Alec Baldwin: entenda como funciona arma cenográfica que matou diretora

1 mês atrás 18

Na manhã desta sexta-feira (22), foi divulgado pela Fox News que uma pessoa morreu e outra ficou ferida no set de filmagens do filme Rust. Segundo informações da polícia, o ator Alec Baldwin estava utilizando uma arma cenográfica, quando disparou por acidente nas vítimas.  Segundo um porta-voz do ator, "houve um acidente envolvendo uma falha de ignição" da arma "de mentira" utilizada nas gravações.

Amplamente utilizadas em Hollywood, as armas cenográficas, também chamadas de "prop guns", já foram tema de diversas polêmicas ao longo dos anos. Uma falha similar ao ocorrido no set de Rust também matou o ator Brandon Lee, filho de Bruce Lee, durante as gravações do filme "O Corvo".

Como funciona uma arma cenográfica?

Resumidamente, as armas utilizadas em gravações de filmes e séries são reais e contam com um certificado especial para que os estúdios trabalhem com elas. A diferença está na bala. Uma arma comum é carregada com um cartucho com pólvora, que sofre uma explosão e dispara o projétil. Nos sets de gravação, por outro lado, são utilizadas balas de festim, que garantem o barulho do tiro, mas sem disparar nada.

Instagram/ReproduçãoA vítima Halyna Hutchins, diretora de fotografia, no set de Rust (Instagram/Reprodução)

Já em peças de teatro, na maioria das vezes, são utilizadas réplicas com dispositivos de segurança ou até mesmo não operáveis, com o objetivo de impedir situações como a de Baldwin. No caso do ator, ainda não se sabe o que pode ter causado o disparo fatal. A situação será investigada pela perícia.

Caso Brandon Lee

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que uma pessoa morre por falhas em armas cenográficas. O caso mais famoso ocorreu quando o ator Michael Masse disparou, também por acidente, atirou e  matou Brandon Lee, filho de Bruce Lee, no set de O Corvo.

A arma cenográfica havia sido utilizado com munição real durante a gravação de algumas cenas e parte de um projétil acabou ficando presa no cano do revólver. O detalhe acabou passando despercebido durante a limpeza e inspeção da arma, o que foi fatal.

Fonte