honraria máxima da indústria: um Oscar

Podemos facilmente afirmar que ele é um dos últimos astros vivos ainda sem o careca dourado. Mas para a sua sorte, isso está prestes a mudar.  

Este ano, com King Richard - Criando Campeãs, tudo indica que Will Smith vai se juntar à Sidney Poitier, Denzel Washington, Jamie Foxx e Forest Whitaker na seleção de homens negros vencedores do troféu de melhor ator na premiação.

Continue a leitura e entenda por que finalmente chegou a vez do Maluco do Pedaço se tornar um astro oscarizado. 

Sobre o que é o filme 'King Richard'?

Este ano, Will Smith retorna ao universo dos filmes biográficos com King Richard - Criando Campeãs, drama que conta a história de Richard Williams, treinador de tênis de suas filhas, Venus e Serena Williams, campeãs olimpíadas e ícones do esporte. E, até o momento, nada tirará essa vitória de suas mãos. 

Prestes a estrear nas salas de cinemas brasileiras, e, posteriormente, na HBO Max, a produção segue a família Williams nos momentos iniciais da carreira da dupla estelar de tênis, enquanto o patriarca, Richard, coloca em execução seu plano — aproximadamente de 84 páginas — para guiar suas filhas ao sucesso. 

O filme está recebendo críticas extremamente positivas e levando muitos americanos para o cinema, e parte de seu sucesso é creditado a Will Smith.

Pôster de 'King Richard': filme vai levar Smith ao OscarDivulgação (Warner)

Segundo a crítica especializada, todo o elenco de King Richard - Criando Campeãs, em especial Smith e Aunjanue Ellis (que interpreta a mãe das meninas), retrata com perfeição seus correspondentes da vida real. Quanto à Smith, para além dos elogios básicos, ele vem recebendo as melhores críticas de sua carreira. E para aumentar sua chance de vitória no Oscar é saber que os votantes da Academia se impressionam bastante por retratações de pessoas de verdade. Desde 2010, dos 11 vencedores de melhor ator, 7 estiveram em filmes biográficos. 

Smith, aliás, não é nenhum estranho de acordo com os votantes do prêmio. Ao todo, ele já recebeu duas indicações ao prêmio de melhor ator. E curiosamente, ambas as ocasiões, por filmes nos quais interpretava uma pessoa da vida real: o lutador Muhammad Ali em Ali e o palestrante motivacional Chris Gardner em À Procura da Felicidade

Corrida deste ano está insana

Como já dito anteriormente em algumas publicações do Cineclick, a corrida de melhor ator do Oscar 2022 está insana. Smith — provavelmente — irá enfrentar rostos já oscarizados, ou pelo menos indicados: os favoritos para competir ao lado de Smith são Andrew Garfield (Tick, Tick ... Boom!), Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães), Joaquin Phoenix (C’mon, C’mon) e Denzel Washington (A Tragédia de Macbeth).

Com uma seleção de peso, qualquer novato ou estrela menor poderia facilmente se assustar. Sendo que, ainda assim, Smith é o favoritaço. Para além do desempenho nas telonas, o astro está fazendo um excelente trabalho de boca a boca para fazer com que todos assistam ao filme. Ele vem falando sobre seus dramas e problemas pessoais — ganhando uma dose de empatia de Hollywood, publicou uma biografia, tem posado para capas de revistas e jornais como um ótimo marido, pai e figura pública.

Durante décadas, Smith tem sido uma estrela nas bilheterias com sua habilidade de interpretar filmes dos mais diferentes gêneros, e visto que os votantes do Oscar parecem se conectar mais com seus papéis mais transformadores, pessoais e  pesados (vide Ali e À Procura de Felicidade)

Parece que todas as estrelas estão alinhadas. Simplesmente, o seu momento chegou. Não há como negar: em 2022, o Maluco no Pedaço terá um Oscar para chamar de seu. 

Trailer de 'King Richard - Criando Campeãs'

King Richard - Criando Campeãs estreia dia 2 de dezembro nos cinemas e, posteriormente, na HBO Max em data ainda não anunciada.

Leia também

Em 'tick, tick... BOOM!', Andrew Garfield dança e canta por um Oscar

Em musical inventivo sobre lenda da Broadway, o ex-Homem-Aranha brilha

6 filmes devem fazer bonito no Oscar 2022; veja

A grande temporada de prêmios está chegando; veja quais devem ser os grandes filmes do ano

Will Smith revela que pensou em suicídio em teaser de série sobre sua vida

Um dos atores mais admirados de Hollywood falou sobre o tema em prévia de 'Best Shape of My Life'

Fonte