Gigabyte lança placa-mãe Z690 sem suporte a PCIe Gen 5

1 mês atrás 36

A Gigabyte lançou a placa-mãe GIGABYTE Z690M DS3H DDR4, modelo econômico com memórias DDR4 e apenas pistas PCI Express 4.0. O modelo tem por objetivo ser uma opção de entrada bem mais barata para quem quiser adotar os novos processadores Intel Alder de 12a geração.

A nova GIGABYTE Z690M DS3H DDR4 chega ao mercado como, possivelmente, uma das placas mais baratas compatíveis com a nova geração de processadores Intel Alder Lake. Mesmo já estando disponível há um certo tempo, muitos usuários ainda não migraram para SSDs PCIe Express 4.0, e até o momento apenas a NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti, placa de vídeo entusiasta, foi anunciada como compatível com PCIe 5.0.

Dessa forma, adotar uma placa mãe com suporte a essas tecnologias é apenas uma questão de estar preparado para o futuro, já que praticamente nenhum dispositivo fara uso do barramento por pelo menos alguns meses.

Créditos: Gigabyte

- Continua após a publicidade -

O valor elevado das placas com PCIe 5.0 é em grande parte devido a quantidade extra de pistas PCI Express de alta qualidade necessárias para entregar as velocidades muito superiores do novo barramento, e simplesmente eliminar o suporte a placas de vídeo e armazenamento PCI Express 5.0 tem potencial para colocar o preço da da nova placa-mãe abaixo dos US$ 200,00

É importante ressaltar também que tanto os novos SSDs quanto as placas Radeon RX 7000 e GeForce RTX 40 serão consideravelmente mais caras, mais um fator limitante na adoção da nova tecnologia. Sendo assim, a GIGABYTE é uma das primeiras fabricantes de placas-mãe a entregar um produto capaz de servir como porta de entrada para os CPUs Alder Lake adequado a realidade da maioria dos usuários domésticos.

Créditos: Gigabyte

- Continua após a publicidade -

A GIGABYTE Z690M DS3H DDR4 ira contar com quatro slots DIMM DDR4-3200 (5333 em OC), dois slots NVMe PCIe 4.0 x4 M.2 com dissipadores dedicados, porta USB 3.2 Gen2 Type-C, porta ethernet de 2,5 Gbps e gerenciamento de banda, múltiplos conectores para ventoinha com sensores e controladores inteligentes, além de suporte a iluminação LED ARGB via RGB FUSION 2.0.

Com componentes topo de linha cada vez mais caros e difíceis de achar no mercado, não apenas devido a escassez de componentes mas também por conta do comércio paralelo dos cambistas, é interessante ver fabricantes lançar produtos capazes de atender especialmente usuários que ainda estão presos em gerações muito antigas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's HARDWARE Fonte: Gigabyte

Fonte