Stuxnet o supervírus de computador capaz de sabotar ou controlar fábricas, usinas elétricas e arsenais militares


Um supervírus de computador pôs em alerta os serviços secretos de vários países. Há informações de que ele já estaria em poder de terroristas.

De acordo com o Serviço Secreto Britânico, o stuxnet teria sido criado por algum governo como arma de defesa. Os agentes acreditam que foi usado pela primeira vez contra o programa nuclear do Irã, pra retardar o início do enriquecimento de urânio. O problema é que o vírus teria caído nas mãos de terroristas.

É o primeiro vírus descoberto que espiona e reprograma sistemas industriais. Ele foi especificamente escrito para atacar o sistema de controle industrial SCADA, usado para controlar e monitorar processos industriais. O Stuxnet é capaz de reprogramar CLPs (Controlador Lógico Programável) e esconder as mudanças.

Por enquanto o vírus não é disseminado via internet, Analistas acreditam que os hackers tenham optado por distribuir o vírus por pen drives pois muitos sistemas SCADA não estão conectados à internet, mas têm portas USB.

CYBERGUERRA

A empresa de segurança privada Kaspersky Lab confirma que “este é um ataque de malware singular, sofisticado e apoiado por uma equipe altamente especializada”. A empresa vai além, e acredita que o vírus possa ter sido projetado com o apoio e suporte de uma nação, que possuía fortes dados de inteligência à sua disposição.

O fato do Stuxnet poder ter sido elaborado com o apoio de uma nação sustenta a tese de que o mundo está entrando na era da guerra cibernética.

Para a Kaspersky Lab, que trabalha para frear a ameaça juntamente com a Microsoft, o Stuxnet é um protótipo em operação de uma arma cibernética que levará à criação de uma nova corrida armamentista no mundo. “A década de 90 foi marcada pelos vândalos cibernéticos e os anos 2000 pelos criminosos cibernéticos. Agora estamos entrando na década do terrorismo cibernético, com armas e guerras virtuais“, afirma Eugene Kaspersky, co-fundador e CEO da empresa.

Pela sofisticação do Stuxnet, de fato se trata de uma ação de inteligência militar, imagine o caso de uma guerra real, em que um país pode causar um blecaute em outro.

ARTIGOS RELACIONADOS
  • megaupload
  • e-mail-falso
  • lulz-security-brazil
  • burj_al_arab_16
Política de Privacidade • 2014 (CC) • Hosted on VEXXHOST