TelexFREE, Mister Colibri – Entenda DEFINITIVAMENTE o esquema de Ponzi ou Piramide Financeira


O ESQUEMA
O nome Ponzi vem de Charles Ponzi, um corretor italiano, emigrante, que se crê ter chegado aos Estados Unidos na década de 1910.

Em 1919, ele abriu a companhia The Securities Exchange Company, prometendo taxas de retorno de 50% em 45 dias ou 100% em 90 dias através de cupons-resposta internacionais.

O esquema é na verdade uma operação fraudulenta de investimento do tipo pirâmide que envolve o pagamento de rendimentos anormalmente altos aos investidores, às custas do dinheiro pago enquanto houver gente nova entrando e colocando dinheiro, em vez da receita gerada por qualquer negócio real.

Charles Ponzi chegou a comprar um banco, mas seu esquema foi descoberto, e ele chegou a ser preso nos EUA, mas foi solto sob fiança pouco tempo depois foi residir na cidade do Rio de Janeiro, onde morreu pobre em 1949.

No Brasil, ficaram famosos casos da Fazenda Reunidas Boi Gordo (FRBG), Avestruz Master e a Top Avestruz. Até hoje seus investidores lutam para reaverem seus investimentos.

Nos EUA um caso recente chamou muita atenção: Bernard Madoff criou um esquema Ponzi tão bem feito que durou muitos anos e enganou até instituições financeiras. Para saber mais sobre esses golpes famosos leia: 6 golpes financeiros que enganaram milhares de investidores

[image style=aligncenter]esquema_ponzi[/image]

Mas como um esquema antigo e conhecido, consegue enganar tantas pessoas e provavelmente continuará a enganar. Isso porque existem muitas pessoas ingenuas, gananciosas e desinformadas “pato”.

COMO FUNCIONA E COMO TERMINA
Monta-se uma pirâmide, onde as pessoas remuneram de alguma forma a entrada (sob a forma de investimento), Enquanto durar a entrada de pessoas está ótimo, mas uma hora isso acaba.

É verdade que os primeiros participantes costumam sair no lucro, isso acontece porque o dinheiro dos que entram na base da pirâmide é usado para remunerar com generosidade os que desejam pular fora.

Dessa forma, o negócio – seja investimento em animais, uma corrente na internet, VOIP, Suco de Mangostão, Shakes Emagrecedores ou qualquer outro produto ou serviço parece de fato funcionar.

O produto não importa, pode ser ate “Lotes na Lua” tudo não passa de fachada para o verdadeiro negócio que é o aporte financeiro com a entrada de novos membros.

Envernizada pelo sucesso, a aplicação cai nas graças dos investidores, que não raro convidam amigos e familiares a embarcar na mesma empreitada. Mas a partir do momento que a base deixa de crescer, a pirâmide desmorona. Sem geração sustentável de caixa, a grande maioria dos participantes termina sem qualquer dinheiro no bolso.

Veja abaixo na figura porque o sistema é insustentável, como é baseado no recrutamento de novos membros, esses novos membros que entrarem precisam recrutar mais, e os novos mais ainda, ate o colapso certo e INEVITÁVEL.

[image style=aligncenter]piramide_insustentavel[/image]

Mas como tudo se renova, inventaram um novo termo pomposo para a pirâmide, chamado MMN (Marketing multinível)

ARTIGOS RELACIONADOS
  • marcelo-nascimento-rocha
  • 35
  • 36

2 Comentários/TracBack

  1. vania rolim disse:

    fui convidada semana passada para participar por um senhor que supostamente ganhou 10.000.00 em dezembro

  2. Belcrei disse:

    Muito boa sua materia, estou agora compartilhando com um monte de gente desinformada que precisa, tem necessidade de ouvir mais alguém falando para acreditarem. Todos os anos surge algo novo, com nome e produto final diferente, mas sabemos que é a conhecida pirâmide. Para os que lerem esse comentário, deixo escrito que li de um economista na exame simplesmente algo mais ou menos assim: “desconfie de todo e qualquer investimento que dê acima de 1% de lucro líquido ao mês”. Sabemos também que as bolsas de valores podem render muito mais que isso em poucas horas dependendo do valor investido, mas também sabemos que o risco em bolsas é simplesmente altíssimo.

TracBack

ESCREVER UM COMENTÁRIO

Política de Privacidade • 2014 (CC) • Hosted on VEXXHOST