Agora vai? Steam Deck chega mesmo em fevereiro, garante Valve

3 dias atrás 8

Depois do atraso no fim do ano passado, Valve quer começar a enviar no final de fevereiro pra quem comprou na pré-venda

Para quem ainda tinha dúvidas, o Steam Deck vai mesmo chegar em fevereiro. O lançamento do aparelho deixou a galera preocupada depois de um adiamento em novembro – estava previsto para dezembro -, mas a Valve publicou no Twitter oficial de que as peças continuam em fabricação e que o lançamento segue previsto para o próximo mês.

 Divulgação/Valve) Steam Deck vai chegar em fevereiro mesmo (Imagem: Divulgação/Valve)

O plano da Valve é que os envios comecem no final de fevereiro, mas tudo pode mudar graças ao andamento da pandemia, que pode ou não piorar até lá e prejudicar o transporte de muita coisa pelo mundo. Ainda assim, se tudo seguir como está hoje, o prazo deve se manter, como tenta garantir a empresa.

Outro detalhe importante que a Valve explica em sua nota é que enviou várias unidades a desenvolvedores nos últimos meses, para que todos possam resolver eventuais problemas de compatibilidade com o novo equipamento. Assim eles querem que ao menos os principais títulos tenham performance adequada quando o “console” sair.

O que é o Steam Deck?

Equipado com uma APU customizada da AMD, o console híbrido promete rodar até os jogos mais pesados da biblioteca do Steam, mesmo no modo portátil. Com preços a partir de US$ 399 (cerca de R$ 2 mil), o videogame tem lançamento previsto para os EUA, Reino Unido e Europa. Outros países vão receber o dispositivo no futuro ainda sem data.

O destaque do Steam Deck é a APU fabricada pela AMD — responsável por todo o processamento do console. Na composição do chip há uma CPU Zen 2 com quatro núcleos e oito threads, e uma GPU RDNA 2 com oito unidades computacionais e desempenho de 1,6 TFLOP. Em outras palavras, o aparelho pode ter performance gráfica parecida com a de um PS4 Slim (1,8 TFLOP). Nos componentes internos, há ainda 16 GB de memória RAM LPDDR5.

Interface da loja do Steam Deck (Imagem: Divulgação/Valve)

Na parte dos controles, o console vai oferecer diversas opções. Para mover os personagens e a câmera nos games, o Steam Deck terá um d-pad no canto superior esquerdo, dois analógicos próximos à tela, e dois trackpads logo abaixo dos analógicos. Haverá também os botões de comando A, B, X e Y na parte da frente, assim como dois bumpers e gatilhos em cada canto, e quatro botões atrás do aparelho.

Com informações: The Verge.

Fonte