Coleção Folha destaca maturidade das teorias de Platão em 'A República'

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A Coleção Folha Os Pensadores tem como marca a pluralidade e a variedade, e esses traços se fazem presentes já nos dois primeiros volumes, vendidos juntos, no esquema "leve o volume um e ganhe o volume dois".

O primeiro dos livros é "A República", célebre diálogo socrático com que Platão, na Grécia Antiga, discute o conceito de justiça e pensa em uma cidade utópica, que seria governada por um rei filósofo.

Já o segundo, escrito mais de 2.000 anos depois, é o "Discurso sobre o Espírito Positivo", em que o francês Auguste Comte, que viveu entre 1798 e 1857, formulou a doutrina do positivismo, inspiradora do lema inscrito na bandeira do Brasil, "ordem e progresso".

O que é o pensamento? Como as teorias influenciam a prática? Para que serve a filosofia? Por que as ideias interferem na nossa compreensão que temos do mundo?

A Coleção Folha Os Pensadores reúne 30 textos essenciais em versão integral que, além de trazer respostas para essas dúvidas, compõem um mapa das ideias que definiram o modo ocidental de interpretar e que vêm sendo repensadas e questionadas.

Autor da tradução, introdução e notas de "A República", Eleazar Magalhães Teixeira a considera a "obra-prima" de Platão, inserida na segunda fase, a da madureza e plenitude intelectual do pensador, ao lado de "Ménon", "Crátilo", "Eutidemo", "Banquete", "Fédon", "Fedro", "Parmênides" e "Teeteto".

Ele conta que "não é possível precisar a época exata em que "A República" foi escrita. No entanto a obra não deve ser anterior a 388 a.C. nem posterior a 370 a.C. Ele crê que 375 a.C. é um ano provável para a sua publicação, aceito pela maioria dos helenistas.

Platão foi discípulo de Sócrates, e "A República" está construída no formato de diálogos conduzidos por seu mestre --que não deixou nada escrito e cuja doutrina chegou à posteridade por meio de seus alunos.
"A República" está dividida em dez livros. O sétimo traz uma das mais célebres alegorias de toda a história da filosofia, o assim chamado "mito da caverna", lidando com realidade e aparência e discutindo teoria do conhecimento.

O que define a justiça? "Dizer a verdade e restituir o que se recebeu", resume Sócrates antes de enredar seu primeiro interlocutor na arapuca dialética. No lugar de propor certezas, a estratégia socrática consiste em levar o outro a reconhecer a fragilidade de suas crenças, de suas opiniões.

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A primeira questão que o mestre de Platão formula em "A República" dá início a uma discussão que se estende a outras virtudes, tais como a sabedoria, a coragem e a temperança. Nelas se encontram as bases para se constituir um modelo de sociedade que atende ao bem comum.

Platão, tanto sob a máscara de Sócrates como de seus interlocutores, fertiliza o campo no qual frutificaram os temas principais da filosofia política. "A República" não se resume, porém, a julgar e a classificar as boas e más formas de governo. Para justificar todas elas, o autor recorre à metafísica, à ética, à epistemologia e à psicologia, o que torna esta obra a mais completa introdução ao primeiro sistema do pensamento ocidental.

Platão põe na boca de Sócrates as seguintes palavras, dirigidas a Glauco, "quanto à minha opinião, é assim que penso, que no plano inteligível em último lugar está a ideia do bem, a qual pode ser vista com dificuldade, mas, tendo sido vista, é preciso concluir pelo raciocínio que ela é de fato a causa universal de tudo quanto é bom e belo, e que no plano visível foi ela que criou a luz e o seu soberano, enquanto no plano inteligível é ela que tem o poder de fornecer a verdade e a inteligência, e que precisa vê-la aquele que está disposto a agir com sabedoria na vida particular e na vida pública".

Já "Discurso sobre o Espírito Positivo: Ordem e Progresso" tem tradução de Walter Solon. A nota do editor à primeira edição, de 1898, afirma que "Auguste Comte se propõe, neste discurso, a caracterizar a natureza e o destino do espírito positivo; a avaliar, sob todos os aspectos essenciais, a extrema importância mental, social e moral da vulgarização judiciosa das concepções reais, as únicas capazes de organizar convicções duráveis e unânimes".

Festejando Comte como o "mestre do pensamento moderno", que "inspira até mesmo aqueles que não se pensam seus seguidores", a nota afirma ainda que "o positivismo vem instaurar a ditadura do bom senso".

Buscar a verdade e evitar os desvios que perturbam o acesso ao saber deram impulso ao pensamento filosófico desde as suas origens. O método científico, que se consolidou mais tarde, ofereceu evidências de que observar e testar a fim de confirmar eram garantias contra o erro. A influência desse modelo eficiente logo alcançou outros campos do conhecimento, incluindo o relativo às questões humanas, como a política e a moral.

Comte, fundador do positivismo, representa esse ideal que busca, na regularidade e na capacidade de previsão oferecidas pela ciência, um guia útil também para a vida individual e social. As principais teses do positivismo comtiano são apresentadas em "Discurso sobre o Espírito Positivo", de 1844.

O texto resume suas concepções acerca da evolução das formas de pensamento e projeta o positivismo como um sistema moral, social, político e religioso, uma matriz intelectual capaz de eliminar a incerteza, superar os conflitos e promover o progresso.

Comte afirma que "o verdadeiro espírito positivo consiste sobretudo em ver para prever, em estudar aquilo que existe a fim de concluir o que ele se tornará, segundo o dogma geral da invariabilidade das leis naturais".

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