Como caso Alec Baldwin, relembre outras mortes acidentais em sets de filmagem

1 mês atrás 28

São Paulo

A morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, após um tiro com uma arma cenográfica durante as gravações do filme "Rust" ganhou as manchetes e fez Hollywood amanhecer em luto nesta sexta-feira (22). Apesar de trágico, no entanto, esse tipo de acidente já aconteceu antes.

Um dos casos mais famosos talvez seja o do ator Brandon Lee (1965-1993), filho do mestre das artes marciais Bruce Lee (1940-1973), que morreu após um tiro no estômago disparado acidentalmente por Michael Massee (1952-2016), com uma pistola que deveria estar carregada com balas de festim.

​No filme, Lee fazia o papel do roqueiro Eric Draven, que volta à vida para vingar seu assassinato e o de sua namorada, na véspera de seu casamento, e é guiado por um corvo. As cenas finais do filme foram concluídas por dublês e amigos do ator, que tinha só mais três dias de gravações quando morreu.

Mais recentemente, foi o cantor de country Justin Carter que morreu após disparar acidentalmente contra si mesmo durante a gravação de um clipe. O acidente aconteceu em março de 2019, em Houston, no Texas, quando ele tirou uma arma de seu bolso e "atirou em seu olho", disse sua mãe na ocasião.

Outro ator morto em acidente trágico no set de filmagens foi Vic Morrow (1929-1982), que foi atingido não foi um tiro, mas por um helicóptero na gravação de "No Limite da Realidade" (1983). Ele gravava uma cena de guerra quando a aeronave perdeu o controle e a hélice atingiu ele e uma criança que estava na cena e também morreu.

Outros casos também já foram documentados com dublês mortos durante cenas de ação. O mais recente é o de Joi Harris, 40, morto em 2017, nas gravações do filme "Deadpool 2", em Vancouver, no Canadá. Ele era dublê da personagem Domino, interpretada por Zazie Beetz.

De acordo com pessoas que estavam no local, a dublê perdeu o controle da moto, que atravessou o set de filmagem e entrou pela janela de um edifício na rua. O acidente ocorreu após quatro tentativas bem-sucedidas da manobra e Harris não usava capacete. Esse era seu primeiro trabalho como dublê.

No mesmo ano, morreu o dublê John Bernecker, 33, após sofrer um ferimento na cabeça durante uma cena da série "The Walking Dead". Não foram informados detalhes na época, mas Bernecker era experiente, tendo atuado em "As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras" (2016) e "Jogos Vorazes: A Esperança - O Final" (2015).

O caso de Alec Baldwin está sendo investigado pela polícia, mas é apontado como acidental, e também deixou o diretor do filme "Rust", Joel Souza, 48, ferido. Souza já recebeu alta do hospital e Baldwin chegou a ser visto aos prantos, bastante abalado após o acidente.

"Estamos tentando determinar agora como e que tipo de projétil foi usado na arma de fogo", disse Juan Rios, porta-voz do Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé. Ainda não está claro se a pessoa que carregou a arma por engano colocou balas dentro ou se algo se alojou no cano.

Fonte