BYD estreia no Brasil com o SUV elétrico de 7 lugares Tan EV

1 mês atrás 31

A montadora chinesa BYD apresentou nesta segunda-feira (29) seu primeiro automóvel para o mercado brasileiro: o Tan EV. O SUV elétrico de 7 lugares começará a ser vendido no país a partir do primeiro semestre de 2022. Reservas para o carro estão disponíveis no site da companhia.

Na China, o BYD Tan EV é conhecido como Tang — em homenagem à dinastia de imperadores que governou o território chinês entre os séculos VII e X —, mas o “G” foi suprimido na versão brasileira para que a pronúncia do automóvel no português se assemelhe à do mandarim. O preço ainda não foi divulgado, mas por se tratar de um veículo de grande porte, especula-se que o valor fique entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.

publicidade

BYD Tan EV(Imagem: BYD/Divulgação)

Potência combinada soma mais de 500 cavalos

Importado de Shenzhen, na China, o Tan EV é um SUV largo, com 4,87 m de comprimento e 2,82 m de distância entre eixos. Seus principais concorrentes no Brasil provavelmente serão o Toyota SW4 e o Jeep Commander, entre os carros a gasolina, e o Porsche Cayenne, na categoria dos híbridos.

O trem de força possui dois motores elétricos — o dianteiro com 245 cv e o traseiro, com 272 cv — que somam potência de 517 cv e são alimentados por uma bateria de 86,4 kWh. A autonomia muda conforme o regime de performance: na cidade, o carro consegue percorrer 472 quilômetros; já na estrada, 395. Segundo a BYD, o Tan EV pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4s6 e atingir a velocidade máxima de 180 km/h.

Uma recarga completa em um carregador comum AC demora até 15h. Em tomadas rápidas do tipo DC, no entanto, é possível ir de 30% a 80% em apenas 30 minutos.

Painel do BYD Tan EVPainel do BYD Tan EV (BYD/Divulgação)

Espaço interno

Por dentro, o BYD Tan EV apresenta um visual com bom acabamento, trazendo bancos em couro sintético, painel soft-touch e uma enorme central multimídia de 15,6” que pode ser vista tanto na posição horizontal quanto na vertical. Os bancos da frente têm ainda ajuste elétrico em oito posições possíveis e sistema de aquecimento e ventilação. No banco traseiro, há apenas quatro.

Quanto ao porta-malas, a capacidade é de 235 litros quando na configuração para sete pessoas e 940 litros se o número de passageiros cair para cinco. Com o banco traseiro rebatido, o espaço pula para 1.650 litros. O Tan EV traz ainda conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.

Atualmente, a BYD é a terceira montadora mais valiosa do mundo. Além do Tan, a fabricante chinesa deve lançar ainda no Brasil o sedã elétrico Han, provavelmente no segundo semestre do ano que vem.

Via Terra

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte