4 sistemas de smartphones que existiram antes do Android

1 mês atrás 40

O sistema Android tem mudado bastante com o passar dos anos, né? Quem lembra das versões mais antigas do sistema? Algumas delas foram bem marcantes como o Android 4.4 (KitKat) e o Android 6.0 (Marshmallow) que trouxeram várias mudanças icônicas para os smartphones da época como os botões fixos de menu e suporte a conteúdos 4K.

Quando comparado as versões mais recentes, dá para notar o quanto o sistema vem evoluindo constantemente, foram muitas melhorias visuais, novos recursos e várias atualizações de desempenho.

HCT Dream foi o primeiro celular com sistema Android - (Imagem: Reprodução/Wikipédia)

Então, com mais de 3 bilhões de pessoas usando diferentes versões do sistema Android, ele é com certeza o sistema operacional mais popular do mundo. Mas, sabia que antes do Android, também existiram outros sistemas operacionais que foram essenciais para o desenvolvimento dos celulares?

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Tudo isso aconteceu num passado (não tão distante) onde ainda não existiam tantos aplicativos e os celulares eram bem diferentes dos que temos hoje em dia. Por isso, nessa matéria vim mostrar para vocês 4 sistemas de smartphones que existiram antes do Android.

1. Symbian OS

Lançado em 1998, Symbian OS foi um dos sistemas operacionais móveis mais usados nos celulares. Esse era o sistema do Nokia “Tijolão” (3310). Lá no começo dos anos 2000, muitas marcas usavam versões do Symbian como o principal sistema operacional para celulares.

Nokia 9210, lançado em 2001 foi o primeiro celular a usar o Symbian - (Imagem: Reprodução/Wikipédia)

Com funções simples e objetivas, o Symbian era um sistema de código fechado com poucos menus e aplicativos. Com o passar dos anos, ele foi melhorando até chegar na sua última versão lançada em 2012, com mais opções e um sistema mais colorido. Nesses anos todos, ele já esteve em celulares da Samsung, Motorola, Sony Ericsson e Nokia. Bem legal, né?

Nokia N72 com Symbian OS - (Imagem: Reprodução/Wikipédia)

2. Palm webOS

Se você já usou uma Smart TV da LG, o nome webOS não deve ser estranho para você. Acredita que o sistema que hoje em dia funciona apenas nas telonas, já foi um sistema de celular?

Lá em 2009, o webOS foi um sistema de código fechado desenvolvido pela Palm para funcionar em celulares. Em 2010, a Palm foi adquirida pela HP que até mesmo chegou a lançar celulares com o sistema HP webOS em 2011.

HP Veer lançado em 2011 com webOS - (Imagem: Reprodução/Wikipédia)

Esse sistema já era mais parecido com nossos smartphones de hoje em dia: ele tinha abas, widgets e navegador de internet, mas ainda sem aplicativos e com poucas funções. Em 2013, o webOS foi adquirido pela LG e a partir daí foi usado somente em TVs. Mas, ele foi um sistema importante, pois deixou um legado enorme para o Android, iOS e Windows Phone.

3. Blackberry OS

Outro sistema muito importante, foi o BlackBerry OS. Lançado em 1999, esse sistema funcionava apenas nos modelos de celular da empresa Blackberry. Ele foi feito em linguagem C++ e tinha suporte para aplicativos em Java, mas funcionava em código fechado.

BlackBerry 8800 lançado em 2007 - (Imagem: Reprodução/Wikipédia)

Alguns modelos de Blackberry, também tinham o famoso trackpad que funcionava como um “mouse” no celular e mais tarde se tornou touch screen. A última versão do Blackberry foi a 7.1 lançada em 2012. Ele tinha funções mais básicas, acessava a internet e enviava emails, mas também era diferente dos outros celulares da época.

4. MeeGo

Por fim, outro sistema operacional que marcou a história dos celulares foi o MeeGo. Ele foi desenvolvido pela Nokia em parceria com a Intel, antes do Android, esse foi um dos primeiros sistemas que funcionava em código aberto, feito com kernel Linux.

Sistema MeeGo rodando em Netbooks - (Imagem: Reprodução/Wikipédia)

O MeeGo, foi pensado para ser um sistema que funcionasse em netbooks, computadores, tablets e celulares. Ele tinha aplicativos que eram oferecidos pelo AppUp da Intel e pelo sistema Ovi da Nokia.

Nokia N9 lançado em 2011 com MeeGo - (Imagem: Divulgação/Nokia)

Mas ele durou pouco tempo, em 2011 foi anunciado que o sistema MeeGo seria encerrado e a equipe faria transição para um novo projeto com foco em tecnologias Web, ele se chamava: Tizen (sistema que hoje funciona nas Smart TVs da Samsung).

Bem legal, né? Gostou dessa matéria? Compartilhe essa curiosidade com seus amigos!

Fonte