Governador do Piauí diz que culpar estados por encarecimento de combustíveis é grande mentira de Bolsonaro

1 mês atrás 136

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse nesta segunda-feira (20) que as acusações do presidente Jair Bolsonaro de que os estados seriam os responsáveis pelo aumento no preço dos combustíveis é uma grande mentira.

Bolsonaro costuma atacar a política de aumentos do ICMS, aplicada pelos governadores, como principal fator de alta no preço dos combustíveis, o que eles negam.

“Se olharmos os últimos 12 meses vamos perceber que nenhum estado da federação, nem mesmo o Distrito Federal deu qualquer aumento para o ICMS do combustível. Ou seja, e de lá para cá nós tivemos um aumento de 40% no valor do combustível. Significa que, dizer que a culpa é dos estados e do Distrito Federal é uma grande mentira!”, diz Dias, que é coordenador do Fórum Nacional de Governadores.

“Para a gente resolver o problema temos que tirar a mentira da frente. Neste caso, Estados e municípios estamos sim preocupados com a escalada dos preços, com o aumento dos preços e não apenas dos combustíveis. Queremos uma solução. Queremos ajudar, mas queremos em primeiro lugar restabelecer a verdade", completa o petista.

Um grupo de 20 governadores assinou no domingo (19) uma carta em contraposição aos ataques de Bolsonaro a respeito da tributação de combustíveis, como mostrou a coluna Mônica Bergamo.

"Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema", escreveram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Fonte