Crise em gigante chinesa e mais 3 temas que podem afetar a Bolsa hoje

1 mês atrás 98

Confira no Café com Mercado, do UOL, quatro notícias que podem movimentar o mercado nesta terça-feira (21) e uma ação para ficar de olho.

1) Evergrande - O mercado internacional tem acompanhado com aflição a possibilidade de falência de uma gigante do setor imobiliário chinês, a Evergrande.

A companhia anunciou que está com dificuldades para pagar as dívidas que superam os US$ 300 bilhões.

Um calote da companhia poderia gerar um efeito dominó em empresas internacionais, que ficariam sem dinheiro para cumprir com suas obrigações.

A possibilidade de falência da empresa foi um dos fatores para a forte queda da Bolsa na segunda-feira (20).

A Bolsa chegou a cair quase 3,50%, mas fechou o dia com recuo um pouco menor, de 2,33%. Já o dólar subiu 0,93%.

O assunto ainda deve continuar preocupando o mercado hoje.

2) Reforma administrativa - Na última semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), havia dito que o texto da reforma administrativa seria votado nesta terça-feira (21).

A votação deveria ter acontecido na última semana, mas foi adiada após fortes críticas de que o projeto teria se tornado uma "anti-reforma" e aumentado os custos para o Estado ao invés de enxugar a máquina pública.

3) Precatórios - Na tarde de segunda (20), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), defendeu uma solução para os precatórios que respeite, ao mesmo tempo, o teto de gastos para 2022 e também o direito dos credores.

Ele informou ainda que se reunirá com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nesta terça (21), para tratar do assunto.

O tema segue na pauta do investidor, e qualquer movimentação sobre a PEC que propõe o parcelamento dos precatórios pode afetar o mercado.

4) Juros nos EUA e no Brasil - Começam nesta terça-feira (21) as reuniões dos bancos centrais do Brasil e dos EUA para definir a taxa de juros para os países.

A taxa de juros é um dos principais fatores que direcionam a tomada de decisão dos investidores. Por isso, a expectativa pelo anúncio, que acontece na quarta, pode, desde já, movimentar o mercado.

Fique de Olho

A casa de análise Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje a Via (VIIA3), antiga Via Varejo, empresa do setor de comércio.

Segundo os analistas da casa, a empresa é a que mais está distante do preço justo de suas ações dentre as companhias do setor.

Além disso, segundo os analistas, a empresa pode aumentar o faturamento no último trimestre do ano impulsionada pela Black Friday.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira na página de investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Fonte