Uma pessoa se suicida a cada 30 segundos no mundo


Cerca de 3.000 pessoas se suicidam por dia no mundo, uma a cada 30 segundos, alertou nesta segunda-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS) por ocasião do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Para cada pessoa que acaba com a própria vida, pelo menos 20 outras fracassam em sua tentativa.

A organização assinalou que o trauma emocional que causa um suicídio no meio da família ou dos amigos do suicida, seja fracassado ou concretizado, pode durar vários anos.

“A porcentagem de suicídios aumentou de 60% no mundo durante os últimos 50 anos e o aumento mais forte foi registrado nos países em desenvolvimento”, acrescentou a organização.

O suicídio é atualmente a terceira causa de mortalidade entre os 15 e os 34 anos, se bem que a maioria dos suicídios é cometido por adultos.

A OMS também também destacou como cada vez um número maior de idosos acabam com suas vidas.

Para lutar contra o suicídio e colocar em andamento estratégias de prevenção é importante, segundo a OMS, acabar com os tabus e abordar o tema abertamente.

“É preciso que o suicídio não seja considerado um tabu ou o resultado de crise pessoais ou sociais, e sim um indicador de saúde que evidencia os riscos psicossociais, culturais e meio ambientais suscetíveis de prevenção”, afirma a OMS.

No Brasil segundo dados da OMS: 5397 homens e 1382 Mulheres suicidaram no ano de 2000, nos EUA foram 23597 homens e 5722 Mulheres, esta maior quantidade de Homens em relação as mulheres pode ser constatado em todos os paises do mundo. Provavelmente por motivos amorosos e financeiros os Homens não conseguem viver com a frustração, já as mulheres… vão as compras ou procuram um marido rico. 😆

ARTIGOS RELACIONADOS
Política de Privacidade • 2018 (CC)