Wolfram Alpha, novo sistema de buscas com resposta por meio de gráficos e tabelas


Os “robôs” de mecanismo de busca como Google, Yahoo! e o Cuil, vasculham a WEB todos dias e acumulam um banco de dados gigantesco que são constantemente renovados apenas com informações dos bilhões de sites presentes na Internet, quando você faz uma solicitação esses mecanismos conduzem o usuário a essas páginas, e os primeiros colocados são hierarquizado de acordo com a relevância e outros fatores específicos de cada mecanismo.

O Wolfram Alpha é baseado em um extraordinário banco de dados próprio, montado por 200 especialistas nos mais diversos assuntos, nos últimos quatro anos, e está em constante desenvolvimento, alimentado com novas informações.

Para manejar essa massa de dados em dois segundos (tempo médio para resposta), o serviço seleciona todas as informações relativas ao assunto que se procura e usa 50.000 modelos matemáticos de seu banco de informações de 10 terabytes para transformá-las numa resposta, o resultado surge na tela em forma de gráficos e tabelas.

O criador do novo serviço de buscas foi o físico inglês Stephen Wolfram, o inventor do Mathematica, um sistema de processamento de cálculos bastante popular nos meios acadêmicos e no departamento de tecnologia da informação de grandes empresas. O Mathematica deixou Wolfram rico, e está na base do funcionamento do site Wolfram Alpha

Nos próximos anos o banco de dados será alimentado de forma maciça e segundo Wolfram, desde que as perguntas incluam informações baseado em fatos, um dia ele conseguirá dar respostas a questões que não possam ser processadas por cálculos matemáticos, como aquelas ligadas à literatura, à poesia ou às emoções humanas.

ARTIGOS RELACIONADOS
Política de Privacidade • 2018 (CC)