Ex-aliados: Relembre embates recentes entre Ciro Gomes e o PT

1 semana atrás 15

A resposta de Dilma

A ex-presidenta não deixou barato e rebateu que, com as recentes manifestações, Ciro estaria "mergulhando no fundo do poço". "Usa este método [ataque aos adversários] há muito tempo e continua há quase uma década com apenas 1 dígito nas pesquisas", completou a petista.

Wisom Dias/Agência Brasil

"Corrupto"

Na maioria das oportunidades, as críticas ao adversário partem de Ciro. Em maio deste ano, o presidenciável afirmou, em entrevista ao Valor Econômico, que Lula é o 'maior corruptor da história moderna brasileira'. "Não aprendeu nada. Fica na lambança, prometendo a volta de um passado idílico que é mentira."

Reprodução/iG Minas Gerais

"Menino nervoso, rebelde"

Lula sempre evitou criticar de maneira assídua o pedetista. Em outubro de 2019, o ex-presidente manifestou vontade de 'ajudar' Ciro, ao fazer uma referência ao filme Central do Brasil (1998). O aceno, porém, foi encarado como uma provocação. "Assisti a 'Central do Brasil' e vi a Fernanda Montenegro tentando ajudar aquele menino nervoso, rebelde. Lembrei do Ciro. Ela convenceu o menino, levou o menino à família e depois foi embora. Gostaria que o Ciro permitisse que eu fosse a Fernanda Montenegro dele."

Trégua descartada

Fato é que Lula e Ciro não devem resgatar a antiga aliança tão cedo. O ex-governador do Ceará já descartou apoiar Lula em 2022 caso o petista vá ao segundo turno com outro adversário. O pedetista já afirmou que não se arrepende de ter viajado a Paris no momento decisivo das eleições de 2018 e que "faria novamente "com muito mais convicção".

Marcelo Camargo / Agência Brasil

Fonte