Ranking das Melhores cidades Brasileiras Segundo IFDM (índice firjan de desenvolvimento municipal)



Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/fabrixnet/public_html/_sites/webmais.com/wp-content/themes/fdx-webmais-2.4.1/functions/shortcodes/basics.php on line 35

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) nasceu em resposta à necessidade de se monitorar anualmente o desenvolvimento sócio-econômico de uma região, considerando as diferentes realidades de sua menor divisão federativa: o município.

Emprego & renda, Educação e Saúde constituem as três esferas contempladas pelo IFDM, todas com peso igual no cálculo para determinação do índice de desenvolvimento dos municípios brasileiros.

O índice varia de 0 a 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, maior será o nível de desenvolvimento da localidade, o que permite a comparação entre municípios ao longo do tempo.

O IFDM distingue-se por ter periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional. Por ter recorte municipal, foram privilegiados os aspectos básicos indispensáveis ao desenvolvimento local.

VARIÁVEIS QUE COMPÕEM O CÁLCULO DO ÍNDICE IFDM

[list type=green]

    Emprego & Renda:

  • Geração de emprego formal
  • Estoque de emprego formal
  • Salários médios do emprego formal

[/list]

[list type=yellow]

    Educação

  • Taxa de matrícula na educação infantil
  • Taxa de abandono
  • Taxa de distorção idade série
  • Percentual de docentes com ensino superior
  • Média de horas aula diárias
  • Resultado do IDEB

[/list]

[list type=red]

    Saúde

  • Número de consultas pré-natal
  • Óbitos por causas mal definidas
  • Óbitos infantis por causas evitáveis

[/list]

A leitura dos resultados – seja por áreas de desenvolvimento, seja pela análise dos índices finais – é bastante simples, Com base nessa metodologia, estipularam-se as seguintes classificações:

a) municípios com IFDM entre 0 e 0,4 à baixo estágio de desenvolvimento;

b) municípios com IFDM entre 0,4 e 0,6 à desenvolvimento regular;

c) municípios com IFDM entre 0,6 e 0,8 à desenvolvimento moderado;

d) municípios com IFDM entre 0,8 e 1,0 à alto estágio de desenvolvimento.

Principais vantagens do IFDM em comparação com o IDH-m

[list type=check]

  • Enquanto o IFDM é anual, o IDH-m é decenal*. Dessa forma, graças ao IFDM, é possível assistir ao filme em vez de ver apenas fotos esparsas a cada dez anos. Assim, o IFDM pode ser considerado uma ferramenta de gestão pública, na medida em que permite o acompanhamento sistemático da realidade dos municípios brasileiros.
  • O IFDM permite a comparação relativa e a absoluta entre municípios ao longo do tempo, uma vez que sua metodologia possibilita determinar com precisão se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas, ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios. O IDH-m, por sua vez, permite apenas a comparação relativa, pois as notas de corte são determinadas pela amostra do ano em questão.
  • Enquanto o IFDM foi criado para avaliar o desenvolvimento dos municípios, com
    variáveis que espelham, com maior nitidez, a realidade municipal brasileira, o IDH-m é mera adaptação do IDH, desenvolvido para analisar os mais diferentes países.

[/list]
*O IDH-m é realizado com base nos dados do Censo Populacional que, atualmente, é realizado no Brasil a cada dez anos.

RANKING IFDM

RANKING DAS 50 MELHORES CIDADES (IFDM 2010)

RANKING IFDM 2010 – ANO BASE 2007 Aqui o ranking completo com todos os 5.564 municípios Brasileiros (formato PDF, 102 Páginas).

RANKING DAS CAPITAIS (IFDM 2010)

RANKING DAS 50 MELHORES CIDADES (IFDM 2009)

RANKING IFDM 2009 – ANO BASE 2006 Aqui o ranking completo com todos os 5.560 municípios Brasileiros (formato PDF, 117 Páginas).

RANKING DAS CAPITAIS (IFDM 2009)

ARTIGOS RELACIONADOS
  • remedios_tarja_preta
  • tnenade
  • famosos-i_08
  • José Sereza

    Parabéns a Firjan epla coragem em revelar estes dados. Parabéns ao Estado de São Paulo, pois trata-se de um levantamento de dados efetuado pelo 2º Estado da Federação Fiquei muito contente em saber que dentre as 50 melhores, 47 são de São Paulo, 2 de SC e 1 do ES. E triste pelo Rio de Janeiro, este Estado e esta cidade maravilhosa.

  • giloberto da rosa

    Espero que o prefeito e os vereadores destes municipios que estão em situação tão critica nesta pesquisa reflitam, e vejam oque estão fazendo para melhorar a vida da população, pois tenho orgulho de morar em uma cidade que que demonstra isto todos os dias.

  • TIAGO

    Sinceramente eu não acredito nessa lista. Confio mais no IDH. As cidades do sul são melhores que as de São Paulo e nunca que Vitória seria a capital número 1 do Brasil.

  • Gilmar Bonfanti

    Parabéns a Firjan pelo trabalhop, por outro lado péssimas recomendções ao estado de Mato Grosso que tanto se vangloria pelo destaque no agronegócio. fica provado que essa atividade beneficia poucos. ruim também para milnha cidade Nova Xavantina que não investe em educação m para meljhorar a qualidade de vida.

  • fabio pereira dos sa

    eu moro na bahia e fico muito triste em saber quer meu estado esta entre os dez mais pobre.
    o governo deveria toma vergonha.
    parabenizo a rede globo por apresenta junto com a firjan, um quadro muito irportate para divulga a realidade do nosso pais.
    e cala a voz dos nossos governantes.

  • Vítor Januari

    Belo Horizonte tem de ser a 1° pois lugar melhor nao há!

  • joão

    Vim de Itu, para Araraquara há 7anos, e não poderia ter feito uma melhor troca. Sinto orgulho desta cidade que adotei como definitiva. Parabéns Araraquara.

  • Luiz Carlos

    Essa é uma ferramenta que deveria ser utilizada para tomarmos as ações para a melhora das cidades vis-a-vis seus pontos críticos. Serve para o cidadão cobrar e priorizar e para os governantes terem a humildade e decência de investir de forma adequada. Há bons e maus exemplos… é só segui-los ao invés de negá-los. Se você realmente gosta de sua cidade, utilize esse ranking para cobrar seus governantes. Aqui em Sâo Caetano o populismo é relativamente baixo, a despeito dos políticos, pois seu povo é relativamente bem educado quando comparado à média brasileira, nossas crianças são um pouco mais bem cuidadas, nossos velhinhos tamém o são, porém o problema de segurança,particularmente furto de automóveis, deveria ser uma prioridade para o governo municipal (que não é tão bom quanto se propaga). O atual resultado de Sâo Caetano no ranking é em função de de políticas históricas de continuidade, particularmente em investimento em educação (deveria ser o primeiro de todos – é o que tira o país da lama), saúde, cultura e infra-estrutura da cidade. O resto é bairrismo barato que em nada auxilia. Sugestão: usem os números da pesquisa para cobrança em seu município.

  • Paulo

    Para quem duvida dos dados pois acha que as cidades do sul são melhores que as de SP, vale lembrar que a FIRJAN é do Rio, eternos rivais, o que valida ainda mais a pesquisa. Precisa dizer mais??? Ah sim, o Estado de SP é o mais rico e desenvolvido do país, justamente por que é composto por cidades ricas e desenvolvidas em sua maioria… Mas os estados e cidades do sul também são desenvolvidos, claro.

    • Luiz

      A maioria das cidades paulistas são ricas e desenvolvidas!? Você está certo disso!? Eu não diria o mesmo! Moro na Grande SP e vejo de perto o quanto as coisas estão difíceis por aqui!

    • Paulo

      Pois é Luiz! Se em SP que tem mais renda, saúde e educação a coisa tá difícil, imagine então como é viver em tantos lugares Brasil afora…

  • Luiz

    Eu também não concordo com esta lista, se fosse considerada a taxa de desemprego, com certeza São Paulo ficaria atrás do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte que têm menos desempregados que São Paulo! "Já foi bom morar em São Paulo, mas não é mais!".

    • Vitor

      Sou Paulistano e não vejo nada demais dizer que São Paulo é a locomtiva do Brasil assim como o Carioca dizer que o Rio é a cidade maravilhosa e por aí vai… Oque não pode por exemplo são os ignorantes dizerm que São Paulo (estado) é ruim de se morar sem nunca terme morado aqui assim como paulistas babacas que acham que não existem outros lugares Brasil excelentes pra se viver.
      Aliás eu depois de morar na Australia e voltar pra Sampa só vejo motvos pra sair daqui da capital !!!- Prioridades:1º Qualidade de vida e 2º dinheiro. Não há dinheiro que pague esse estress de São Paulo(capital) e que nunca vai melhorar !!!

  • João Vitor

    Voces estão falando que a cidades do sul são melhores que as de sp ! nada a ve se vocês não sabem o estado de são paulo é o mais rico tem varias empresas… ao contrario do rj que so tem violencia e turismo… o sul so tem mulheres bonitas ahh e chuvas de 4 meses ….RSRrsr , eu moro em são paulo mais na divisa de são caetano e la e uma cidade limpa organizada e merece esse lugar.

    • euclides

      fiquei surpreso com macpá na última posição, pensei que estivesse pelo menos entre as quinze melhores capitais!!!

  • Diego Laso

    No indice dos retardados certamente os paulistas lideram com folga, é muito doente junto! Que galera esquisita.
    Enfim, fico triste em ver tamanha desigualde em nosso pais e faço um apelo pelo o nosso povo nordestino.

    • Domingues

      Prezado Diego,

      Para opinar sobre determinada cidade ou região é preciso conhecê-la; com exceção da região Norte, já morei em todas as demais e, francamente, as cidades nordestinas, especialmente as do interior (com raríssimas exceções), têm uma qualidade de vida muito abaixo da média das cidades do Sudeste e do Sul, e se forem comparadas às cidades do interior paulista, aí então a diferença é enorme (a maior parte do interior paulista tem estrutura de primeiro mundo; faça um teste e viaje, de carro, da capital paulista para São José do Rio Preto, Ribeirão Preto ou Bauru, só para citar alguns exemplos). Atualmente resido em Recife, mas aguardo ansioso o momento de me aposentar e, se Deus permitir, me instalar definitivamente no interior de São Paulo, sul de Minas, Paraná ou Santa Catarina.

      Um abraço

      Que Deus o abençoe

    • Paulo

      Quanto preconceito Diego? E também quanta ingratidão com SP, héin?! SP já foi no passado tão pobre quanto o Nordeste, mas com a união de forças de todos os paulistanos, natos ou adotados, imigrantes e brasileiros (inclusive nordestinos), tornou-se a maior potência do hemisfério sul do planeta…

  • http://www.orkut.com.br lara

    eu não acho que sp temque ter todos esses lugares gramado rs merece um lugar o pessoal lá é muito educado há muitas fábricas lá é um lugar otimo de se viver!!

    • Vinicius

      concordoo Gramado é a melhor cidade para se viver alias são paulo ñ é tudo isso o rs tem cidades maravilhosas e merece varios lugares no rankin

    • Paulo

      Gramado tem algumas qualidades que SP não tem… mas SP tem também inúmeras qualidades em relação à Gramado. Depende do que se busca…

  • danilo

    lembrando que foi o ifdm que e do rio de janeiro que fez o ranking.
    opinioes apartes,o ranking e o mesmo da onu em vez
    de criticar espacialistas que estudaram muito para
    fazer este ranking que tem no mundo todo.
    faça também uma pesquisa procurem no youtube no google mapas estas belas cidades do interior paulistas como São José Rio Preto,sertaozinho,indaiatuba,araraquara,jaguarí-una barueri e SANTANA DE PARNAIBA.
    ENTAO VAMOS PARAR DE CRITICAR E AJUDAR NOSSAS CIDADES FICAREM MELHORES,cobrar do nossos puliticos mais melhorias.
    PARABÉNS AO IFDM E A ONU,E PARABÉNS AS CIDADES

  • Marcelo

    Uma boa pesquisa, resultados nem tanto!
    A uns nove anos que estou mudando de estado, morei no RS(onde nasci, SP, GO e PR e vejo uma diferença enorme da estrutura destes estados!
    RS: (principalmente Porto Alegre e região metropolitâna) falta investimentos na infra-estrutura!!! ta tudo abandonado, um HORROR!
    SP:(Bragança Paulista)boa cidade, porém, economicamente fraca!
    GO:(Anápolis)vale a mesma dica de Porto Alegre: investimento, só que no caso em GO é na área da educação e saúde
    PR:(Maringá e Toledo): cidades boas, boa estrutura e custo de vida altíssimo!!!!

  • trovisk

    São Paulo pode ter as cidades mais ricas do brasil, mais não as melhores.
    A superioridade das melhores qualidades de vida no brasil se concentra no sul.curitiba é a melhor capital do Brasil

    • Paulo

      Pois este levantamento refere-se extamente à isto; "qualidade de vida" – Saúde, educação, renda…

  • Francisco Tom&eacute

    Fico horrorizado como somos capazes de banalizar no Brasil algo tão sério como o Índice de Desenvolvimento Humano. Essa Firjan não tem nenhuma autoridade para questionar junto com a Revista Veja a autoridade da ONU para elaborar o índice. Mais seriedade e menos picaretagem, por favor!!

    • Paulo

      A metodologia do IFDM é a mesma, só que mais abrangente…

  • http://Manoel Manoel Scollowsky

    Boa Vista é pouco conhecida, para mim seria a melhor capital do Brasil. Sou de São Paulo e observei que é super tranquila a capital de Roraima. Só falta mais investimento.

  • Luciano Gontijo

    Boa iniciativa, os números mentem menos que o senso comum tão utilizado em nossas decisões; acredito que o trabalho irá se aperfeiçoando com o tempo .

  • guilherme

    salvador tem que estar entre as cinco primeiras

  • silva

    A metodologia usada para cálculo desse ranking é toda errada. SP tem mais indústrias e renda per capta, mas a renda é mto mal distribuída. Super valorizar a economia na formação de um ranking de qualidade de vida poderia fazer com que se chegasse, por exemplo, à conclusão de que o Brasil é um dos dez melhores países para se viver por ter uma das dez maiores economias. Só quem não conhece o interior do RS e de SC para acreditar que 85% das cidades com maior qualidade de vida ficam em SP.

    • André

      Você é bairrista hein? Como é difícil para o ser humano aceitar a realidade! Qualquer pessoa de bom senso e educação sabe que São Paulo é o Estado com melhor infraestrutura deste País! Desigualdade social está presente em todo o País, sobretudo acentuada nas capitais, como São Paulo e Porto Alegre. Você não deve conhecer o interior de São Paulo para falar tamanha bobagem. No interior do RS não existe um parque industrial ou comércio desenvolvido como no interior de São Paulo. A grande verdade é que nosso Estado carrega o resto do Brasil nas costas, e ninguém tem o mínimo de humildade para admitir isso. Mas tudo bem, carregamos nas costas, mas, mesmo assim, temos o melhor padrão de vida. Pense o que quiser, e mesmo com essa realidade, ainda amo o Brasil como um todo, e acho o seu Estado lindíssimo.

  • http://babypedronpereira@yahoo.com.br Bárbara

    todo errado isso, como já falaram, só quem não conhece o interior de Santa Catarina e RioGrande do Sul pra falar que as cidades de São Paulo tem o melhor IDH do país, eu nasci no interior de Santa Catarina, e sei que a cidade onde nasci é até melhor do que as que estão como as primeiras nesse ranking. São Paulo têm as melhores economias do país.

    • Rafael Costa

      Já morei no RS e SC. Mas realmente o interior de São Paulo é muito melhor. Sou gaúcho. Mas pros pampas tem muito conterrâneo bairrista preconceituoso. Nunca saíram de lá e por isso acham ser a coisa melhor do mundo. Gaúcho de verdade sabe reconhecer o que o seu valor está em ser brasileiro e não sectarista. Viva o Brasil e que muitas cidades sejam como São José do Rio Preto.

    • André

      Claro, imagino que Chapecó, Cascavel, Maringá, Londrina, Caxias do Sul ou Santa Maria tenham realmente uma qualidade de vida melhor que Araraquara, São José do Rio Preto, Atibaia ou São Carlos. Todas as cidades que citei em SP tem grandes univerdades, shopping centers, são interligadas por auto-estradas de altíssimo padrão, índice educacional bem acima da média brasileira, indústrias, multi-nacionais, entre muitos outros índices – poderia passar um tempão falando sobre. Deixe de ser bairrista amiga… vá ser feliz!

      • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

        o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
        Abs!

        • http://www.facebook.com/people/Vovó-Creusa-Mandacrovisck/100003528762606 Vovó Creusa Mandacrovisck

          claro que não curitiba não é assim não, pois em comparação a muitas cidades do seu estadozinho curitiba é uma paz que só vendo. E além disso uma ‘favela’ daqui equivale a um bairro de classe baixa de qualquer outro estado. Só para completar o dinheiro que seu estado ganha é pra visitar essas suas praias poriso que conseguem estar no 5º lugar ainda.

        • http://www.facebook.com/leopegoraro1 Leonardo Pegoraro Wames

           somos 2,meu amigo!

        • http://www.facebook.com/luizpires01 Luiz Pires

          são paulo não é assim como vc diz… papo furado… ocorre que exitem algunsbolsóes de pobreza e violência dentro da cidade, mas pode terctz, que o poder de compra desses trabalhadores, é bem maior que o das outras unidades da federação…

        • http://www.facebook.com/ufesletras Viviane Oliveira

          E Vitória, tendo um pib per capita tão alto, é mega violento. o E.S é o segundo estadomais violento do Brasil, só perde para Alagoas. Isso aqui é um Deus no acuda.

          • RWS Vix

            O ES está na média Brasileira só porque em lugar mata 10 outro 11 e outro 9 não quer dizer segurança para outras cidades do Brasil. Tá todo mundo no mesmo barco e se tratanto exclusivamente de Vitória/ES não se vê querra de tiro cruzado como no Rio o problema maior, aqui em Vix, está nas cidades da região metropolitana como Serra/ES, mas nada fora da realidade de todos nós brasileiros. Estes rankins para afastar o RJ e SP de capital da violência é estória pra boi dormir.

    • cristiano

      sp comanda o brasil mesmo ! é a locomotiva! o colosso!agora os gauchos quererem falar em qualidade de vida, é piada !no verão tem seca , e no inverno enchente ! os gauchos são uma piada

  • Marcos

    sou de salvador morei em são caetano 6 anos é um lugar muito bom, quando estiver aposentado até que gostaria de voltar morar lá, mas não existir lugar melhor no mundo pra viver na juventude que o litoral nordestino, sem sombra de duvida.

  • Jeferson

    Concordo com o IFDM sei que é dificil pra gauchos e catarinense aceitar que SP tem as melhores cidades mais todo orgao que faz esse tipo de pesquisa não o faz pensando em estados e sim em municipios daí a coisa muda pois os municipios que estao em primeiro realmente são os melhores …

  • mateus

    as melhores qualidades de vida do pais, são brasilia e curitiba !!!!!! brasilia alem de ser patrimonio cultural da humanidade e capital da beleza americana, possui a maior renda percapta do pais ou seja a maior distribuição de renda por cada habitante. os imoveis de brasilia são os mais caros do pais, como apartamentos e casas e o funcionalismo publico do df é tambem o que paga melhor. ex: policial, professor e etc… ex:(um pm em brasilia ganha mais que um civil em são paulo). e brasilia possui tambem o melhor saneamento basico do brasil como agua encanada e tratamento de esgoto. e sem falar que foi projetada, desenhada e não construida aos trancos e barrancos como muitas que foram por ai, que acham que são as melhores sem serem, por causa de serem grandes "territórialmente". brasilia= uma aula de arquitetura, modernidade e qualidade de vida desse pais ………. e a outra é curitiba, linda, magnifica e moderna. (brasilia e curitiba) são as melhores !!!!!!

    • Guilherme

      Meu amigo… Você mora em Brasília? Conhece Brasília? Brasília é capital da desigualdade social. Renda percapita? 36% da população do DF vive com menos que 0,1% do PIB do estado. Brasília é linda sim, cidade maravilhosa mesmo, projeta por JK e arquitetada por Oscar Niemeyer, dois mineiros. Os imóveis de Brasília realmente são os mais caros do pais. Agora encare a a realidade: são tão caros, que nem vocês, que tem a maior renda percapita do país, tem condições de pagar…

  • Hélio

    O interior de São Paulo tem muitas cidades de 1º mundo, assim como o sul também tem. Se uma é melhor que a outra é difícil de saber. O importante é lembrar que somos todos Brasileiros e parar com esse comportamento que só gera ódio entre irmãos. O início da colonização do RS foi feito por paulistas. E o sul também já fez muita coisa boa pelo país, inclusive contra nós paulistas, quando nosso Estado estava dominado por oligarquias que só pensavam em sí mesmas e eles nos deram o merecido corretivo e, com a revolução de 1930, tiraram o Brasil do século XIX e o trouxeram para o século XX. Parem com bairrismo.

  • marcio

    SP é uma potencia mesmo…quer queira quer não..hehe numeros não mentem…tenho outros numeros pra vcs…a capital de SP esta com indices de violencia de 30anos atras…isso não sai em lugar nenhum…pq sera hein?? hehehe é uma das capitais mais seguras do Br…

  • Madá

    Sou paulistana, e já morei em Maringá e Gramado. São duas cidades lindíssimas com muita qualidade de vida. Detesto o interios de sampa, é quente demais, algumas dessas cidades citadas aí são bem violentas. Mas eu sei, que o que importa e a infra-estrutura, e nisso sampa dá show… mas eu ainda volto para Maringá ou Gramado, odeio lugares quente e violentos, sampa para se viver é horrível, qualidade de vida uma porcaria, segunrança nenhuma, mas para estudar e trabalhar não tem nada igual.

  • Miguel Barros

    Olha Minha cidade esta entre as melhores.. Que Bom, Viva Belém ó/

  • http://luilio.cruz@yahoo.com.br Lu

    Acho muito enganoso são josé do rio preto estar em segundo lugar, tudo bem que a cidade e boa de se viver, ainda e tranquila por ter mais de 400 mil habitantes, mas tem inúmeros problemas como: hospitais públicos super lotados, falta muita infra estrutura na periferia da cidade, problema com abastecimento de água, e muiiiita desigualdade social bem visivel na cidade. Acho que ainda falta muita para ocupar essa posição de destaque,
    E tenho dito.

    • eugenio

      S J do Rio Preto em nada se parece com sua informaçao, pois eh uma cidade que nao tem favelas, tem um parque medico reconhecido ate fora do Pais, tem toda infraestrutura de cidade responsavel com relaçao ao meio ambiente, saneamento basico em todos niveis, educaçao publica e privada para todas idades. A cidade eh sim rica e aconchegante para todos.

  • russel marcio

    nao esquecam de avaliar como qualidade de vida nao bemso o ar q respiramos, mas tbem a seguranca publica, q anda as solta por estas ai indicadas erroneamentes. se formos fzerr vistas grossa p a seguranca publica eu elegeria eldoraisso la do dos carajas no parã, teve aquele mega massacre.isso, la onde teve aquele MEGA MASSACRE lembram……..entao…….deixa eu ver…..vou votar e tentar eleger……….P A R A U A P E B A S – PA ok decidi amenizar e fzer 1 paliativo.

  • João Luiz de

    Penso em ir pro interior de São Paulo, Sul, ou Oeste de Minas ou até Sul do Brasil onde vejo que tem as três qualidades que se encaixam na pesquisa: saúde, educação e geração de emprego e renda, sem contar a infra-estrutura (asfaltamento), saneamento e água, inclusive na periferia que são essenciais para a vida de um ser humano….

    Muito Obrigado por esta pesquisa.

  • Douglas

    Não sei se esta metodologia está correta? Vitória, em 1° lugar entre as capitais? No Brasil, são tantos os problemas sociais que acabamos nos questionando quanto a acertividade desta avaliação.

    • ANDRE

      Se você não conhece Vitória então não opine, pois é simplesmente a melhor capital para se viver, falo isso com certeza, pois ja morei em várias, e aprovo a pesquisa.

  • Isadora

    João pessoa em 17º lugar no nível de desenvolvimento?? João Pessoa devia tá em 12º que tem o nível muito maior que Recife e Natal!

    • Rei

      Concordo com você. Deve ter alguma coisa errada com esse índice. Morei em Recife e João Pessoa e não consigo entender essa diferença. Em Recife, simplesmente não há qualidade de vida, exceto o alto índice de criminalidade e pobreza.

  • Fabian

    Sinto em ter que me manifestar desta forma, mas independente da capital ser 1,2 ou ultimo,
    nós somos deixados de lado pela hipocrisia de nossos governantes e legisladores.
    discursando nos plenários de suas mordomias.
    Discursando sobre por menores. Quem quer saber na casa da democracia(?) comparando-se a Rui Barbosa e sei quem mais lá. Acordem Deputados, Senadores e principalmente o povo. Deus nos ajude.

  • Brenno

    Como é que tem centro regionais e metropoles regionais na frente de Salvador que é metropole Nacional ?

  • ricardo

    moro em barueri 6 no ranking,e que tambem é vizinha de santana de parnaiba 9.naci aqui e pude acompanhar seu desenvovimento,e hoje tenho serteza que este ranking se naum estiver correto,está muito próximo dá realidade.

    • Renato Kurtner

      "naci", "desenvovimento", "serteza"…A cidade pode estar desenvolvida, mas você, certamente, NÃO…. aproveita e vai se alfabetizar, vai ….

  • http://marco@hotmail.com marco antonio [ribei

    Tem coisa errada ai nessa pesquisa, Ribeirão Preto tem uma das melhores renda percapita do Brasil, muita cultura, muito lazer, muito verde da natureza, uma cidade muito moderna, com uma noite fantastica onde tem tudo,baladas, belos restaurantes para todos os gosto, grandes choperias 4 shopings muito modernos, transporte de primeiro mundo uma boa saude e um bom ensino publico, e uma cidade muito civilizada, venha conhecer RIBEIRÃO PRETO e melhore a posição dela nessa pesquisa fraca, fala sério viu…

  • marcelo b. s.

    Como pode Belém figurar na melhor posição entre as capitais da amazônia brasileira? Não acredito que haja capital em pior condição administrativa atualmente. Em termos sociais, aprofunda em desigualdades e na violência; na política, corrupção e falta de respeito com a coisa pública; na ecologia: surta vespertinamente com a sujeira varrida pelas águas das chuvas em suas ruas e canais; na economia, pouco caso com a geração de novos postos de trabalho. Uma capital que não apresentou competência significativa a ser sede da copa do mundo no Brasil, não deveria estar onde se presenta. Contesto os padrões metodológicos dessa pesquisa.

  • lucas

    nada a ve…só tem cidades de sao paulo entre as melhores…sendo q são paulo e o pior estado para se morar….e muito poluido e sujo….nao possui segurança…eu colocaria sp em ultimo de todos os estados….ridicula essa lista.

    • Daniel

      Ridículo, é seu comentário! hahaha
      O estado de São Paulo é o melhor lugar para se viver, além do desenvolvimento que não se encontra em nenhum outro estado brasileiro. Por isso que é o estado mais populoso, todos querem viver aqui.
      E quanto a segurança é ótima, só enfrenta os mesmos problemas que qualquer estado desenvolvido. Essa pesquisa é simplesmente franca.

    • Geraldo

      Eu nao seria tao radical assim quanto a SP, que é o estado com maior desenvolvimento industrial do Brasil. Contudo, qualidade de vida é outra coisa. Nao concordo com o comentario abaixo, do Daniel. Esse indice é ridiculo sim! Colocar Mogi das Cruzes à frente de Nova Petropolis (RS)? Itapira à frente de Poços de Caldas? Sem comentarios! Outra coisa… temos que parar com essa mania de dizer que o Estado de SP é primeiro mundo. Morei no interior de SP durante 11 anos, depois fui morar na Noruega e agora moro na França ha 8 anos. SP é parte de um pais subdesenvolvido… O padrao de vida na Argentina, Uruguai e Chile eh muito mais elevado!

    • Ricardo Tertto

      Sr Geraldo !

      Tudo bem? acho que vc está um tempinho sem vim pra cá viu…vc já viveu na Argentina,Uruguai e Chile tbm? Porque pra afirmar que o padrão de vida desses lugares é mais elevado,deve ter um bom fundamento, bem vamos lá a 8 anos atrás as coisas mudaram muito meu amigo,Creio que vc tenha familia no interior de Sampa, mas posso afirmar pra vc que o interior de Sampa mudou muito e pra melhor,não sou do interior mas tenho família que vive em Sorocaba e piedade,que por sinal são cidades maravilhosas para se viver,e te conto uma coisa, grandes empresas aqui da capital está migrando para o interior…não dúvida dessa lista…

  • James

    Ridiculo é achar que todo mundo que morar neste inferno que é são paulo…as pessoas que estão ai , em sua maioria estão por necessidade, não por escolha isto não é lugar de se viver…

  • paulo henrique ap. d

    porque poços de caldas não está entre as 100 melhores cidades em qualidade de vida e curitiba precisam atualizar esse ranking

  • Moises

    So nao entendi o pq de Taubate-SP nao esta na lista, uma cidade com grande desenvolvimento industrial e tecnologico, e que tem crescido com sustentabilidade, nao possui favelas e a maior parte da populacao recebe de 5 a 10 salarios minimos. Favor atualizar a lista. Obrigado.

    • Liz

      Taubaté é realmente bom, mas não aparece porque as outras são melhores … só isso!

    • Hick

      Taubate??? Sai do casulo moleque! Va conhecer o Brasil e se envergonhar do que esta dizendo agora!

    • Vitor

      Como que não aparece?Tá lá em quinquagésimo lugar entre as melhores do país.

  • joel

    ridiculo, onde cosnta Poços de Caldas MG, nesta pesquisa!

    • Hick

      Ridiculo eh o seu espanto!

  • Bueno

    Huahuahauhau… que piada esse ranking!!! Que conceito de qualidade de vida muito duvidoso é o dessa pesquisa. Mas pelo menos ela serve para apreendermos a não acreditar nesse tipo de coisa. Quanta ingenuidade…

  • Andy

    Acho que a pesquisa está correta, pois embora eu seja gaucha, posso dizer com franqueza que SP é excelente em qualidade para a maioria, já morei em varios lugares do Brasil (não como turista – que acha tudo mil maravilhas), agora as cidades do sul e sul de Minas são execelentes em qualidade de vida, mas para aqueles que tem boa condição financeira, já em SP a maioria consegue ter um bom emprego e com esforço consegue boa casa carro e um vida tranquila (financeiramente) mas numa capital tão grande algumas coisas relacionadas a qualidade de vida ficam de lado, agora se vc tiver uma profissão boa que ganhe um salário razóavel com certeza morar em Porto Alegre, serra gaucha, Floripa, Curitiba as cidades do sul de Minas e outras semelhantes com certeza é bem melhor pois ali tambem você terá uma vida gostosa e com muita qualidade de vida, são lugares limpos, lindos, com um numero de população agradavel, mais tranquilo muito bom, mas lembre-se terá de ter ums boa profissão, pois senão não terá um emprego bom que lhe proporcione usufruir dessa qaulidade de vida ;)

  • Andy

    Outra coisa não fiquem tão preocupados com a pesquisa, afinal se perceberem ali diz que é baseado em dados que as Prefeituras mandam para os Ministérios, o lugar onde estou morando momento diz que as praias são ótimas aguas quentes, tudo maravilhoso está entre as melhores, achei estranho pois eu já estive em Santa Catarina e as praias lá eram bem melhores (onde estou as aguas são aparentemente claras mas um observador atento percebe que ha poluição por esgoto – pois 70% da cidade tem construções irregulares, muito lixo, um cheiro ruim na agua), mas passado algum tempo descobri porque a cidade figurava entre uma das que não tinham muitas praias poluidas, simplesmente porque as praias piores são deixadas de fora da lista, só colocam praias que eles sabem que estão melhores, as outras são escondidas das estatisticas, pois afinal de contas o turista estrangeiro não viria, pois ela com certeza figuraria entre uma das piores do Brasil. Então não fiquem triste com a pesquisa, pode ser que alguns dados não foram passados corretamente aos MInistérios.

  • http://carloscanton96@yahoo.com.br carlos

    Pesquisa de merda, onde que esta GuaporÉ-RS, deveria estar entre as 50 melhores. bando de merda, filho da puta o cara q fez essa pesquisa!

    • Hick

      Caro Carlos de Guapore, vulgo " Princesa da sauna Gay" Nao solte as penas ainda querida, este orificio anal onde vc mora um dia chegara la.

  • marcio

    Moro em São Paulo, mas sempre achei estas cidades de São Paulo até após Campinas como exemplo: jundiai, Louveira, Vinhedo ,valinhos, Campinas, Paulinia,itatiba, as melhores, a qualidade de vida é boa, com boa infraestrutura , boas estradas, Muitos shopping e parques, além de grandes industrias, numa pesquisa realizada a exato um ano este eixo de SP-Campinas citado por estas cidades tem economia melhores que muitos paises da europa, como holanda, portugal e outros, embora seja mais caras, a mão de obra também é mais cara,tendo uma valorização nos salarios. Embora pague alguns pedágios você anda 120 km sem dificuldade em uma hora, ao contrario de outras regiões, e tambem sem ligar você é atendido em caso de emergência á beira da estrada, embora seja contrariado , e não more nesta região, acho que o ranking mostra a verdade.

  • DANIEL

    poxa!que lista mentirosa é essa!até parece que quem elaborou essa lista é um paulista.os 27 primeiros são de sp.moro em sp e dá pra se notar que até entre as as posições das próprias cidades de sp existem erros,barueri por exemplo é muito industrializada,muito rica e só aparece em 6o lugar.com certeza existem algumas cidades de sc,rs,rj,pr e até outros estados q deveriam estar nesses primeiros 27 aí da lista.e ainda digo mais,em sp capital e grande são paulo só é bom pra trabalhar,mas pra morar é um dos piores lugar.a grande são paulo é um lugar muito desorganizado,ruas estreitas,construções sem nenhum planejamento,cortiços onde em um pequeno quintal moram até 5 famílias,terrenos muito acidentados,esgotos a céu abertos e em alguns lugares até caindo nos fundos de outros terrenos.o que acontece é que quando se fala de são paulo,só mencionam o lado bom e esquecem dos lados ruíns.e quanto a primeiro mundo ,hahahahahha,são paulo está muito longe de ser desses lugares.

    • Paulo

      Se SP é isso que vc disse, saiba que no resto do Brasil a coisa não é muito diferente…Até pior!

  • NIGHT TIGER

    ( as melhores capitais brasileiras para moradia, visando como prinçipal objetivo, a qualidade de vida ).

    1=brasilia/plano piloto
    2=curitiba

    ( as piores capitais brasileiras para moradia, visando como prinçipal objetivo, a qualidade de vida )

    1=são paulo
    2=belo horizonte
    3=rio de janeiro
    4=algumas capitais do norte e nordeste

    obs: o rio de janeiro é uma cidade muito ruim e com pouca qualidade de vida para se viver, mais porem tem praias maravilhosas, cartão postal do nosso pais e é considerada por muitos como a cidade mais bonita do brasil !!!

    • Paulo

      Belezas naturais não são critérios para valiar qualidade vida… Expectativa de vida sim! e SP quer queira quer não está neste e em muitos ítens bem acima da média nacional. Por isto é a vice-campeã entre as capitais…

  • Lennoy

    Vitória tem o 1ª das capitais. Tão pekena e discreta Vitória. Mas é verdade mesmo. Kem vive lá sente essa qualidade de vida!

  • westerson jos&eacute

    que bom esse honroso décimo quarto lugar para teresina.

  • Cesar Bertolino

    Este ranking do IDH da Firjan ,chega a ser ridículo,colocar Ipacerica da Serra e santana de Parnaíba na frente de Jundiaí ,cidade considerada saudável pela universidade de Toronto ,oitava maior economia do estado de São Paulo ,e grau de pobreza baixissímo ,sem contar,que Jundiaí tem o melhor saneamento básico do Brasil para cidades assima de 300 mil habitantes,índice que mostra desconhecimento total desta instituição.

  • http://danivitorf@gmail.com d@niel

    poxa!sorocaba aparece em 17* lugar da lista,pensei q era mais para frente.Pois Sorocaba ficou em segundo lugar na educação,em cidades de maiores de 500mil habitantes de todo o Brasil.E tbm é a cidade q mais gera emprego do estado de SP.

    • Vanderson

      Sou de Belo Horizonte – MG e estou morando em Vitoria – Es e nao acredito de forma alguma que Vitoria é melhor que BH.

      • robson ferreira sant

        sem bairrismo,hámuito tempo somos os melhores,pena que isso é tão pouco divulgado

      • Fttiusa

        Inveja é mesmo muito complicado, volta la para BH então, temos aqui em Vitória uma qualidade de vida excelente. BH é cheio de favela!!

    • José Roberto

      Gostaria que todas as cidades brasileiras tivessem a mesma qualidade de vida que temos em São Caetano do Sul-SP. 100% de água tratada e esgoto tratado – educação digitalizada em todas as escolas municipais (o aluno estuda diante de um netbook individual)- saúde atingindo níveis de país desenvolvido (Pronto socorro Hospitalar)- o único em operação – Centro da saúde bucal municipal – hospital da mulher – hospital da criança – etc. Trabalho para todos os interessados, eficientes e comprometidos com o desenvolvimento. Agora, estamos cobrando mais segurança para podermos todos trabalhar um pouco mais, pois antes de reclamar do nosso governo, estamos lutando para melhorar a nossa vida e de nossa comunidade.

  • Leila

    Ridículo esses índices. Minha cidade gera muitos empregos e tem um sistema de saúde público muito bom e está em 63º lugar.

    • Paulo

      63 é uma posição fantástica, afinal são mais de 5.500 cidades no Brasil…

  • mirna faria

    nao acredito nessas pesquisas nunca fui fizeram nenhuma pesquisa comigo de nada porisso aquele que ve o que escrevem e acredita é um idiota,porque eu so acredito no que vejo e no momento são caetano do sul pra mim é a pior cidade pra se morar desculpe quem mora la eu nao moraria agora sampa é sampa nao adianta falem mal mas vcs.precisam de sampa se sampa parar para td.eheheheh

  • ton

    Se voces forem p/ santa catarina verao que as melhores cidades estao la.
    Nao acredito nesta pesquisa.

  • mateus

    como pode no IDH o RS aparece com várias cidades nas primeiras posições e aqui nem consta….acho q foi encomendado por paulistas esta pesquisa…se vc viajar para estas supostas cidades paulistas que estão em primeiro e depois ir viajar para o RS verá uma diferença enorme na qualidade de vida a favor dos gauchos…nao entendi essa pesquisa

  • Marcia Melo

    Nasci e moro em Indaiatuba/SP e tenho orgulho da minha cidade, em ser a 3º melhor no ranking nacional. Parabéns a todos os Indaiatubanos e àqueles que, de certa forma, trabalham para o progresso de nossa cidade.

  • Anderson Henrique

    Nossa moro em São José do Rio Preto, nem acreditei quando li essa reportagem, mas fiquei muito satisfeito, pois nasci nessa cidade e gosto de morar aqui….

  • http://Orkut Hugo

    O pessoalzinho ignorante e bairrista viu!o IFDM é um índice muito mais detalhado que o IDH.No IDH,por exemplo,só consta o PIB per capta(como renda,que não tem nada a ver…),Longevidade(saúde…),e Taxa de alfabetização e taxa de matrícula(posto como educação…)
    Agora o IFDM,é muuuito mais confiável,pq ele não mede só a quantidade,mas a qualidade dos quesitos!.No IFDM,são estes quesitos para a classificação:

    Renda: Geração de emprego formal
    Estoque de emprego formal
    Salários médios do emprego formal

    Educação:Taxa de matrícula
    Taxa de abandono
    Taxa de distorção idade série
    Percentual de docentes com ensino superior
    Média de horas aula diárias
    Resultado do IDEB

    Saúde:Número de consultas pré-natal
    Óbitos por causas mal definidas
    Óbitos infantis por causas evitáveis

    Ou seja,o IFDM avalia a fundo cada quesito necessário para o bem estar da população.

    E vcs bairristas troxotários que tem raiva de SP,fique sabendo que o estado de SP é um estado excelente,é a locomotiva do BR,com cidades ricas,bem estruturadas,e com alto padrão de vida,e já que vcs não moram em SP,então não podem falar mal do que não conhece,como Mateus,Ton e Daniel,que devem conhecer primeiro pra depois falar!!

    • Nicolle

      Tentou nao ser bairrista, porém nao conseguiu. Antes de avaliar os comentarios dos outros veja o seu proprio. O estado de SP merece destaque sim, otimas cidades para se morar, porem chamar de locomotiva do Brasil é ignorancia. Basta voltar no tempo e ver como foi o passado do Brasil e como ocorreu o seu desenvolvimento, porque uma regiao se tornou mais rica que outra e tudo mais. Reflita sobre isso antes de dizer que SP é a locomotiva como se estivesse arrastando outros estados com ele e avalie a importancia dos outros estados no cenario atual.

    • Vitor

      Nicolle, acho que você não estudou história no colégio.São Paulo foi a terra das bandeiras, onde desbravou e angariou terras à corte portuguesa,(Rio Grande do Sul, Santa Catarina,Paraná,Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,Goiás, entre outros),foram desbravados e anexados a Portugal..O estado que sempre esteve à frente em lutas, guerras e movimentos, até o grito de independência do Brasil, por coincidência foi dado em São Paulo, o primeiro estado a querer a industrialização do país.O berço da indústria aeroespacial do país está em São Paulo, as 10 entre 10 melhores estradas do Brasil estão em São Paulo.Índices de criminalidade, e desemprego enfrenta-se em qualquer lugar do Brasil, não tape seus olhos desta maneira, veja e analise porque São Paulo é o que é, essa pesquisa só diz a realidade nua e crua, só, mais nada.

  • http://aaloisiobgmail.com Antonio Aloisio Barb

    Alguém sabe onde achar os critérios para calculo do IFDM? Gostaria de saber. Obrigado.
    Também os procedimentos. Cada prefeitura manda seus dados para os respectivos ministérios em Brasilia e… Quero conhecer mais…

    • carlos

      leia o início da matéria, depois entre no site da firjan, lá os criterios estão claramente explicados!

      sou de araraquara e falo, aqui é sim o melhor lugar do mundo pra se viver, até os numeros comprovam!

  • http://grecia_iohana@hotmail.com Hana

    Não tem jeito.. Brasília é a melhor cidade do Brasil, lugar perfeitoo em tudo, mudem para lá e vão perceber,é um céu planejado..

  • Giancarlo

    Sei que possivelmente vou receber um shitstorm. No entanto eu queria saber qual é o critério dessa lista. Eu vivo em Gramado – RS, não tenho duvida que o estado de São Paulo é a locomotiva do Brasil, porém eu fui pra la para passear (em SP e em Ribeirão Preto) e tu não pode nem parar no sinal vermelho a noite. Sinceramente acho muito melhor viver em Gramado (sem bairrismo).

  • Afonso

    Pessoal, é melhor deixar o bairrismo de lado e olhar os fatos: embora existam muitas cidades boas de se morar brasil à fora, as paulistas são, de longe, melhores para se viver.

  • Danielle Santana

    Afff que lixo isso aqui…
    Será que a pessoa que fez isso era paulista?
    Nem precisa dizer né.
    Ate parece que das 50 cidades brasileiras ate a numero 44 so tem cidades de sp, sendo que depois so tem 2 outros estados que nao sejam sp.
    Ou seja : das 50 melhores cidades 48 SÃO DE São Paulo. To indignada, pois o que é uma cidade chamada Onda Verde? Nem deveria ser chamada de cidade um pequeno risco(pequeno mesmo 230m² no mapa perto da Palestina, que pelo que eu pesquisei tem pouco mais de dois mil habitantes e 50% mora na area rural.hahahahaha.
    gente acorda.
    Eu sou Londrinense, e Londrina nem aparece aí?
    Em todas as outras pesquisas ela ta la em cima, sendo a terceira maior cidade do sul do brasil, e a melhor do Paraná pra se morar, trabalhar, estudar , enfim pra mim é a melhor em tudo, mas como a minha opnião não importa aqui mesmo, só as estatisticas citadas aqui por mim, ja falam por si próprias.
    Concluindo que eu não concordo com nada aqui , mas uma das unicas coisas que eu vi correto aqui seria o primeiro lugar que é o mesmo em todas as outras pesquisas.
    Então fica aqui minha revolta.

    • Cesar

      Cara Danielle, é como você disse Londrina é considerada a melhor cidade do Paraná para se viver, mas nem se quer aparece uma cidade do seu estado, caso vc queira conhecer as cidades de são paulo que estão entre as 50 melhores do Brasil, nós paulistas e paulistanos estamos de portas abertas para receber você e todos que quiserem nos visitar.
      aprenda mais um pouco de geografia, pois não existe se quer no mundo uma cidade de 230m² pois, isso significa que é um terreno de 10 metros de frente por 23 metros de comprimento, nisso dá para colocar apenas uma residência unifamiliar com garagem para 2 carros, e um quintal minúsculo, pesquise um pouco antes de sair falando e até inventando coisas….
      AGORA FALAR QUE SÃO CAETANO DO SUL não é a melhor cidade para se viver, primeiro conheça, pesquise, estude, pelo que eu vi não se faz isso por ai, pois falar uma coisa absurda dessa. SÃO CAETANO DO SUL, conhecida pelo Brasil há mais de 7 anos liderando o ranking das melhores cidades do Brasil, a 1ª cidade 100% DIGITAL, sabe o que é isso, todas as escolas todos os órgãos públicos, todos os hospitais, todos os parques, estão ligados a internet e a um computador, a única cidade que a General Motors mais conhecida como Chevrolet, troca a frota de carros da polícia todo ano, para se ter uma idéia a frota de carros da policia hoje é de VECTRA 2011, ASTRA 2011 e AGILE 2011. qual cidade tem isso? LONDRINA? então gente vamos pesquisar antes e concordem que o ESTADO de SÃO PAULO é sim e sempre será o melhor estado para se viver do BRASIL…. sem nós desculpe vocês não teriam nada!!! Abraço e ótima semana

    • Paulo

      Não amiga, a Firjan é "CARIOCA"… e se você não sabe, existe uma rivalidade histórica entre Rio e SP… portanto se a pesquisa aponta as cidades de SP como melhores, não há nem o que questionar!

  • Murilo

    Fico muito feliz em ver que Sorocaba (SP) está entre as 50 melhores do país. É nítido o desenvolvimento sustentável e planejado da cidade que por sinal é muito bonita e uma das cidades mais limpas que conheço. É invejável a qualidade de vida de seus moradores, a cidade tem a 2ª maior rede de ciclovias do país (ficando atrás somente do Rio)e até 2012 prevê chegar até os 100 km de vias, uma cidade muito arborizada com vários parques e praças bem planejados, possui um Zoológico considerado referência na América Latina em números de espécies, cidade industrializada (em breve a segunda fábrica da Toyota chegará ao Brasil se instalando em Sorocaba e trazendo consigo um Parque Tecnológico) além de muitas outras industrias que participam ativamente na economia do estado de São Paulo. No quesito saúde Sorocaba também não está atrás, ela possui o BOS (hospital que é referência nacional em captção de córneas) entre outros. É conhecida também por seus comdomínios de alto padrão e vida noturna ativa, com várias opções de lazer. Possui câmpus de grandes universidades como PUC, UFSCAR, UNESP, FATEC e etc… além de fazer parte de uma das regiões mais ricas do estado de São Paulo, está a 91 km da Capital e próxima a cidades que também estão entre as 50 melhores do país (Campinas, Indaiatuba, Itu, Boituva, Vinhedo e etc.). Com todo o respeito afirmo que sem dúvida Sorocaba é uma cidade que merece estar entre as 50 melhores do país.

  • Carla

    Por coincidência tenho família que mora em Sorocaba, não moro lá, mas realmente tenho percebido que é uma cidade muito boa para se morar, é por isso que a cidade é conhecida como a "Manchester Paulista".
    Sou de São Caetano e estoiu muito satisfeita com o resultado da pesquisa, sem dúvida a cidade contribui e muito para a economia do estado embora eu acredite que algumas cidades do Sul poderiam estar entre as 50 melhores já que conheço e gosto muito de algumas como Gramado, Curitiba, Blumenau (tudo bem que a visão que eu tenho é a de turista). Parabéns as cidades em destaque!

  • claudimir

    Essa lista é no mínimo tendenciosa. Será que o paraíso é o estado de São Paulo? Interessante que nenhuma cidade do Sul foi citada. Isso tem sentido. Se você excluir o sul do Brasil, as cidades de São Paulo são as melhores.
    Qualquer paulista sabe que as melhores cidades do Brasil estão no Sul. É só descer e conhecer.

    • daniel

      concordo com vc amigo!eu nao diria q as melhores estao no sul,mas sera q sao paulo esta tao a frente assim do restante bo pais?
      e outra coisa,tem muita informaçao errada nessa pesquisa,pois entre as capitais curitiba ta na primeira posiçao,sendo que ao mesmo tempo vitória que aparece depois de curitiba,apresenta na maioria de seus indices,uma media maior!como podemos acreditar nessa pesquisa se demonstra grandes erros em suas informaçoes?fica aí a dúvida

    • Maria das Gra&ccedil

      Isso é o que todo gaúcho pensa, Claudimir. Se o resultado fosse tendencioso, haveria mais cidades do estado do Rio de Janeiro, considerando que a FIRJAN é a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro!
      Por questões profissionais, tenho tido a oportunidade de mergulhar na cultura dos mais diversos estados deste país e posso lhe assegurar: se comparado com os outros, o estado de São Paulo definitivamente é o paraíso! O Rio Grande do Sul, por exemplo, foi uma decepção para mim. Os gaúchos se acham o máximo, mas se tirarem os olhos dos próprios umbigos verão que há muito mais além dos pampas! A qualidade dos serviços, em geral, é infinitamente superior em São Paulo. Educação, saúde, tudo… Tenho o maior respeito por todas as outras cidades, mas conheço grande parte das cidades citadas e corroboro a pesquisa.

    • guilherme

      olha seu claudimir nao tem nada`a ver que as cidades do sul foram excluidas eles fazem calculos da educacao trabalho emprego e salario se o sul nao foi escolhido eles que melhorem se querem ficar entre os cinquenta pelo menos a cidade que eu moro esta em oitavo lugar

    • Artur Nunes

      Claudimir, as cidades do Sul podem ser mais BONITAS. E ponha um PONTO ai. É fato que o Sul do país é uma área de REPULSÃO, as pessoas querem sair dai e não irem para ai. Em SP muito mais empregos são gerados, a receita do estado é infinitamente maior. Não confunda beleza e clima das cidades sulistas, com desenvolvimento economico e educacional de SP.

  • Ariovaldo Gama

    Esse quadro é muito "versátil"…
    Quem, com exceção de maranhenses e piauienses, preferiria morar em São Luis (13o.) ou Teresina (12o.) a morar em Belém (19o.)que tem todas as facilidades de grande cidade? Isso sem falar em Boa Vista (18o)
    Talvez alguns dados usados para essa qualificação devam ser revisados ou retirados, a fim de registrar outros dados que visem a outros fins.

    • taina

      Teresina é muito melhor que Belém (não sou piauiense e já morei nas duas cidades).

    • http://jardson_new.boy@hotmail.com jardson

      Pessoas assim que vivem do passado,não ver que há mudanças e sempre ficam nessa perseguição com os estados que antes eram estagnados e hoje são os que mais crescem.Ver se acorda e veja a realidade!!!!

  • guilherme

    fico feliz em ver a cidade que eu mora em oitavo lugar itupeva muito parabens prefeito!!!!

  • http://leogatinho93@yahoo.com.br leonardo

    Bom fico muito felis que a minha cidade curitiba esta em primeira entre as capitais,mais o necessario e sempre melhorar,..
    parabens curitiba.;…

    • Rodrigo Magalh&atild

      Se o IDH da sua cidade dependece de vc… FELIS 2011. rs sucker!

  • Regis

    Curitiba, lugar merda, preconceito entra no índice?
    pelo jeito nao?
    sotaque insuportável também nao pelo jeito.

  • firjan = putona dos

    essa pesquisa apenas mostra desempenho economico per capita que sofismam com qualidade de vida..qualidade de vida não se resume a ganhar mais somente..a adquirir mais papeis forjados pelo banco central de formas licitas ou não..

    ja fui no sul e jamais deixaria de viver numa cidade como floripa pra morar nesse interior paulista onde só dá jeca e matuto..

    • Sergio

      Aposto que este cidadão mal sabe o que significa "Firjan", nem deve ter lido os itens básicos desta pesquisa.
      Muita gente aí deve estar contrariando a pesquisa, pois acham ou acreditam ser "um catálogo de turismo".

  • Chico

    Alguém poderia me explicar porque o índice de Emprego&renda de BH, SP e Porto Alegre são menores que o de São Luiz e Natal?

    Porto alegre tem as menores taxas de desemprego do país, SP tem maiores salário e BH, além de ter a segunta menor taxa de desemprego do Brasil, tem muitos empregos de alto padrão.
    Alguém?

  • Renato -

    Em primeiro lugar queria dizer , que nada mais q justa esssa pesquisa , ja q só ouvimos falar do Rio e São Paulo. alias da Violencia de la , Curitiba e Paraná, são sem sombra de duvida alguma o melhor lugar para se viver SIM ! e aos q dizem que não , no minimo VOTARAM NA DILMA e moram em uma Favela qualquer .

    • http://higormc01@hotmail.com mcarter

      kkkk uma piada vc…então quer dizer que quem votou na Dilma é só quem mora em favela? pelo visto vc mora no mundo da fantasia.não tem nada ver uma coisa com a outra.pelo visto vc é PSDB..que sei é um grande erro.meus pesames.´sou militante petista.também não vou dizer que no PT não tem ladrão.tem sim..mas o plano de governo estar dando certo.e se não estivesse o PT da DILMA não teria ganhado.o pais só tem a ganhar. e as cidades do sul sudeste crescendo.mas ai só não é BrASIL.ainda temos cidades no norte e nordeste.para melhorar indices em ambas as áreas.um abraço..

    • Paulo

      Aliás a taxa de homicídios de Curitiba é quase três vezes maior que a de SP e já coladinha na do Rio… Muito boa sua cidade, héin?!
      Se vocês fossem o centro da mídia como SP e Rio certamente todos os podres seriam revelados em rede nacional…

  • diogo

    O sul deveria ser um Pais, e não estados assim não ficariamos sustentando o governo que so cobra impostos desnecessarios e enriquece os cofres públicos, e aplica a grana em estados aonde ele obtve a maior votação. Como sempre ele esquece do Sul…

    • Mendesmendes

      Certamente v. desconhece a história do Brasil
      e de outros países do continente. Somente
      atingimos o estágio de hoje, respeitado no concerto das Nações por sermos um grande País. Do contrário seriamos uma Bolívia ou um Paraguai…

    • Ibsen Wilde

      Prezado senhor Diogo,
      Como está, tudo bem?
      Gostaria de esclarecer que a palavra união significa força, tanto no sentido conotativo como no denotativo. Partindo deste pressuposto, se o sul fosse um outro país, ele seria um outro Uruguai, Paraguai, Bolívia e, até seria possível que fosse uma Argentina, mas jamais seria um Brasil.
      Para finalizar, acho que, quando se desvaloriza a União, atende-se aos interesses daqueles que querem obter benefícios somente para uma parcela da população, e isto não condiz com o conceito de democracia. O velho lema "dividir para conquistar" ainda vale para aqueles que não têm o compromisso com o democracia; se você desvaloriza o Estado (União), quando precisar dele, vai ser cobrado pelas suas posições mas, DEMOCRATICAMENTE, vai ter garantido o direito de fazer uso dele (Estado/União)!
      Os europeus não conseguem aceitar a própria diversidade, tanto que, em 1000 anos de história civilizada, até hoje têm dificuldade de se relacionar, vide e existência de grupos terroristas até bem pouco tempo (anos 70): Baden Meinhoff (Alemanha), Brigadas Vermelhas (Itália), IRA (Irlanda) e ETA (Espanha).
      Estude e reflita!

    • Sergio

      Algumas pessoas aí do sul do país ainda insiste nesta tese, bom isso deve estar atrelado a historia deste país onde séculos atrás já tentaram fazer algo parecido.
      Se seguir esta tese então… o sudeste esta esperando o que então!? Vide o estado de São Paulo o maior Pib disparado do Brasil.

      • Jones

        Sergio

        Caso o R G do sul fosse um Uruguai (caso houvesse uma separação) seria um grande feito, já que o IDH urugaio é muito maior do que o do RS e do Brasil; no Uruguai a renda percapta é maior do que a do brasil, ou seja, dividindo o Pib pela pop. o povo tem mais dinheiro!

        Mas sou contra a separação. Acho que nem tudo se resume ao PIB, que é o “Grande ogulho” dos paulistas. Basta ver os melhores indices de desenvolvimento humano, os EUA nunca se colocaram entre os 5 primeiros. Qualidade de vida não tem relação direta com PIB…

  • lucas paulista ( BRA

    Esse povo fala mau de sao paulo sem ter colocado os pés aqui , sao paulo é sim um estado com uma qualidade de vida, boa! más claro temos dificuldades como outros estados, uma realidade que infelizmente atinge o brasil inteiro.

    o SUL está longe de ser um lugar desenvolvido e sem problemas como outras regioes do brasil ,uma pena o povo sulista achar que é melhor do que o resto do brasil !

    independente do seu estado ou regiao, somos todos brasileiros filhos da mesma terra!
    PATRIOTISMO nao esta apenas quando o brasil joga uma COPA ou um AMISTOSO, mas sim quando lembramos da nossa verdadeira identidade e cultura que carrega o povo brasileiro ! ORGULHO DO BRASIL E DOS 26ESTADOS DA FEDERAÇAO EO DISTRITO FEDERAL. BRASIL EU TE AMO !

  • Fernando

    Sou Gaúcho e tenho muito orgulho de ser daqui. Mas não podemos rejeitar essas pesquisas, e sim tirar proveito delas, temos nossas dificuldades e isso pode sim ajudar-nos a crescer socialmente. Mas tem coisas que não são pesquisadas e estão diretamente no nosso dia a dia, como: respeito pelo outro, higiene, cordialidade, hospitalidade…e nisso não tem lugar melhor que o Sul. Como conhecedor de todas as cidades de São Paulo, de Minas, da Bahia…enfim de quase todo o Brasil, quero pedir aos Gaúchos que concordem com isso e deixem assim, e que paulistas, cariocas, mineiros fiquem bem longe daqui. Eu sei o que estou dizendo!!!

    • Paulo

      O povo paulista (NATO) é cortês e educado e há até pesquisas que mostram bem isto… Mas não posso responder por pessoas que vem de outros lugares ganhar a vida em SP…

    • Sergio

      Caro Fernando, vc aí se contradiz muito! Uma hora fala em cordialidade e hospitalidade, logo após fala "que fiquem bem longe daqui"
      E outra, todas as regiões tem suas virtudes e defeitos…
      Até mais!

  • Laplace

    Caros colegas, temos um pais onde a distribuição de renda e uma das piores do mundo, melhorou com o Lula,mas enquanto pensarmos em um pais fracionado, não seremos melhores que o povo do oriente médio, somos uma nação continente e só podemos crescer pensando assim "cada estado exercendo sua função na cadeia produtiva", nem um estado da união sobrevivera sem o outro um bom exemplo é a energia elétrica que vem dos estados do norte para a produção industrial deste nosso BRASIL, a riquezas produzida é da nação, não vamos pensar no Brasil de hoje sem olhar o passado corrigir o presente e crescer para o futuro.

  • http://facebook.com/decatelo Andesson

    Aos que pensam na emancipação, recomendo mais estudo e menos ignorância. Mesmo que se queira, nem Sul, nem Nordeste, nem São Paulo, nem Norte, etc., se tornarão um país independente.

    É politicamente inviável, economicamente impraticável e, de fato, não estamos no século XIX, em que a luta pela independência era uma real necessidade de nações colonizadas (fato o qual não se procede nos dias de hoje).

    Acho uma tremenda ignorância um cidadão externar como solução a emancipação de qualquer região do país. Trabalhar e estudar faz bem melhor do que falar tamanhas besteiras por aí pela Internet. Francamente. (P.S.: Parece que virou moda falar de emancipação neste país nos ultimos anos…)

    O Brasil é um país único; o seu país, o nosso país. Se não estás satisfeito com a própria pátria, que se mude dela. Nós, brasileiros, não somos obrigados a suportar tamanha ignorância e asneira, sinceramente.

    OBS.: Sonhar faz muito bem, desde que com os olhos bem fechados ou por uma causa verdadeiramente soberana.

  • Reilla

    Gente já dizia alguém " a ingnorança e que estravanca o pogresso!".
    O bairrismo difundido nestes posts são ridiculos, todos amamos a cidade ou o estado onde moramos assim como vemos e sofremos com os problemas que elas enfrentam. No final independente da região geográfica sofremos com o abandono, má distribuição de renda, preconceitos, drogas, falta de segurança e corrupção. No sul temos corruptos tanto quanto temos em Sp, RJ, GO etc… em todos os estados temos imigrantes com os quais temos que dividir as rendas , empregos etc.
    è pura ignorância fazer comparações e principalmente indicar culpados. Sou de Goiânia, amo minha cidade aqui temos muito verde, um custo de vida traquilo, um bom mercado de trabalho a Graças a muitos não temos favelas (*ainda) . Mas temos pouco mais de 70 anos e SP mais de 400, difícil comparar né? Somos uma crianças que nem passou pela puberdade geografica e econômica ainda kkk enquanto SP. Já tá com filhos crescidos esperando por netos. E assim é com o resto dos estados. Não dá pra comparar isso ´estupidez, faço votos de que esse bairrismo acabe e que juntos busquemos por um bem comum a distribuição de renda e a redução da corrupção.

    • Andrecruz7

      Legal, mostrou maturidade intelectual e racional, está de parabéns pelas ideias.

  • Matheus

    Sou de Curitiba, a capital com o maior IDH do Brasil, e não temos esta posição a toa. Infelizmente, a migração de muitas pessoas vem piorando a qualidade de vida aqui: me refiro a segurança, nunca vi tantos crimes como agora (a pouco tempo um infeliz veio tentar me assaltar, com nítido sotaque paulista); assim como o transporte público, que ja foi modelo,e, com o inchaço das regiões periféricas vem comprometendo isso. É notavel que muitso criminosos estão vindo para cá, São Paulo e Rio de Janeiro penam muito com a criminalidade, agora, ela está vindo para Curitiba. Adoro Curitiba, quem conhece-la de verdade tenho certeza que dirá o mesmo, queria que a segurança de antes retorna-se. E, para os que acham ruim os habitantes do Sul culparem os que migram de regiões mais ao norte para cá, pois então venham ouvir os sotaques que nos causam problemas por aqui. Se somos tão ruins porque continuam migrando para cá?

    • Eliane

      Sou curitibana de nascimento e residência, mas senti enorme vergonha do conterrâneo que escreveu esta pérola de preconceito e discriminação que, para mim, são reflexo de pura ignorância. Espero que os brasileiros não julguem os curitibanos a partir deste imbecil. Afinal segregação existe em todos os lugares

      • Matheus

        Desculpe se o meu comentário pareceu preconceituoso, não foi minha intenção, esta unicamente foi externar um sentimento de revolta que tenho pela crescente criminalidade em Curitiba. Somente este ano foram registradas 90 mortes violentas em Curitiba e região metropolitana (hoje é o 19º dia deste ano). Muitos criminosos estão migrando para lugares outrora seguros, criminosos que desfrutavam de algum sucesso em seus delitos, agora afugentados por uma polícia que está tornando-se mais eficiente (apesar de ainda não ser o ideal), tentam a sorte em novas localidades, dentre elas Curitiba. Eu conheço Curitiba, minha família é daqui e me criei aqui, é triste ver que ela está caminhando para uma capital superlotada, com todos os problemas que isso acarreta, poluida, congestionada, e violenta.

    • http://glauberpo.@gmail.com glauber pina de oliveira

      Concordo plenamente com a Eliane,uma vez que o sotaque de quem rouba em curitiba é de curitiba mesmo,visto que a cidade esta cheia de viciados em crack, filhos da terra, vítimas da corrupçao policial curitibana e do total desleixo das autoridades locais, onde veem que para sua cidade nao existe mais jeito, as taxas de crimes aumentam vertiginosamente, onde alguns individuos totalmente escatológicos procuram um bode expiatorio. Lamento a vergonha que este escatologico fez o adoravel povo de curitiba passar.
      vertiginosamente

    • Gerson Arato

      Mateus ,vc me parece fruto de um berço burgues e preconceituoso. Se sua cidade é tão boa assim deveria ter uma administração para acolher pessoas que tem o sagrado direito de ir e vir muitas delas com sotaque paulista contribuindo para o aumento da renda per capita da cidade assim como eu fiz quando morei nesta bela urbe durante o ano de 2000. Realmente Curitiba é uma bela cidade mas com todos os problemas inerentes ao crescimento.

    • Mane

      Não gosto de Curitiba, é uma cidade sem graça, não tem atrativos é feia, pequena, suja, atrasada, fui uma vez, não tenho vontade alguma de voltar. Pra mim as melhores cidades do Brasil são: Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza, Natal e Floripa. Gosto de praia, sol, agito.

      • Doido

        Vc é bem MANE mesmo!!Tirando Floripa o resto é só favela!Em Curitiba vc não vê bandido derrubando helicóptero,exército invadindo favela, sequestro relâmpago,gente morrendo na porta de hospital,carros levados pela enchente…Curitiba tem excelentes parques,é uma cidade limpa e organizada,bem ou mal ainda assim tem o melhor sistema de transporte público do país.Se vc não viu o ranking Curitiba está em primeira entre as capitais!Seu comentário não passa de pura inveja.

        • Francisco2

          Voce realmente mora em curitiba mas vive no mundo da lua,,, naquele mundo do jaime lerner que sempre escondeu a pobreza de curitiba,,,as vezes ate bem proximo do jardim botanico

      • Lukas

        É, você só veio uma vez para Curitiba mesmo, ISSO SE VEIO!. Está dizendo que Curitiba é suja, sem graça, feia, atrasada… Curitiba é incomparavelmente mais limpa que as cidades que mencionou, a excessão de Florianopolis que também é limpa. Não tem atrativos? Sem graça? Feia??? Sugiro que quando for viajar programe um roteiro, conhecendo varias partes das cidades, pontos turísticos entre outros locais interessantes. Já que você gosta de praia, sol, agito, e, creio que tenha sido a unica coisa que fez em alguma viagem, sugiro que não opine sobre lugares que nunca foi. Curitiba não é nenhum paraiso, mas tenho certeza que está equivocada, ou com inveja, ou descrevendo a si mesmo ao invés da cidade…

    • Helena

      Olá Matheus, a migração para a Região Sul é mesmo intensa, você tem razão de sentir este receio. Afinal,quem está chegando na minha cidade? Gostaria só de lembrá-lo que vai gente ruim sim, mas vai também muito mais gente boa, sofrida, à procura de oportunidades numa cidade melhor, com oferta de emprego e salário dígnos. O maior erro, é dos políticos daqui das Regiões Norte e Nordeste, que igualmente sanguessugas e/ou vampiros , sugam as verbas que seriam destinadas a oferecer Educação de qualidade e Visão de futuro para este povo, que migra, educacional e profissionalmente, despreparado, e ao chegar nas grandes cidades, deparam-se com a barreira do processo de seleçao de currículos, solicitação de experiências na carteira… Ninguém quer empregar pessoas despreparadas, claro!
      Enfim, se houvesse mais honestidade política por aqui, nós encontraríamos soluções aqui mesmo, através da Educação de qualidade, nem precisaríamos migrar à procura de lugar melhor.Mudaríamos sim, mas o nosso lugar para melhor!

      • Matheus

        Concordo com oque disse, foi oque tentei dizer também, porém acabei não sendo claro. Conheço muitas pessoas que vieram de outros lugares, nordeste, sudeste, extremo sul e elas ajudam Curitba a melhorar, porém há uma intença migração de criminosos ao mesmo tempo, é esses que nos causam problemas por aqui. Claro, é evidente que muitos dos criminosos são curitibanos. A polícia não da conta assim!

        • Ubirajara Lopez Von

          Tinhamos é que fechar as fronteiras sulistas , sou de Porto Alegre nasci e moro aqui , tenho muito orgulho da minha cidade que já foi a melhor capital do Brasil ,mas que infelizmente não vem vivendo um bom momento , mesmo assim ostenta titulos reconhecidos no mundo inteiro .
          Recentemente uma pesquisa feita pela equipe do Fantástico mostrou as cidades mais limpas e as mais sujas do pais , e como já era de se esperar as mais limpas são aqui no sul , enquanto as mais sujas são no Nordeste , Rio de Janeiro inclusive ganhou o titulo de capital mas suja do pais , a mais limpa foi Curitiba , das cidades do interior do Brasil , Caxias do Sul aqui no Rio Grande do Sul venceu o premio de cidade mais limpa, pois possui um sistema unico de coleta de lixo , que não existe em nenhuma outra parte do Brasil , já no quesito praia a mais limpa foi Jurere em SC , as´praias mais sujas ficaram por conta de Rio de Janeiro e as praias do Nordeste.

          Como pode essa guria ai de cima essa tal de Thaise , falar tanta merda , só pode ter usado droga pra falar mal do sul , tive a oportunidade de conhecer Curitiba e amei a cidade , enquanto São Paulo , Rio e o Nordeste não tenho a minima vontade de ir algum dia . Essa guria tinha que dar um passeio aqui pela Serra Gaucha , tipo Gramado , Canela , Nova Petropolis , Feliz , Bento Gonçalves entre outras .

          Trabalhamos duro por nós e por eles , que só querem saber de carnaval e dependem de bolsas do governo pra sobreviver , é triste ver como um povo pode ser tão pobre de espirito e cultura. Há um trecho no hino Rio Grandense que diz o seguinte : " O povo que não tem virtudes , acaba por ser escravo "
          e enquanto os cariocas , paulistas e nordestinos forem mesquinhos , sempre serão escravos da midia e do sistema , e eles ainda pensam que são felizes que as migalhas que recebem do governo .

          • Wolfgang

            Nossa, o lugar que eu mais gosto no Brasil, tirando a minha cidade é a serra gaucha, que lugar lindo, que povo maravilhoso! Caxias do Sul é muito limpa mesmo, a cidade lembrou muito Curitiba para mim, infelizmente nunca fui para Porto Alegre, mas com certeza irei um dia. Eu estava pensando, é bom que falem mal do Sul, que achem que aqui é ruim, assim temos mais uma coisa que ajude a evitar a migração para cá, além do frio, o que é algo maravilhoso.

    • Paulo Sergio

      A taxa de homicídios de SP é três vezes MENOR que a de Curitiba!!! Pesquise!
      O que ferra aqui é o sensacionalismo da imprensa marrom…

  • Gerson Arato

    Mateus ,vc me parece fruto de um berço burgues e preconceituoso. Se sua cidade é tão boa assim deveria ter uma administração para acolher pessoas que tem o sagrado direito de ir e vir muitas delas com sotaque paulista contribuindo para o aumento da renda per capita da cidade assim como eu fiz quando morei nesta bela urbe durante o ano de 2000. Realmente Curitiba é uma bela cidade mas com todos os problemas inerentes ao crescimento.

  • Andrecruz7

    Legal, mostrou maturidade intelectual e racional, está de parabéns pelas ideias.

  • Davi Ferreira

    sou de aracaju e tamos em 16°as e melhor do que morar em rio branco, a melhor capital é aqui em aracaju pq o clima não traz problema nem é quente nem é frio, aqui sim é o paraiso

  • Davi Ferreira

    sou de aracaju e tamos em 16°as e melhor do que morar em rio branco, a melhor capital é aqui em aracaju pq o clima não traz problema nem é quente nem é frio, aqui sim é o paraiso

  • Fábio Souza

    IDH, IFDM … A qualidade de vida não se mede apenas por meio de três fatores. Transporte, meio-ambiente (qualidade dos rios, do ar praças, parques etc.), trânsito (quanto tempo de casa para o trabalho e vice-versa) , acesso a cultura (bibliotecas, museus, centros culturais), qualidade do sono … Sou da Grande São Paulo e sei o quanto os fatores diversos (além dos três supra mencionados) influenciam na nossa qualidade de vida. Exemplo é o transporte e o trânsito, os quais deixam muito a desejar e são os principais fatores de nosso estresse. E as enchentes, que são reflexo do desrespeito à natureza (a Marginal Tiête está na várzea do rio)?; além de propiciar doenças diversas. Ou seja, ter ofertas de emprego, boa renda, acesso a estudos e saúde são importantes, mas não são os únicos fatores a indicar qualidade de vida. Logo, uma nova metodologia de pesquisa se faz necessária.

    • Paulo

      Araraquara também já foi considerada a cidade mais limpa das américas e a com mais arborização em área urbana.
      Não se demora muito mais que 1h para ir a qualquer ponto na área urbana da cidade. Não tem enchentes, nem congestionamento. Tem uma das melhores escolas de nível médio do estado de São Paulo.

  • Fábio Souza

    IDH, IFDM … A qualidade de vida não se mede apenas por meio de três fatores. Transporte, meio-ambiente (qualidade dos rios, do ar praças, parques etc.), trânsito (quanto tempo de casa para o trabalho e vice-versa) , acesso a cultura (bibliotecas, museus, centros culturais), qualidade do sono … Sou da Grande São Paulo e sei o quanto os fatores diversos (além dos três supra mencionados) influenciam na nossa qualidade de vida. Exemplo é o transporte e o trânsito, os quais deixam muito a desejar e são os principais fatores de nosso estresse. E as enchentes, que são reflexo do desrespeito à natureza (a Marginal Tiête está na várzea do rio)?; além de propiciar doenças diversas. Ou seja, ter ofertas de emprego, boa renda, acesso a estudos e saúde são importantes, mas não são os únicos fatores a indicar qualidade de vida. Logo, uma nova metodologia de pesquisa se faz necessária.

    • Paulo

      Araraquara também já foi considerada a cidade mais limpa das américas e a com mais arborização em área urbana.
      Não se demora muito mais que 1h para ir a qualquer ponto na área urbana da cidade. Não tem enchentes, nem congestionamento. Tem uma das melhores escolas de nível médio do estado de São Paulo.

      • Fernando

        concordo com voce Paulo Araraquara, e a cidade mais limpa das americas e tambem a mais arborizada, e tambem a melhor educação do estado de Sp.

  • Mane

    Não gosto de Curitiba, é uma cidade sem graça, não tem atrativos é feia, pequena, suja, atrasada, fui uma vez, não tenho vontade alguma de voltar. Pra mim as melhores cidades do Brasil são: Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza, Natal e Floripa. Gosto de praia, sol, agito.

  • Helena

    Olá Matheus, a migração para a Região Sul é mesmo intensa, você tem razão de sentir este receio. Afinal,quem está chegando na minha cidade? Gostaria só de lembrá-lo que vai gente ruim sim, mas vai também muito mais gente boa, sofrida, à procura de oportunidades numa cidade melhor, com oferta de emprego e salário dígnos. O maior erro, é dos políticos daqui das Regiões Norte e Nordeste, que igualmente sanguessugas e/ou vampiros , sugam as verbas que seriam destinadas a oferecer Educação de qualidade e Visão de futuro para este povo, que migra, educacional e profissionalmente, despreparado, e ao chegar nas grandes cidades, deparam-se com a barreira do processo de seleçao de currículos, solicitação de experiências na carteira… Ninguém quer empregar pessoas despreparadas, claro!
    Enfim, se houvesse mais honestidade política por aqui, nós encontraríamos soluções aqui mesmo, através da Educação de qualidade, nem precisaríamos migrar à procura de lugar melhor.Mudaríamos sim, mas o nosso lugar para melhor!

    • Matheus

      Concordo com oque disse, foi oque tentei dizer também, porém acabei não sendo claro. Conheço muitas pessoas que vieram de outros lugares, nordeste, sudeste, extremo sul e elas ajudam Curitba a melhorar, porém há uma intença migração de criminosos ao mesmo tempo, é esses que nos causam problemas por aqui. Claro, é evidente que muitos dos criminosos são curitibanos. A polícia não da conta assim!

      • Ubirajara Lopez Von Geisler

        Tinhamos é que fechar as fronteiras sulistas , sou de Porto Alegre nasci e moro aqui , tenho muito orgulho da minha cidade que já foi a melhor capital do Brasil ,mas que infelizmente não vem vivendo um bom momento , mesmo assim ostenta titulos reconhecidos no mundo inteiro .
        Recentemente uma pesquisa feita pela equipe do Fantástico mostrou as cidades mais limpas e as mais sujas do pais , e como já era de se esperar as mais limpas são aqui no sul , enquanto as mais sujas são no Nordeste , Rio de Janeiro inclusive ganhou o titulo de capital mas suja do pais , a mais limpa foi Curitiba , das cidades do interior do Brasil , Caxias do Sul aqui no Rio Grande do Sul venceu o premio de cidade mais limpa, pois possui um sistema unico de coleta de lixo , que não existe em nenhuma outra parte do Brasil , já no quesito praia a mais limpa foi Jurere em SC , as´praias mais sujas ficaram por conta de Rio de Janeiro e as praias do Nordeste.

        Como pode essa guria ai de cima essa tal de Thaise , falar tanta merda , só pode ter usado droga pra falar mal do sul , tive a oportunidade de conhecer Curitiba e amei a cidade , enquanto São Paulo , Rio e o Nordeste não tenho a minima vontade de ir algum dia . Essa guria tinha que dar um passeio aqui pela Serra Gaucha , tipo Gramado , Canela , Nova Petropolis , Feliz , Bento Gonçalves entre outras .

        Trabalhamos duro por nós e por eles , que só querem saber de carnaval e dependem de bolsas do governo pra sobreviver , é triste ver como um povo pode ser tão pobre de espirito e cultura. Há um trecho no hino Rio Grandense que diz o seguinte : ” O povo que não tem virtudes , acaba por ser escravo ”
        e enquanto os cariocas , paulistas e nordestinos forem mesquinhos , sempre serão escravos da midia e do sistema , e eles ainda pensam que são felizes que as migalhas que recebem do governo .

        • Wolfgang

          Nossa, o lugar que eu mais gosto no Brasil, tirando a minha cidade é a serra gaucha, que lugar lindo, que povo maravilhoso! Caxias do Sul é muito limpa mesmo, a cidade lembrou muito Curitiba para mim, infelizmente nunca fui para Porto Alegre, mas com certeza irei um dia. Eu estava pensando, é bom que falem mal do Sul, que achem que aqui é ruim, assim temos mais uma coisa que ajude a evitar a migração para cá, além do frio, o que é algo maravilhoso.

      • Ubirajara Lopez Von Geisler

        Tinhamos é que fechar as fronteiras sulistas , sou de Porto Alegre nasci e moro aqui , tenho muito orgulho da minha cidade que já foi a melhor capital do Brasil ,mas que infelizmente não vem vivendo um bom momento , mesmo assim ostenta titulos reconhecidos no mundo inteiro .
        Recentemente uma pesquisa feita pela equipe do Fantástico mostrou as cidades mais limpas e as mais sujas do pais , e como já era de se esperar as mais limpas são aqui no sul , enquanto as mais sujas são no Nordeste , Rio de Janeiro inclusive ganhou o titulo de capital mas suja do pais , a mais limpa foi Curitiba , das cidades do interior do Brasil , Caxias do Sul aqui no Rio Grande do Sul venceu o premio de cidade mais limpa, pois possui um sistema unico de coleta de lixo , que não existe em nenhuma outra parte do Brasil , já no quesito praia a mais limpa foi Jurere em SC , as´praias mais sujas ficaram por conta de Rio de Janeiro e as praias do Nordeste.

        Como pode essa guria ai de cima essa tal de Thaise , falar tanta merda , só pode ter usado droga pra falar mal do sul , tive a oportunidade de conhecer Curitiba e amei a cidade , enquanto São Paulo , Rio e o Nordeste não tenho a minima vontade de ir algum dia . Essa guria tinha que dar um passeio aqui pela Serra Gaucha , tipo Gramado , Canela , Nova Petropolis , Feliz , Bento Gonçalves entre outras .

        Trabalhamos duro por nós e por eles , que só querem saber de carnaval e dependem de bolsas do governo pra sobreviver , é triste ver como um povo pode ser tão pobre de espirito e cultura. Há um trecho no hino Rio Grandense que diz o seguinte : ” O povo que não tem virtudes , acaba por ser escravo ”
        e enquanto os cariocas , paulistas e nordestinos forem mesquinhos , sempre serão escravos da midia e do sistema , e eles ainda pensam que são felizes que as migalhas que recebem do governo .

        • Wolfgang

          Nossa, o lugar que eu mais gosto no Brasil, tirando a minha cidade é a serra gaucha, que lugar lindo, que povo maravilhoso! Caxias do Sul é muito limpa mesmo, a cidade lembrou muito Curitiba para mim, infelizmente nunca fui para Porto Alegre, mas com certeza irei um dia. Eu estava pensando, é bom que falem mal do Sul, que achem que aqui é ruim, assim temos mais uma coisa que ajude a evitar a migração para cá, além do frio, o que é algo maravilhoso.

  • Thaíse

    Nossa, as duas cidades que eu mais odeio no Brasil estão respectivamente em 1º e 2º lugares (Curitiba, no Paraná e Vitória, no Espírito Santo)…
    Eu sou sergipano e odeio essas duas cidades, eu gosto das cidades do Nordeste e o Rio de Janeiro, que são cidades alegres e animadas…
    eu já tive que trabalhar em Curitiba e em Vitória, tive que ir pois fui transferido de minha empresa, nossa é horrível, as duas cidades são iguais(não valem nada), povo sem graça, sério, fechado, só bom dia e SÓ!
    E o pior, eu tive a oportunidade de conhecer outras cidades desses estados (PARANÁ E ESPÍRITO SANTO) foi a pior experiência da minha vida, povo sem graça, no Paraná se acham por terem bastante imigrantes europeus, no espírito santo é a mesma coisa, inclusive no Espírito Santo tinha um povo esquisito, acho que se chama "pomeranos", pareciam albinos de tão brancos, gente tem que ir na praia pegar uma corzinha néh…fikdik
    Pegar ônibus em vitória e Curitiba é traumatizante, vc não ouve um ruído, ninguém fala nada, nem uma conversinha, chega a dar depressão.
    se vc quer ter depressão vá para Curitiba PR e Vitória ES…
    Eu tenho pena de Curitiba por ser uma cidade tão sem graça, e tenho o mesmo sentimento por Vitória, aliás o caso de Vitória é ainda pior pois é perto do Rio de Janeiro, como um Estado próximo ao Rio de Janeiro pode ser tão fechado e triste?

    • Mário G.

      Sou Curitibano, não tenho depressão.
      Sermos um povo fechado é uma característica nossa, assim como ser alegre e animado é dos cariocas e nordestinos, como você disse. Não temos culpa disso.
      Ninguém anda de ônibus pra ouvir barulho. Tem bastante barulho do lado de fora. Quer ouvir barulho, fique lá. Ônibus serve para transportar pessoas, e sabemos que nosso sistema de transporte público é um dos mais modernos e eficientes do mundo. Não reclame então. Se você pegou ônibus aqui, sinta-se honrada.
      Se Curitiba fosse sem graça, não teríamos tantos visitantes do Brasil e do exterior se encantando com nossa cidade todos os dias.
      Acho o Nordeste muito bonito, gosto também da alegria do Rio de Janeiro, mas não troco Curitiba por nada.

      • Fb

        Você deve ser gostoso,nas tá todo se querendo,só porque mora em Curitiba.Eu gosto de lembrar que o Rio de Janeiro é a cidade brasileira que mais recebe turista do Brasil,então vê se fica quetinho ,tá.

        • Wolfgang

          Sim, o Rio é a cidade brasileira que mais recebe turistas, é muito bonita sim, povo alegre, gostei de lá, mas não troco de forma alguma por Curitiba, e, se for para ir a praia prefiro Florianópolis ao Rio, vocês ai no Rio tem praias muito bonitas, porém muito sujas. Curitiba não tem a limpeza de uma cidade da Alemanha ou Suiça.. Mas por estar no Brasil, e ser uma capital com um número consideravel de habitantes, além dos muitos da região metropolitana quem vem para trabalhar e estudar aqui, Curitiba é sim limpa. Vocês ai cariocas, paulistas, e, mesmo muitos curitibanos, vamos se concientizar e ter vergonha de largar o lixo em qualquer canto: isso é o sinal mais claro de desleixo e falta de educação em alguém, pesso desculpas aos que cultivam o bom hábito da higiene. E, já que o Rio tem tantos turistas, seria o mínimo ter a vergonha de manter a cidade limpa, assim como é bacana organizar e limpar a nossa casa quando virão convidados. Se os outros jogam lixo o problema é deles, faça você a sua parte, e, para os mais empenhados, quando ver alguém jogando lixo na rua, educadamente aborde a pessoa e lhe diga sorrindo: "com licença, você deixou cair isto".

        • Mário G.

          Mas acho que a quantidade de turistas não influi muito no IDFM da cidade, pois os números não mentem. É só ver ali. E eu vejo a diferença de ter menos turistas aqui do que no Rio, e dou graças a Deus por não termos tantos assim. Sei que a maioria de nossos turistas são argentinos e paraguaios, que vêm até aqui por ser mais perto, mas eles têm respeito pela nossa cidade. Não são como americanos que têm outra imagem do Brasil lá e vem sujar e desrespeitar a nossa terra…
          Seus comentários são vãos. Eu sei que Curitiba é a capital com maior desenvolvimento, e está provado na tabela lá em cima. Isso para mim basta.

          • Rio Temos Q melhorar

            Mário G.
            Sou Carioca, mas fico muito triste pelo Rio, são cariocas como o FB que desgraçam esta cidade, pra ser feliz…não precisa ser porco, pra ser povo alegre…não precisa desrespeitar o direito dos outros, aqui todo mundo só pensa em levar vantagem, é o povo mais mal educado do Brasil… eu conheço muitas capitais, João Pessoa-PB me surpreendeu, mas Curiba é inigualável…povo ordeiro, educado, é verdade que vcs são reservados,mas…depois que se faz amizade são bons amigos.
            Parabéns Curitiba…Parabéns Curitibanos, tenho orgulho de ter em meu país uma cidade como Curitiba.
            Abraço ao Povo Paranaense

          • milena

            oi acho tambem que o rio tem que melhorar nao sou carioca sou bahiana mais entendo voce a bahia tem lugares muitos belos mais tambem toda cidade tem que ser bem cuidada nao so fazendo limpeza na rua mais sim os moradores sendo educados bem cuidados nao jogar lixo na rua nao procurar confusao isso tudo trasforma o bairro melhor seria bom tambem dse voce avissase tudo isso a os moradores talvez eles pensem nisso talvez o rio melhore !!!!!

    • Wolfgang

      Thaíse, não precisamo de sua "pena" pois estamos muito bem por aqui. É questão de cultura, o povo curitibano é mais reservado, não converçamos com qualquer um na rua como se já nos conhececemos a muito tempo, guardamos isso para quem conheçemos de verdade, assim como é cultural o aspecto do destino do lixo, curitibano que é curtibano mesmo não joga lixo na rua, vocês ai para o norte não sabem o significado da palavra lixeira, é desagradavel andar na rua. Acho que não deveria classificar os Pomeranos pela cor da pele deles, isso é preconceito, deveria se informar sobre a cultura deles antes de falar alguma coisa. E, não tenha pena dos curitibanos, paranaeses…, estamos muito bem aqui, e nos orgulhamos de nossa cidade, ajudamos o Brasil a crescer, junto com SP, ES… E, não dependemos do dinheiro de outros estados para termos alguma coisa por aqui. Não confunda tristeza com ser reservado, duvido muito que seja tão importante ficar falando do tempo ou, "como esse ônibus está cheio" com alguem que você nem conheça. Creio que ter bons hospitais, boas escolas, ruas pavimentadas, tratamento de esgoto, água encanada, eletrecidade, parques, shoppings, transporte… entre outros benefícios de morar na capital com melhor IDH do país, seja melhor do que viver em cidades precárias, com um povo que seja menos sutil e, por isso pareça mais alegre. Engraçado que Curitiba, Vitoria, São Paulo… são cidades tão ruins, tristes, sem graça… mas vocês por ai tão sempre vindo para cá. Acho que ninguem migra para um lugar pior que o seu sem ser obrigado a isso.

    • Denise

      Pois Thaíse, discordo totalmente de vc. Sou Carioca e ADORO Curitiba. Uma cidade ordeira, limpa e linda. Sempre fui muito bem recebida lá. Não tenho absolutamente nada a criticar no povo curitibano. O que vc deve ter estranhado é na civilidade ordeira de um povo que trabalha e leva sua vida ser escandaloso. Vc também deve ter estranhado a limpeza da cidade, já que os estados do nordeste e do sudeste não primam pela educação do povo e nem pela sua higiene. Vc também deve ter estranhado o carinho que a população do Sul tem por seus parques e jardins muitíssimo bem cuidados, onde vc pode sentar em bancos limpos e apreciar a beleza das flores plantadas em qualquer pedacinho de terra. Realmente….é um horror.

  • Thaíse

    Nossa, as duas cidades que eu mais odeio no Brasil estão respectivamente em 1º e 2º lugares (Curitiba, no Paraná e Vitória, no Espírito Santo)…
    Eu sou sergipano e odeio essas duas cidades, eu gosto das cidades do Nordeste e o Rio de Janeiro, que são cidades alegres e animadas…
    eu já tive que trabalhar em Curitiba e em Vitória, tive que ir pois fui transferido de minha empresa, nossa é horrível, as duas cidades são iguais(não valem nada), povo sem graça, sério, fechado, só bom dia e SÓ!
    E o pior, eu tive a oportunidade de conhecer outras cidades desses estados (PARANÁ E ESPÍRITO SANTO) foi a pior experiência da minha vida, povo sem graça, no Paraná se acham por terem bastante imigrantes europeus, no espírito santo é a mesma coisa, inclusive no Espírito Santo tinha um povo esquisito, acho que se chama “pomeranos”, pareciam albinos de tão brancos, gente tem que ir na praia pegar uma corzinha néh…fikdik
    Pegar ônibus em vitória e Curitiba é traumatizante, vc não ouve um ruído, ninguém fala nada, nem uma conversinha, chega a dar depressão.
    se vc quer ter depressão vá para Curitiba PR e Vitória ES…
    Eu tenho pena de Curitiba por ser uma cidade tão sem graça, e tenho o mesmo sentimento por Vitória, aliás o caso de Vitória é ainda pior pois é perto do Rio de Janeiro, como um Estado próximo ao Rio de Janeiro pode ser tão fechado e triste?

    • Mário G.

      Sou Curitibano, não tenho depressão.
      Sermos um povo fechado é uma característica nossa, assim como ser alegre e animado é dos cariocas e nordestinos, como você disse. Não temos culpa disso.
      Ninguém anda de ônibus pra ouvir barulho. Tem bastante barulho do lado de fora. Quer ouvir barulho, fique lá. Ônibus serve para transportar pessoas, e sabemos que nosso sistema de transporte público é um dos mais modernos e eficientes do mundo. Não reclame então. Se você pegou ônibus aqui, sinta-se honrada.
      Se Curitiba fosse sem graça, não teríamos tantos visitantes do Brasil e do exterior se encantando com nossa cidade todos os dias.
      Acho o Nordeste muito bonito, gosto também da alegria do Rio de Janeiro, mas não troco Curitiba por nada.

      • Fb

        Você deve ser gostoso,nas tá todo se querendo,só porque mora em Curitiba.Eu gosto de lembrar que o Rio de Janeiro é a cidade brasileira que mais recebe turista do Brasil,então vê se fica quetinho ,tá.

        • Wolfgang

          Sim, o Rio é a cidade brasileira que mais recebe turistas, é muito bonita sim, povo alegre, gostei de lá, mas não troco de forma alguma por Curitiba, e, se for para ir a praia prefiro Florianópolis ao Rio, vocês ai no Rio tem praias muito bonitas, porém muito sujas. Curitiba não tem a limpeza de uma cidade da Alemanha ou Suiça.. Mas por estar no Brasil, e ser uma capital com um número consideravel de habitantes, além dos muitos da região metropolitana quem vem para trabalhar e estudar aqui, Curitiba é sim limpa. Vocês ai cariocas, paulistas, e, mesmo muitos curitibanos, vamos se concientizar e ter vergonha de largar o lixo em qualquer canto: isso é o sinal mais claro de desleixo e falta de educação em alguém, pesso desculpas aos que cultivam o bom hábito da higiene. E, já que o Rio tem tantos turistas, seria o mínimo ter a vergonha de manter a cidade limpa, assim como é bacana organizar e limpar a nossa casa quando virão convidados. Se os outros jogam lixo o problema é deles, faça você a sua parte, e, para os mais empenhados, quando ver alguém jogando lixo na rua, educadamente aborde a pessoa e lhe diga sorrindo: “com licença, você deixou cair isto”.

        • Mário G.

          Mas acho que a quantidade de turistas não influi muito no IDFM da cidade, pois os números não mentem. É só ver ali. E eu vejo a diferença de ter menos turistas aqui do que no Rio, e dou graças a Deus por não termos tantos assim. Sei que a maioria de nossos turistas são argentinos e paraguaios, que vêm até aqui por ser mais perto, mas eles têm respeito pela nossa cidade. Não são como americanos que têm outra imagem do Brasil lá e vem sujar e desrespeitar a nossa terra…
          Seus comentários são vãos. Eu sei que Curitiba é a capital com maior desenvolvimento, e está provado na tabela lá em cima. Isso para mim basta.

          • Rio Temos Q melhorar

            Mário G.
            Sou Carioca, mas fico muito triste pelo Rio, são cariocas como o FB que desgraçam esta cidade, pra ser feliz…não precisa ser porco, pra ser povo alegre…não precisa desrespeitar o direito dos outros, aqui todo mundo só pensa em levar vantagem, é o povo mais mal educado do Brasil… eu conheço muitas capitais, João Pessoa-PB me surpreendeu, mas Curiba é inigualável…povo ordeiro, educado, é verdade que vcs são reservados,mas…depois que se faz amizade são bons amigos.
            Parabéns Curitiba…Parabéns Curitibanos, tenho orgulho de ter em meu país uma cidade como Curitiba.
            Abraço ao Povo Paranaense

          • milena

            oi acho tambem que o rio tem que melhorar nao sou carioca sou bahiana mais entendo voce a bahia tem lugares muitos belos mais tambem toda cidade tem que ser bem cuidada nao so fazendo limpeza na rua mais sim os moradores sendo educados bem cuidados nao jogar lixo na rua nao procurar confusao isso tudo trasforma o bairro melhor seria bom tambem dse voce avissase tudo isso a os moradores talvez eles pensem nisso talvez o rio melhore !!!!!

          • Rio Temos Q melhorar

            Mário G.
            Sou Carioca, mas fico muito triste pelo Rio, são cariocas como o FB que desgraçam esta cidade, pra ser feliz…não precisa ser porco, pra ser povo alegre…não precisa desrespeitar o direito dos outros, aqui todo mundo só pensa em levar vantagem, é o povo mais mal educado do Brasil… eu conheço muitas capitais, João Pessoa-PB me surpreendeu, mas Curiba é inigualável…povo ordeiro, educado, é verdade que vcs são reservados,mas…depois que se faz amizade são bons amigos.
            Parabéns Curitiba…Parabéns Curitibanos, tenho orgulho de ter em meu país uma cidade como Curitiba.
            Abraço ao Povo Paranaense

          • Rio Temos Q melhorar

            Mário G.
            Sou Carioca, mas fico muito triste pelo Rio, são cariocas como o FB que desgraçam esta cidade, pra ser feliz…não precisa ser porco, pra ser povo alegre…não precisa desrespeitar o direito dos outros, aqui todo mundo só pensa em levar vantagem, é o povo mais mal educado do Brasil… eu conheço muitas capitais, João Pessoa-PB me surpreendeu, mas Curiba é inigualável…povo ordeiro, educado, é verdade que vcs são reservados,mas…depois que se faz amizade são bons amigos.
            Parabéns Curitiba…Parabéns Curitibanos, tenho orgulho de ter em meu país uma cidade como Curitiba.
            Abraço ao Povo Paranaense

    • Wolfgang

      Thaíse, não precisamo de sua “pena” pois estamos muito bem por aqui. É questão de cultura, o povo curitibano é mais reservado, não converçamos com qualquer um na rua como se já nos conhececemos a muito tempo, guardamos isso para quem conheçemos de verdade, assim como é cultural o aspecto do destino do lixo, curitibano que é curtibano mesmo não joga lixo na rua, vocês ai para o norte não sabem o significado da palavra lixeira, é desagradavel andar na rua. Acho que não deveria classificar os Pomeranos pela cor da pele deles, isso é preconceito, deveria se informar sobre a cultura deles antes de falar alguma coisa. E, não tenha pena dos curitibanos, paranaeses…, estamos muito bem aqui, e nos orgulhamos de nossa cidade, ajudamos o Brasil a crescer, junto com SP, ES… E, não dependemos do dinheiro de outros estados para termos alguma coisa por aqui. Não confunda tristeza com ser reservado, duvido muito que seja tão importante ficar falando do tempo ou, “como esse ônibus está cheio” com alguem que você nem conheça. Creio que ter bons hospitais, boas escolas, ruas pavimentadas, tratamento de esgoto, água encanada, eletrecidade, parques, shoppings, transporte… entre outros benefícios de morar na capital com melhor IDH do país, seja melhor do que viver em cidades precárias, com um povo que seja menos sutil e, por isso pareça mais alegre. Engraçado que Curitiba, Vitoria, São Paulo… são cidades tão ruins, tristes, sem graça… mas vocês por ai tão sempre vindo para cá. Acho que ninguem migra para um lugar pior que o seu sem ser obrigado a isso.

    • Denise

      Pois Thaíse, discordo totalmente de vc. Sou Carioca e ADORO Curitiba. Uma cidade ordeira, limpa e linda. Sempre fui muito bem recebida lá. Não tenho absolutamente nada a criticar no povo curitibano. O que vc deve ter estranhado é na civilidade ordeira de um povo que trabalha e leva sua vida ser escandaloso. Vc também deve ter estranhado a limpeza da cidade, já que os estados do nordeste e do sudeste não primam pela educação do povo e nem pela sua higiene. Vc também deve ter estranhado o carinho que a população do Sul tem por seus parques e jardins muitíssimo bem cuidados, onde vc pode sentar em bancos limpos e apreciar a beleza das flores plantadas em qualquer pedacinho de terra. Realmente….é um horror.

    • Denise

      Pois Thaíse, discordo totalmente de vc. Sou Carioca e ADORO Curitiba. Uma cidade ordeira, limpa e linda. Sempre fui muito bem recebida lá. Não tenho absolutamente nada a criticar no povo curitibano. O que vc deve ter estranhado é na civilidade ordeira de um povo que trabalha e leva sua vida ser escandaloso. Vc também deve ter estranhado a limpeza da cidade, já que os estados do nordeste e do sudeste não primam pela educação do povo e nem pela sua higiene. Vc também deve ter estranhado o carinho que a população do Sul tem por seus parques e jardins muitíssimo bem cuidados, onde vc pode sentar em bancos limpos e apreciar a beleza das flores plantadas em qualquer pedacinho de terra. Realmente….é um horror.

    • Denise

      Pois Thaíse, discordo totalmente de vc. Sou Carioca e ADORO Curitiba. Uma cidade ordeira, limpa e linda. Sempre fui muito bem recebida lá. Não tenho absolutamente nada a criticar no povo curitibano. O que vc deve ter estranhado é na civilidade ordeira de um povo que trabalha e leva sua vida ser escandaloso. Vc também deve ter estranhado a limpeza da cidade, já que os estados do nordeste e do sudeste não primam pela educação do povo e nem pela sua higiene. Vc também deve ter estranhado o carinho que a população do Sul tem por seus parques e jardins muitíssimo bem cuidados, onde vc pode sentar em bancos limpos e apreciar a beleza das flores plantadas em qualquer pedacinho de terra. Realmente….é um horror.

  • Neusi Freitas

    Sou de Vila Velha ES, não gosto que falem mal da minha cidade.. Da minha gente… capixaba é um povo hospitaleiro, alegre e nada sem graça. Como não posso generalizar derrepente foi infeliz como grupo de pessoas que teve de conviver.Mas de boa… eu detestaria ficar ao lado de uma pessoa que reclama de tudo… Detesto aqueles bla bla bla… de ônibos..fones no ouvidos… Somos educados repeitamos os idosos… não aglomeramos de uma só vez pra entrar em ônibos… cedemos lugares a gestantes… respeitamos filas..Se o estado te acolheu com emprego.. moradia… vc esta sendo engrata… Tenho parentes, amigos no sul do pais …Em Curitiba, Ponta Grossa, interior do Parana… Nem todo palhaço é engraçado.Eu amo a minha terra cidade do sol de praias, e com região serrana de onde vc falou dos pomeranos. Nasci na região serrana do estado e gosto muito do clima das montanhas e da brisa maritima..pense antes de criticar..

    • Lilian

      Pois é. Prefiro seriedade e respeito a pessoas que mostram os dentes o tempo todo e também as mangas de vez em quando. Respeitar uma fila, ceder lugar, portar-se no trânsito e em outros lugares públicos são atitudes essenciais para a convivência harmoniosa em sociedade. Se as cidades do ES forem assim, então já ganharam muitos pontos e devem ser realmente ótimos lugares pra se viver! Prefiro isso àquela falsa alegria que mascara o desrespeito ao espaço alheio.

  • Neusi Freitas

    Sou de Vila Velha ES, não gosto que falem mal da minha cidade.. Da minha gente… capixaba é um povo hospitaleiro, alegre e nada sem graça. Como não posso generalizar derrepente foi infeliz como grupo de pessoas que teve de conviver.Mas de boa… eu detestaria ficar ao lado de uma pessoa que reclama de tudo… Detesto aqueles bla bla bla… de ônibos..fones no ouvidos… Somos educados repeitamos os idosos… não aglomeramos de uma só vez pra entrar em ônibos… cedemos lugares a gestantes… respeitamos filas..Se o estado te acolheu com emprego.. moradia… vc esta sendo engrata… Tenho parentes, amigos no sul do pais …Em Curitiba, Ponta Grossa, interior do Parana… Nem todo palhaço é engraçado.Eu amo a minha terra cidade do sol de praias, e com região serrana de onde vc falou dos pomeranos. Nasci na região serrana do estado e gosto muito do clima das montanhas e da brisa maritima..pense antes de criticar..

    • Lilian

      Pois é. Prefiro seriedade e respeito a pessoas que mostram os dentes o tempo todo e também as mangas de vez em quando. Respeitar uma fila, ceder lugar, portar-se no trânsito e em outros lugares públicos são atitudes essenciais para a convivência harmoniosa em sociedade. Se as cidades do ES forem assim, então já ganharam muitos pontos e devem ser realmente ótimos lugares pra se viver! Prefiro isso àquela falsa alegria que mascara o desrespeito ao espaço alheio.

  • Ghandipaz

    Lendo os comentários acerca do desempenho das cidades, notei uma coisa que é muito claro em´"nós" brasileiros, a paixão. Quando trata-se de estatisticas o embasamento é teórico e não emocional. Acredito eu, que toda cidade por mais sem graça que seja posuí seus encantos. O que me deixa um tanto preocupado é quando a paixão ultrapassa a razão, quando isso acontece, nós fechamos os olhos para os problemas, nessa escuridão não conseguimos lutar por melhorias e acabar com tanta discepância em nosso país. Outro perigo é o bairrismo, devemos ser seres mais universais, devemos sim glorificar a cultura local, mas os grandes homens são aqueles que sabem viver o diferente, ter um comportamento de alteridade em relação aos outros e aprender, sempre aprender com o diferente.

  • Ghandipaz

    Lendo os comentários acerca do desempenho das cidades, notei uma coisa que é muito claro em´”nós” brasileiros, a paixão. Quando trata-se de estatisticas o embasamento é teórico e não emocional. Acredito eu, que toda cidade por mais sem graça que seja posuí seus encantos. O que me deixa um tanto preocupado é quando a paixão ultrapassa a razão, quando isso acontece, nós fechamos os olhos para os problemas, nessa escuridão não conseguimos lutar por melhorias e acabar com tanta discepância em nosso país. Outro perigo é o bairrismo, devemos ser seres mais universais, devemos sim glorificar a cultura local, mas os grandes homens são aqueles que sabem viver o diferente, ter um comportamento de alteridade em relação aos outros e aprender, sempre aprender com o diferente.

  • Samantha

    Falam e falam mal da cidade de SP, mas está conprovado que é o melhor lugar pra se viver. Tem problemas na capital? Sim ! Mas como não teria? Impossível, a capital recebe a todos de braços aberto, e olha que não são poucos! Há muita gente em um espaço pequeno, esse é o maior problema ! Enfim, as 10 melhores estão aqui em SP, sou paulistana de alma e coração, com o maior orgulho do mundo e diferente doque a maioria das pessoas de fora pensam.. eu não sou nem um pouco estressada ! rs

    • Salim

      Vc é paulistana de alma e coração e totalmente partidária.
      Eu nasci aí, minha mãe ainda mora aí em um bairro muito bom (jd. paulista), é incomparável a qualidade de vida com a que tenho hj na minha cidade, que, coincidentemente é a primeira ro Ranking. ARARAQUARA

  • Samantha

    Falam e falam mal da cidade de SP, mas está conprovado que é o melhor lugar pra se viver. Tem problemas na capital? Sim ! Mas como não teria? Impossível, a capital recebe a todos de braços aberto, e olha que não são poucos! Há muita gente em um espaço pequeno, esse é o maior problema ! Enfim, as 10 melhores estão aqui em SP, sou paulistana de alma e coração, com o maior orgulho do mundo e diferente doque a maioria das pessoas de fora pensam.. eu não sou nem um pouco estressada ! rs

    • Salim

      Vc é paulistana de alma e coração e totalmente partidária.
      Eu nasci aí, minha mãe ainda mora aí em um bairro muito bom (jd. paulista), é incomparável a qualidade de vida com a que tenho hj na minha cidade, que, coincidentemente é a primeira ro Ranking. ARARAQUARA

  • Fb

    Concerteza.O Rio dejaneiro é a melhor cidade para se mora,o critetio desse ranking deveria ser a felicidade,e não as questões socias.Se as pessoas estam felizes,elas estam vivendo bem.Ah!povo mais feliz que nós.

    • XX

      Claro, é viver muito bem fugindo de balas o dia inteiro, cercado de favelas, com lixo pra todo lado… Mas tudo bem, cada um tem a sua opinião; contudo, nem todos têm o dom de escrever corretamente…

      • Chellesmichelle

        nossa…. se é para levar em conta todos esses problemas no rj , o brasil em todo não um bom páis para se viver , eu acho tão feio o modo em que o próprio brasileiro , não valoriza o seu páis ! poxa gente vamos valorizar nosso páis ! + para baixar a bola de muitos engraçadinhos o BRASIL É UM PÁIS DE 3º MUNDO! INFELIZMENTE ! então please baixe um pouco essa bola ! finalizando vajando p/ outro páis voce vai ter a mesma vergonha de um carioca em falar que é brasileiro e convive com os problemas do seu brasil!!

  • Fb

    Concerteza.O Rio dejaneiro é a melhor cidade para se mora,o critetio desse ranking deveria ser a felicidade,e não as questões socias.Se as pessoas estam felizes,elas estam vivendo bem.Ah!povo mais feliz que nós.

    • XX

      Claro, é viver muito bem fugindo de balas o dia inteiro, cercado de favelas, com lixo pra todo lado… Mas tudo bem, cada um tem a sua opinião; contudo, nem todos têm o dom de escrever corretamente…

      • Chellesmichelle

        nossa…. se é para levar em conta todos esses problemas no rj , o brasil em todo não um bom páis para se viver , eu acho tão feio o modo em que o próprio brasileiro , não valoriza o seu páis ! poxa gente vamos valorizar nosso páis ! + para baixar a bola de muitos engraçadinhos o BRASIL É UM PÁIS DE 3º MUNDO! INFELIZMENTE ! então please baixe um pouco essa bola ! finalizando vajando p/ outro páis voce vai ter a mesma vergonha de um carioca em falar que é brasileiro e convive com os problemas do seu brasil!!

  • http://www.facebook.com/people/Raquel-Bordignon/1768248063 Raquel Bordignon

    ta aí, matãozinho num ta tão ruim assim hahahaha

  • http://www.facebook.com/people/Raquel-Bordignon/1768248063 Raquel Bordignon

    ta aí, matãozinho num ta tão ruim assim hahahaha

  • http://www.facebook.com/people/Letícia-Fraçon/100001854838969 Letícia Fra&a

    ééé, Araraquara! *-*

  • http://www.facebook.com/people/Letícia-Fraçon/100001854838969 Letícia Fraçon

    ééé, Araraquara! *-*

  • http://www.facebook.com/people/Luiz-Antonio/100000701874253 Luiz Antonio

    Muito interessante este índice, pois compara emprego e renda com educação e saúde. Faz sentido principalmente com as cidades que conheço.

  • http://www.facebook.com/people/Luiz-Antonio/100000701874253 Luiz Antonio

    Muito interessante este índice, pois compara emprego e renda com educação e saúde. Faz sentido principalmente com as cidades que conheço.

  • Rafaelcia

    Morei em Vila Velha e serei um eterno apaixonado! Já morei no Rio, em São Paulo, em BH, Fortaleza, Recife (não me agradou muito)… Conheço muito bem as grandes cidades do Sul do País também… Não vejo motivos de pessoas que chegam apenas para extrair dinheiro (exploração) falarem mal de cidades maravilhosas como estas. Temos que primeiro conhecer os costumes locais e regionais para a opinião ser mais valorizada. Nova Friburgo, infelizmente detonada por uma catástrofe climática, seria uma cidade que voltaria a viver. Jaguariúna minha atual cidade, é exemplo de limpeza e infra-estrutura para "melhor idade". Abraços e continuem postando!

  • Rafaelcia

    Morei em Vila Velha e serei um eterno apaixonado! Já morei no Rio, em São Paulo, em BH, Fortaleza, Recife (não me agradou muito)… Conheço muito bem as grandes cidades do Sul do País também… Não vejo motivos de pessoas que chegam apenas para extrair dinheiro (exploração) falarem mal de cidades maravilhosas como estas. Temos que primeiro conhecer os costumes locais e regionais para a opinião ser mais valorizada. Nova Friburgo, infelizmente detonada por uma catástrofe climática, seria uma cidade que voltaria a viver. Jaguariúna minha atual cidade, é exemplo de limpeza e infra-estrutura para “melhor idade”. Abraços e continuem postando!

  • Anita_elza

    Tudo é questão de costume. Mas de todas as características, a que eu considero principal para dar o título a uma cidade de boa ou não, é a hospitalidade e simpatia de quem nela mora. Geralmente, quanto mais humilde o povo, mais felizes e hospitaleiros são. Quem é rico ou pensa que é rico, vive pensando em contas pra pagar e em como vai ganhar mais dinheiro, e por isso estão cada vez usando o cérebro para enriquecer e esquecem de viver.

    • Marcelorocha10

      Anita gostei muito de seus argumentos,é a mais pura vdde o q disse,moro em Vinhedo SP,e o povo ta dançando o som do sistema capitalista,como vc disse ""usando o cérebro para enriquecer e esquecem de viver"".
      Abraço

    • http://pulse.yahoo.com/_65YJMYFKQYV7HX4XIDPH6YGSTY Yara Maria

      Vc. lembrou muito bem quando diz que esquecem de viver….

      estou com aqueles que preferem viver do que ter….

      boa sorte.

  • Anita_elza

    Tudo é questão de costume. Mas de todas as características, a que eu considero principal para dar o título a uma cidade de boa ou não, é a hospitalidade e simpatia de quem nela mora. Geralmente, quanto mais humilde o povo, mais felizes e hospitaleiros são. Quem é rico ou pensa que é rico, vive pensando em contas pra pagar e em como vai ganhar mais dinheiro, e por isso estão cada vez usando o cérebro para enriquecer e esquecem de viver.

    • Marcelorocha10

      Anita gostei muito de seus argumentos,é a mais pura vdde o q disse,moro em Vinhedo SP,e o povo ta dançando o som do sistema capitalista,como vc disse “”usando o cérebro para enriquecer e esquecem de viver””.
      Abraço

    • http://pulse.yahoo.com/_65YJMYFKQYV7HX4XIDPH6YGSTY Yara Maria

      Vc. lembrou muito bem quando diz que esquecem de viver….

      estou com aqueles que preferem viver do que ter….

      boa sorte.

  • Anita_elza

    Tudo é questão de costume. Mas de todas as características, a que eu considero principal para dar o título a uma cidade de boa ou não, é a hospitalidade e simpatia de quem nela mora. Geralmente, quanto mais humilde o povo, mais felizes e hospitaleiros são. Quem é rico ou pensa que é rico, vive pensando em contas pra pagar e em como vai ganhar mais dinheiro, e por isso estão cada vez usando o cérebro para enriquecer e esquecem de viver.

  • Dapgoncalves_93

    Gente, tem vários quesitos pessoais para se analisar o melhor pra cada um. Mas gente, vamos acordar, querendo ou não, na soma de VÁRIOS QUESITOS E FATORES e tudo baseado em estudos, não tem como negar, o Estado de São Paulo pode sim, ser considerado o melhor estado para se viver no país e frisa-se, esse estudo se baseia em diversos quesitos, ou seja, é um CONJUNTO DE FATORES que levou a esse resultado! Concordo com aqueles que dizem que as cidades do Sul são maravilhosas, e são, pois conheço. Porém, quem conhece o Estado de São Paulo, principalmente o interior, sabe do que essa pesquisa está falando e nem preciso argumentar nada aqui, pois quem não conhece não vai passar a conhecer por minhas palavras… E uma última coisa, essa pesquisa foi feita por uma instituição CARIOCA, então, pode ter certeza que eles tiveram muita cautela na hora de "levantar a moral" dos paulistas…

    • Medmelo

      As cidades do Sul que sao maravilhosas sao as de SANTA CATARINA!!!! e Parana!! O No RIO GRANDE DO SUL…. maravilhoso mesmo soh Gramado e Canela e talvez Frederico Westphalen… o resto eh uma PORCARIA… quem conhece Viamao, Gravatai, tramandai, Canoas, Camaqua, Pelotas sabe disso……..

  • Dapgoncalves_93

    Gente, tem vários quesitos pessoais para se analisar o melhor pra cada um. Mas gente, vamos acordar, querendo ou não, na soma de VÁRIOS QUESITOS E FATORES e tudo baseado em estudos, não tem como negar, o Estado de São Paulo pode sim, ser considerado o melhor estado para se viver no país e frisa-se, esse estudo se baseia em diversos quesitos, ou seja, é um CONJUNTO DE FATORES que levou a esse resultado! Concordo com aqueles que dizem que as cidades do Sul são maravilhosas, e são, pois conheço. Porém, quem conhece o Estado de São Paulo, principalmente o interior, sabe do que essa pesquisa está falando e nem preciso argumentar nada aqui, pois quem não conhece não vai passar a conhecer por minhas palavras… E uma última coisa, essa pesquisa foi feita por uma instituição CARIOCA, então, pode ter certeza que eles tiveram muita cautela na hora de “levantar a moral” dos paulistas…

    • Medmelo

      As cidades do Sul que sao maravilhosas sao as de SANTA CATARINA!!!! e Parana!! O No RIO GRANDE DO SUL…. maravilhoso mesmo soh Gramado e Canela e talvez Frederico Westphalen… o resto eh uma PORCARIA… quem conhece Viamao, Gravatai, tramandai, Canoas, Camaqua, Pelotas sabe disso……..

  • Jonas

    Natal ta podendo hein, pra quem fala do nordeste, Natal é 11º melhor capital de se viver do Brasil. Já fui a feria por lá, é muito linda e tem pontos turisticos lindos.

    • Alfa

      Desculpa ai, Curitiba está em primeiro dentre as capitais e 47º dentre todas as cidades. Mas Natal não está tão mal não, quero conhecê-la um dia.

  • Jonas

    Natal ta podendo hein, pra quem fala do nordeste, Natal é 11º melhor capital de se viver do Brasil. Já fui a feria por lá, é muito linda e tem pontos turisticos lindos.

    • Alfa

      Desculpa ai, Curitiba está em primeiro dentre as capitais e 47º dentre todas as cidades. Mas Natal não está tão mal não, quero conhecê-la um dia.

  • Matheusregato

    Cara RS, só Canela e Gramado.
    Velho tem Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Torres, Tramandaí, e etc…
    Tú deve conhecer a zona metropolitana e só!
    E aposto que é carioca serio povinho de bosta, eu fui lá esperando ver só praias foda, minas lindas e tal…
    O que eu vi foi praias sujas, minas feias e ainda dançando samba!
    Fora a sujeira das ruas e educação pública ridicula, o que no RS é boa, (não to falando por fala é boa msm)!

    • Cala a boca ot&a

      Rapá,
      Eu morei 2 anos no Sul. Tramandaí é um lixo, mal tem hospital e os moradores vivem sem esgoto e sem nada, você já foi no Agual? Torres não tem nada, Caxias do Sul tem uma favela imensa, aquele tal de Dil, sei lá…
      Cala boca e vai tomar bosta de cavalo, ops, chimarrão.

  • Matheusregato

    Cara RS, só Canela e Gramado.
    Velho tem Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Torres, Tramandaí, e etc…
    Tú deve conhecer a zona metropolitana e só!
    E aposto que é carioca serio povinho de bosta, eu fui lá esperando ver só praias foda, minas lindas e tal…
    O que eu vi foi praias sujas, minas feias e ainda dançando samba!
    Fora a sujeira das ruas e educação pública ridicula, o que no RS é boa, (não to falando por fala é boa msm)!

    • Cala a boca otário

      Rapá,
      Eu morei 2 anos no Sul. Tramandaí é um lixo, mal tem hospital e os moradores vivem sem esgoto e sem nada, você já foi no Agual? Torres não tem nada, Caxias do Sul tem uma favela imensa, aquele tal de Dil, sei lá…
      Cala boca e vai tomar bosta de cavalo, ops, chimarrão.

  • Jazbik

    Pra mim a melhor cidade pra viver é Rio Branco no Acre… Essa lista é tremendamente equivocada.Morei no Rio,Belo horizonte, Manaus e atualmente em Campo grande e posso falar que Rio Branco está em um nível bem melhor que as demais citadas, onde atualmente, prestem atenção atualmente tem uma excelente qualidade de vida, pena que não posso falar do interior do Acre. Mas, não adianta eu falar, tudo é questão de gosto, uns gostam de engarrafamento,praias sujas e farofagem, outros gostam de prédios etc e tal. de uma muvuquinha básica.Não adianta falar mal de Rio Branco, se não conhecem. já ouvi muita babaquice tipo o Acre não existe mas ele existe sim para os estudiosos e intelectuais.Soaria falso se eu não reconhecesse que o conjunto da praia, montanhas da orla do rio é fantástica.Que a cultura do amazonas é a mais original de todas.Belo horizonte tem um povo acolhedor sem igual e Campo Grande sem uma cidade de avenidas largas e arborizadas, enfim organizada…

    • Josi

      Amazonas ter a cultura mais original do Brasil……..kkkkkkkkkkk………que burro!! dá zero pra ele!!

  • Jazbik

    Pra mim a melhor cidade pra viver é Rio Branco no Acre… Essa lista é tremendamente equivocada.Morei no Rio,Belo horizonte, Manaus e atualmente em Campo grande e posso falar que Rio Branco está em um nível bem melhor que as demais citadas, onde atualmente, prestem atenção atualmente tem uma excelente qualidade de vida, pena que não posso falar do interior do Acre. Mas, não adianta eu falar, tudo é questão de gosto, uns gostam de engarrafamento,praias sujas e farofagem, outros gostam de prédios etc e tal. de uma muvuquinha básica.Não adianta falar mal de Rio Branco, se não conhecem. já ouvi muita babaquice tipo o Acre não existe mas ele existe sim para os estudiosos e intelectuais.Soaria falso se eu não reconhecesse que o conjunto da praia, montanhas da orla do rio é fantástica.Que a cultura do amazonas é a mais original de todas.Belo horizonte tem um povo acolhedor sem igual e Campo Grande sem uma cidade de avenidas largas e arborizadas, enfim organizada…

    • Josi

      Amazonas ter a cultura mais original do Brasil……..kkkkkkkkkkk………que burro!! dá zero pra ele!!

  • Junior Gonçal

    Olha só minha linda cidade Campo Grande MS é a 4° melhor pra se viver..Aqui é a primeira capital do Brasil sem favelas e a saude esta em dia a educaçao umas das melhores do pais com notas superiores a 6 bem acima da media nacional…Aqui temos de tudo avenidas bem largas arborizadas e opçoes de lazer não falta a criminalidade nao é tao alta e o que mais afeta e é ruim na nossa capital é o transito que é um dos mais violentos das capitais e cada dia mais o transito está ficando cheio tem dia que parece a marginal tiete de Sao Paulo mais isso é comum em qualquer capital do Brasil..Pena que a copa nao vem para cá seria otimo mais bonita ficaria..AmoMinhaCidadeMorena!

  • Junior Gonçalves

    Olha só minha linda cidade Campo Grande MS é a 4° melhor pra se viver..Aqui é a primeira capital do Brasil sem favelas e a saude esta em dia a educaçao umas das melhores do pais com notas superiores a 6 bem acima da media nacional…Aqui temos de tudo avenidas bem largas arborizadas e opçoes de lazer não falta a criminalidade nao é tao alta e o que mais afeta e é ruim na nossa capital é o transito que é um dos mais violentos das capitais e cada dia mais o transito está ficando cheio tem dia que parece a marginal tiete de Sao Paulo mais isso é comum em qualquer capital do Brasil..Pena que a copa nao vem para cá seria otimo mais bonita ficaria..AmoMinhaCidadeMorena!

  • Fernando

    concordo com voce Paulo Araraquara, e a cidade mais limpa das americas e tambem a mais arborizada, e tambem a melhor educação do estado de Sp.

  • Marcos_sampaio01

    Valinhos, como sempre mandando muito bem! 26ª melhor de SP e 28ª melhor do Brasil, realmente uma cidade muito bonita e com qualidade de vida de 1º mundo! LEGAL EU MORO AQUI!

  • Marcos_sampaio01

    Valinhos, como sempre mandando muito bem! 26ª melhor de SP e 28ª melhor do Brasil, realmente uma cidade muito bonita e com qualidade de vida de 1º mundo! LEGAL EU MORO AQUI!

  • Fttiusa

    Inveja é mesmo muito complicado, volta la para BH então, temos aqui em Vitória uma qualidade de vida excelente. BH é cheio de favela!!

  • Fttiusa

    Se voce nao conhece Vitória fique quieto, moro aqui em Vitória e aprovo, somos tambem a primeira capital a ter 100%esgoto tratado

  • http://twitter.com/brunaemarcio BrunaeMarcio

    moro em araraquara, e sem duvida a minha cidade do coração não poderia estar em um lugar que não fosse o prmeiro. Morada do Sol e da Cidadania…

  • http://twitter.com/brunaemarcio BrunaeMarcio

    moro em araraquara, e sem duvida a minha cidade do coração não poderia estar em um lugar que não fosse o prmeiro. Morada do Sol e da Cidadania…

    • http://pulse.yahoo.com/_L5AAEKE465NAQVKSNKMU55ZCQE Salum

      Bruna e Marcio, também sou Araraquarense e amo minha cidade. Mas este ano de 2011 será uma vergonha para nós. Com certeza estaremos em primeiro lugar no ranking da Dengue. Como meus 2 filhos e minha esposa contrairam a doença, quando comentava com alguém sempre ouvia que na familia desta pessoa alguém também havia contraído a doença. Acho até que o número de 2 mil casos divulgado até junho/2011 está sendo manipulado, e que o número é muito superior. As atendentes do hospital no qual tenho plano de saúde também acham que o número é bem superior ao divulgado. Um vergonha. Vamos cair muito neste ranking.

  • Paulo Sergio

    A taxa de homicídios de SP é três vezes MENOR que a de Curitiba!!! Pesquise!
    O que ferra aqui é o sensacionalismo da imprensa marrom…

  • http://pulse.yahoo.com/_L5AAEKE465NAQVKSNKMU55ZCQE Salum

    Bruna e Marcio, também sou Araraquarense e amo minha cidade. Mas este ano de 2011 será uma vergonha para nós. Com certeza estaremos em primeiro lugar no ranking da Dengue. Como meus 2 filhos e minha esposa contrairam a doença, quando comentava com alguém sempre ouvia que na familia desta pessoa alguém também havia contraído a doença. Acho até que o número de 2 mil casos divulgado até junho/2011 está sendo manipulado, e que o número é muito superior. As atendentes do hospital no qual tenho plano de saúde também acham que o número é bem superior ao divulgado. Um vergonha. Vamos cair muito neste ranking.

  • Anônimo

    Jundiaí é bom viver aqui! sem duvida é uma das melhores cidades Brasil, temos a melhor biblioteca do pais e um dos maiores distrito industrial da América latina !
    Nosso Hospital publico é melhor que os convenio,na educação ainda deixam a desejar mas não são ruins.

    • Rafael Costa

      Você precisa frequentar mais a “melhor biblioteca” do Brasil aí na sua cidade.

  • NIR2011

    Jundiaí é bom viver aqui! sem duvida é uma das melhores cidades Brasil, temos a melhor biblioteca do pais e um dos maiores distrito industrial da América latina !
    Nosso Hospital publico é melhor que os convenio,na educação ainda deixam a desejar mas não são ruins.

    • Rafael Costa

      Você precisa frequentar mais a “melhor biblioteca” do Brasil aí na sua cidade.

  • Anônimo

    valeu Jundiaí em 2011 entre as três melhores hein!!!

  • NIR2011

    valeu Jundiaí em 2011 entre as três melhores hein!!!

  • NIR2011

    valeu Jundiaí em 2011 entre as três melhores hein!!!

  • Bob Oliver

    Nego gaucho, sai la do interior do Brasil, passa 4 dias em um hotel 2 estrelas de Copacabana e a acha que conhece o Rio na palma da mão… tem q rir mesmo desses caipiras… Mas voltando ao assunto, comparar pequenas cidades de 30, 50, 100 mil habitantes com metropoles de 3, 6, 9 milhões é um bastante desproporcional… As grandes cidades do Brasil, todas tem bons e pessimos locais, com mais ou menos estrutura, isso é assim no mundo todo, Toquio, NY, B.Aires, Londres, etc… afinal todas em alguma epoca sofreram com algum tipo exodo populacional ou ainda sofrem suas consequencias, como principalmente aqui no Brasil sofrem São Paulo e Rio. Então muita calma com esse ranking ai, menos muito menos !!!

    • Anônimo

      Rio de Janeiro é uma cidade linda com uma igualdade social e índice criminal invejáveis. ela esbanja qualidade de vida… cidade onde o mar e a praia simplesmente anulam quaisquer aspectos negativos do Rio. A humildade do carioca é conhecida em todo país. É o povo mais simpático do Brasil.

      • Rafael David

        O Rio de Janeiro é sem dúvidas uma cidade linda mas isso por si só não basta. Como o estado mais rico do país paga a um pediatra 1200 reais!? As cidades do interior do estado do Rio são um lixo se comparadas às de estados mais pobres como Goiás. Aqui no esquecido Espírito Santo, o nosso complexo de inferioridade nos ajuda. Policiais ganham em início de carreira R$2.400, mil a mais que no rico Rio de Janeiro, professores ganham de 1500 a 2 mil em média para dar aulas 20h por semana, sendo que os salários da rede pública são maiores que da rede privada; as favelas de Vitória, retratadas na década de 80 no filme “o lugar de toda a pobreza,” já não existem mais, hoje são foco de altos investimento sociais com ótimas escolas e clínicas públicas, além de cooperativas geradoras de renda local, como as desfiadeiras de siri, tudo com nosso dinheiro, e não como no Rio que esperaram pelo dinheiro do PAC. Não se vê no interior do estado a miséria do NE, pelo cotrário, muita qualidade de vida e baixa violência, além dos avanços na área de saneamento básico. Há muita gente migrando pra cá. Temos altos índices de violência e carência em planejamento urbano mas isso já está mudando a passos largos. Nosso governo, antes podre e corrupto já dá sinais de grande eficiência. Assim, calados como sempre estivemos trabalhamos para melhorar nossas vidas, já o lindo Rio de Janeiro, eternamente protegido por ser cartão postal e ex-capital, fica esperando com o pires na mão. Será que alguém já parou para pensar em como o Rio de Janeiro é um estado pobre e mal administrado?

  • Bob Oliver

    Nego gaucho, sai la do interior do Brasil, passa 4 dias em um hotel 2 estrelas de Copacabana e a acha que conhece o Rio na palma da mão… tem q rir mesmo desses caipiras… Mas voltando ao assunto, comparar pequenas cidades de 30, 50, 100 mil habitantes com metropoles de 3, 6, 9 milhões é um bastante desproporcional… As grandes cidades do Brasil, todas tem bons e pessimos locais, com mais ou menos estrutura, isso é assim no mundo todo, Toquio, NY, B.Aires, Londres, etc… afinal todas em alguma epoca sofreram com algum tipo exodo populacional ou ainda sofrem suas consequencias, como principalmente aqui no Brasil sofrem São Paulo e Rio. Então muita calma com esse ranking ai, menos muito menos !!!

    • CaiNaReal

      Rio de Janeiro é uma cidade linda com uma igualdade social e índice criminal invejáveis. ela esbanja qualidade de vida… cidade onde o mar e a praia simplesmente anulam quaisquer aspectos negativos do Rio. A humildade do carioca é conhecida em todo país. É o povo mais simpático do Brasil.

      • Rafael David

        O Rio de Janeiro é sem dúvidas uma cidade linda mas isso por si só não basta. Como o estado mais rico do país paga a um pediatra 1200 reais!? As cidades do interior do estado do Rio são um lixo se comparadas às de estados mais pobres como Goiás. Aqui no esquecido Espírito Santo, o nosso complexo de inferioridade nos ajuda. Policiais ganham em início de carreira R$2.400, mil a mais que no rico Rio de Janeiro, professores ganham de 1500 a 2 mil em média para dar aulas 20h por semana, sendo que os salários da rede pública são maiores que da rede privada; as favelas de Vitória, retratadas na década de 80 no filme “o lugar de toda a pobreza,” já não existem mais, hoje são foco de altos investimento sociais com ótimas escolas e clínicas públicas, além de cooperativas geradoras de renda local, como as desfiadeiras de siri, tudo com nosso dinheiro, e não como no Rio que esperaram pelo dinheiro do PAC. Não se vê no interior do estado a miséria do NE, pelo cotrário, muita qualidade de vida e baixa violência, além dos avanços na área de saneamento básico. Há muita gente migrando pra cá. Temos altos índices de violência e carência em planejamento urbano mas isso já está mudando a passos largos. Nosso governo, antes podre e corrupto já dá sinais de grande eficiência. Assim, calados como sempre estivemos trabalhamos para melhorar nossas vidas, já o lindo Rio de Janeiro, eternamente protegido por ser cartão postal e ex-capital, fica esperando com o pires na mão. Será que alguém já parou para pensar em como o Rio de Janeiro é um estado pobre e mal administrado?

  • juninhofranco7

    Sou Capixaba e não me surpreendo com os resultados, só motivaram ainda mais o orgulho de nascer aqui.O fato de nós sermos sérios e mais “fechados´´que nossos vizinhos não significa a ausência da hospitalidade,muito pelo contrário,é a ausência da hipocrisia e a presença do respeito…

  • juninhofranco7

    Sou Capixaba e não me surpreendo com os resultados, só motivaram ainda mais o orgulho de nascer aqui.O fato de nós sermos sérios e mais “fechados´´que nossos vizinhos não significa a ausência da hospitalidade,muito pelo contrário,é a ausência da hipocrisia e a presença do respeito…

  • Rafael David

    Maior investimento em saneamento per capita no Brasil até 2014, professores ganham na rede pública entre 2500 e 4000 reais, policiais e bombeiros em início de carreira com 2400 reais de salário, médicos com médias de 4 a 6 mil, cidades do interior recebem mais investimentos que quase todo o estado devido à riqueza do petróleo, favelas urbanizadas com recursos municipais, forte combate à corrupção…Mas também, pouca cultura de planejamento urbano, dependência de royalties de petróleo, pouco barulho, trabalhamos calados…Sabe onde fica isso? Espírito Santo! O estado primo pobre do sudeste que calado está construindo sua identidade nacional, onde estão os grandes!? Tentando aparecer para o governo federal pedindo esmolas. O nosso complexo de inferioridade nos ajuda a crescer. Obrigado.

  • Rafael David

    Maior investimento em saneamento per capita no Brasil até 2014, professores ganham na rede pública entre 2500 e 4000 reais, policiais e bombeiros em início de carreira com 2400 reais de salário, médicos com médias de 4 a 6 mil, cidades do interior recebem mais investimentos que quase todo o estado devido à riqueza do petróleo, favelas urbanizadas com recursos municipais, forte combate à corrupção…Mas também, pouca cultura de planejamento urbano, dependência de royalties de petróleo, pouco barulho, trabalhamos calados…Sabe onde fica isso? Espírito Santo! O estado primo pobre do sudeste que calado está construindo sua identidade nacional, onde estão os grandes!? Tentando aparecer para o governo federal pedindo esmolas. O nosso complexo de inferioridade nos ajuda a crescer. Obrigado.

  • Rafael David

    Maior investimento em saneamento per capita no Brasil até 2014, professores ganham na rede pública entre 2500 e 4000 reais, policiais e bombeiros em início de carreira com 2400 reais de salário, médicos com médias de 4 a 6 mil, cidades do interior recebem mais investimentos que quase todo o estado devido à riqueza do petróleo, favelas urbanizadas com recursos municipais, forte combate à corrupção…Mas também, pouca cultura de planejamento urbano, dependência de royalties de petróleo, pouco barulho, trabalhamos calados…Sabe onde fica isso? Espírito Santo! O estado primo pobre do sudeste que calado está construindo sua identidade nacional, onde estão os grandes!? Tentando aparecer para o governo federal pedindo esmolas. O nosso complexo de inferioridade nos ajuda a crescer. Obrigado.

  • Rafael David

    Maior investimento em saneamento per capita no Brasil até 2014, professores ganham na rede pública entre 2500 e 4000 reais, policiais e bombeiros em início de carreira com 2400 reais de salário, médicos com médias de 4 a 6 mil, cidades do interior recebem mais investimentos que quase todo o estado devido à riqueza do petróleo, favelas urbanizadas com recursos municipais, forte combate à corrupção…Mas também, pouca cultura de planejamento urbano, dependência de royalties de petróleo, pouco barulho, trabalhamos calados…Sabe onde fica isso? Espírito Santo! O estado primo pobre do sudeste que calado está construindo sua identidade nacional, onde estão os grandes!? Tentando aparecer para o governo federal pedindo esmolas. O nosso complexo de inferioridade nos ajuda a crescer. Obrigado.

  • Anônimo

    Sou francana e adoro minha cidade, amo tbem Ribeirão Preto, tirando o calor da cidade, as pessoas de Ribeirão são educados e muito simpáticas, ao contrario de Araraquara, o povo desta cidade não são nada agradáveis.
    Já Franca amo aqui, cidade limpa, com um clima ótimo, acolhe todos que chegam…

  • juju32

    Sou francana e adoro minha cidade, amo tbem Ribeirão Preto, tirando o calor da cidade, as pessoas de Ribeirão são educados e muito simpáticas, ao contrario de Araraquara, o povo desta cidade não são nada agradáveis.
    Já Franca amo aqui, cidade limpa, com um clima ótimo, acolhe todos que chegam…

  • juju32

    Sou francana e adoro minha cidade, amo tbem Ribeirão Preto, tirando o calor da cidade, as pessoas de Ribeirão são educados e muito simpáticas, ao contrario de Araraquara, o povo desta cidade não são nada agradáveis.
    Já Franca amo aqui, cidade limpa, com um clima ótimo, acolhe todos que chegam…

  • http://pulse.yahoo.com/_T5MBKEADSNHAKLHZ6ZFNWL4TR4 Marcia

    Olá queridos! Sou carioca, moro na região serrana do Rio, apesar de toda a tragédia que passamos por aqui ainda é bom lugar para viver, principalmente devido ao clima e tranquilidade, diferentemente das grandes capitais. Tenho sotaque totalmente diferenciado, quando chego em outros estados nem me reconhecem como carioca, chego a achar engraçado. Quando vou ao Rio fico atordoada com barulho excessivo, trânsito turbulento, em alguns pontos, poluição visível, tumulto excessivo. O Rio precisa ser mais amado e querido, a começar por seus próprios governantes que fazem pouco caso. Creio que com a chegada dos grandes eventos, a cidade mude de cara. Acredito que todas as cidades tem seus prós e contras, sinceramente não abro mão de uma cidade pequena; viver em grandes capitais é um DESAFIO ! Gostaria de sugerir aos leitores desta página que visitem as praias da região dos lagos, principalmente as de Arraial do Cabo, o Caribe brasileiro, de areias brancas como um sal refinado e águas transparentes (praia do forno, veja no google), tem Búzios (minha segunda casa), cá pra nós um "ovinho", por ser famosa é carissíma e Cabo Frio onde a praia do Forte, é o point, apesar de eu gostar da praia das Conchas (mais família), os turistas se iludem com Copacabana, sou muito mais as praias de Arraial.  A verdade é que gôsto não se discute viu pessoal..o importante é saber viver e CONVIVER, independente da região, somos brasileiros que nunca DESISTE ! Li muitos comentários aqui, conheci algumas cidades, como Curitiba, Espírito Santo (Guarapari), Blumenau , Belo Horizonte e outras,..preciso compartilhar algo, em todos os lugares que passei até hoje, a hospitalidade, a educação, simpatia, generosidade tem que estar presente, infelizmente está faltando isso no dia a dia em qualquer lugar, as grandes nações o digam,  desenvolvidas de um lado, subdesenvolvidas de calor humano. Por este e outros motivos me alegro por ser uma brasileira que luta dia a dia para fazer a diferença. FAÇA A DIFERENÇA ! Um grande abraço à  todos !

  • http://pulse.yahoo.com/_T5MBKEADSNHAKLHZ6ZFNWL4TR4 Marcia

    Olá queridos! Sou carioca, moro na região serrana do Rio, apesar de toda a tragédia que passamos por aqui ainda é bom lugar para viver, principalmente devido ao clima e tranquilidade, diferentemente das grandes capitais. Tenho sotaque totalmente diferenciado, quando chego em outros estados nem me reconhecem como carioca, chego a achar engraçado. Quando vou ao Rio fico atordoada com barulho excessivo, trânsito turbulento, em alguns pontos, poluição visível, tumulto excessivo. O Rio precisa ser mais amado e querido, a começar por seus próprios governantes que fazem pouco caso. Creio que com a chegada dos grandes eventos, a cidade mude de cara. Acredito que todas as cidades tem seus prós e contras, sinceramente não abro mão de uma cidade pequena; viver em grandes capitais é um DESAFIO ! Gostaria de sugerir aos leitores desta página que visitem as praias da região dos lagos, principalmente as de Arraial do Cabo, o Caribe brasileiro, de areias brancas como um sal refinado e águas transparentes (praia do forno, veja no google), tem Búzios (minha segunda casa), cá pra nós um “ovinho”, por ser famosa é carissíma e Cabo Frio onde a praia do Forte, é o point, apesar de eu gostar da praia das Conchas (mais família), os turistas se iludem com Copacabana, sou muito mais as praias de Arraial.  A verdade é que gôsto não se discute viu pessoal..o importante é saber viver e CONVIVER, independente da região, somos brasileiros que nunca DESISTE ! Li muitos comentários aqui, conheci algumas cidades, como Curitiba, Espírito Santo (Guarapari), Blumenau , Belo Horizonte e outras,..preciso compartilhar algo, em todos os lugares que passei até hoje, a hospitalidade, a educação, simpatia, generosidade tem que estar presente, infelizmente está faltando isso no dia a dia em qualquer lugar, as grandes nações o digam,  desenvolvidas de um lado, subdesenvolvidas de calor humano. Por este e outros motivos me alegro por ser uma brasileira que luta dia a dia para fazer a diferença. FAÇA A DIFERENÇA ! Um grande abraço à  todos !

  • doguimrp

    A lista está corretissíma, e aliás se saneamento básico, água, pavimentação, segurança pública , transporte e industrialização fossem contados o banho seria ainda maior.

    Aos sulistas: com todo respeito, mas aí é tudo muito atrasado. Esgoto a céu aberto em Floripa em bairros importantes como o dos Ingleses, e isso na capital no interior então não tem asfalto, não tem esgoto, a  água tem que comprar pra beber, as universidades são ruins, etc.

    Esse papo de sulista que aí é melhor em qualidade de vida é só gogó.
    RS é uma latrina com esgoto ao cé aberto, os emrpegos pagam pouco, o comércio é precário e fecha aos domingos, não tem mercado a industrialização é tímida….

    Meus caros: SP não é só a capital não. As cidades do interior de SP são quase todas com 100% de saneamento e pavimentação, a educação tem todos os jovens devidamente matriculados, os hospitais são os melhores e fazem cirurgias e transplantes de graça, o setor industrial e tecnológico é de primeiro mundo.

    O Sul é muito atrasado e o sue povo só tem gogó. Aí é um roça em comparação com o estado de SP.

    • Anônimo

      ó nao fale bobage do que vc nao sabe, o sul tem a melhor renda do pais o Parana é o segundo estado no pais que paga o melhor salario do brasil so fica atras de Brasilia, e vc fica me comparando SP com o sul, SP so te esgoto, nao tem infraestrutura, e enquanto no sul tem as melhores capitais do Brasil, como Curitiba que é a melhor capital do Brasil junto com Floripa e Porto Alegre, Santa catarina é o melhor estado do pais nao fale mau do sul antes de fala pesquise na internet.

  • doguimrp

    A lista está corretissíma, e aliás se saneamento básico, água, pavimentação, segurança pública , transporte e industrialização fossem contados o banho seria ainda maior.

    Aos sulistas: com todo respeito, mas aí é tudo muito atrasado. Esgoto a céu aberto em Floripa em bairros importantes como o dos Ingleses, e isso na capital no interior então não tem asfalto, não tem esgoto, a  água tem que comprar pra beber, as universidades são ruins, etc.

    Esse papo de sulista que aí é melhor em qualidade de vida é só gogó.
    RS é uma latrina com esgoto ao cé aberto, os emrpegos pagam pouco, o comércio é precário e fecha aos domingos, não tem mercado a industrialização é tímida….

    Meus caros: SP não é só a capital não. As cidades do interior de SP são quase todas com 100% de saneamento e pavimentação, a educação tem todos os jovens devidamente matriculados, os hospitais são os melhores e fazem cirurgias e transplantes de graça, o setor industrial e tecnológico é de primeiro mundo.

    O Sul é muito atrasado e o sue povo só tem gogó. Aí é um roça em comparação com o estado de SP.

    • parana

      ó nao fale bobage do que vc nao sabe, o sul tem a melhor renda do pais o Parana é o segundo estado no pais que paga o melhor salario do brasil so fica atras de Brasilia, e vc fica me comparando SP com o sul, SP so te esgoto, nao tem infraestrutura, e enquanto no sul tem as melhores capitais do Brasil, como Curitiba que é a melhor capital do Brasil junto com Floripa e Porto Alegre, Santa catarina é o melhor estado do pais nao fale mau do sul antes de fala pesquise na internet.

  • http://twitter.com/Celio__Azevedo Celio Azevedo

    Esse de 2011 é baseado em 2007 ou 2009. Ridículo isso! Mas de qualquer maneira, o Rio tem que se mobilizar.

  • http://twitter.com/Celio__Azevedo Celio Azevedo

    Esse de 2011 é baseado em 2007 ou 2009. Ridículo isso! Mas de qualquer maneira, o Rio tem que se mobilizar.

  • http://twitter.com/Celio__Azevedo Celio Azevedo

    Esse de 2011 é baseado em 2007 ou 2009. Ridículo isso! Mas de qualquer maneira, o Rio tem que se mobilizar.

  • Letícia

    Nossa, como é ridículo esse povo do sul ficar dizendo que lá é bem melhor… Claro que eu acho algumas cidades de lá lindissimas, as pessoas tambem, mas nessa pesquisa foram usados outros requisitos, como por exemplo emprego e renda, educação e saúde, que com certeza é a base que toda cidade precisa para ser boa…
    To feliz com minha cidade, quinta melhor do país e do estado! (Jundiaí) Aqui é bom mesmo, tem vários empregos, e apesar de ter muitas industrias, o bairro que moro é otimo e etc… claro que tem pobreza, mas a maioria das pessoas são de classe média pra cima, muita gente anda vindo morar aqui, principalmente o pessoal de são paulo capital, que busca um lugar com bons empregos e um pouco mais de tranquilidade… Assim como Jundiaí, isso também acontece nas outras cidades do interior. Enfim, todas as cidades e estados são importantes, todos nós, juntos, formamos uma mesma nação, e juntos lutamos por um Brasil melhor. Vamos parar com isso de lugar melhor ou pior, como eu disse ali em cima, em alguns requisitos o sul é melhor, outros aqui é melhor e etc.. TUDO TEM SEUS PRÓS E CONTRAS! enfim, thats it!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002918362130 Gianni Marinho

      boa

    • Anônimo

      não fale isso muito alto,pois se nordestino escutar, você vai ver como vai ficar a sua cidade!é chato falar isso,me sinto mal,mas é verdade!

  • Letícia

    Nossa, como é ridículo esse povo do sul ficar dizendo que lá é bem melhor… Claro que eu acho algumas cidades de lá lindissimas, as pessoas tambem, mas nessa pesquisa foram usados outros requisitos, como por exemplo emprego e renda, educação e saúde, que com certeza é a base que toda cidade precisa para ser boa…
    To feliz com minha cidade, quinta melhor do país e do estado! (Jundiaí) Aqui é bom mesmo, tem vários empregos, e apesar de ter muitas industrias, o bairro que moro é otimo e etc… claro que tem pobreza, mas a maioria das pessoas são de classe média pra cima, muita gente anda vindo morar aqui, principalmente o pessoal de são paulo capital, que busca um lugar com bons empregos e um pouco mais de tranquilidade… Assim como Jundiaí, isso também acontece nas outras cidades do interior. Enfim, todas as cidades e estados são importantes, todos nós, juntos, formamos uma mesma nação, e juntos lutamos por um Brasil melhor. Vamos parar com isso de lugar melhor ou pior, como eu disse ali em cima, em alguns requisitos o sul é melhor, outros aqui é melhor e etc.. TUDO TEM SEUS PRÓS E CONTRAS! enfim, thats it!

  • Letícia

    Nossa, como é ridículo esse povo do sul ficar dizendo que lá é bem melhor… Claro que eu acho algumas cidades de lá lindissimas, as pessoas tambem, mas nessa pesquisa foram usados outros requisitos, como por exemplo emprego e renda, educação e saúde, que com certeza é a base que toda cidade precisa para ser boa…
    To feliz com minha cidade, quinta melhor do país e do estado! (Jundiaí) Aqui é bom mesmo, tem vários empregos, e apesar de ter muitas industrias, o bairro que moro é otimo e etc… claro que tem pobreza, mas a maioria das pessoas são de classe média pra cima, muita gente anda vindo morar aqui, principalmente o pessoal de são paulo capital, que busca um lugar com bons empregos e um pouco mais de tranquilidade… Assim como Jundiaí, isso também acontece nas outras cidades do interior. Enfim, todas as cidades e estados são importantes, todos nós, juntos, formamos uma mesma nação, e juntos lutamos por um Brasil melhor. Vamos parar com isso de lugar melhor ou pior, como eu disse ali em cima, em alguns requisitos o sul é melhor, outros aqui é melhor e etc.. TUDO TEM SEUS PRÓS E CONTRAS! enfim, thats it!

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002918362130 Gianni Marinho

      boa

    • silinha

      não fale isso muito alto,pois se nordestino escutar, você vai ver como vai ficar a sua cidade!é chato falar isso,me sinto mal,mas é verdade!

      • Neto

        eu, escutei mas nem por isso vou acabar com a cidade dela, rídiculo esses paulistas , construímos a capital poluída deles e nos pagam com ingratidão!!

  • http://pulse.yahoo.com/_KLGG5BK7HKWC5K237DJERFAQM4 Flavio

    Muito bom esses comentários…Nao gosto apenas dessa "competição" entre Sul e o resto do Brasil. Somos todos brasileiros e temos que zelar pelo nosso país juntos. Faço faculdade em Jundiaí e gostei bastante de ver a cidade em que eu estudo quase no topo da lista. Jundiaí é realmente uma cidade excelente. Fora alguns interesses políticos que atrapalham qualquer cidade. Mas Jundiaí está de parabéns. A presença do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí na cidade há alguns anos ajudou a melhorar o desenvolvimento humano na cidade. Vamos todos nos ajudar para  o Brasil melhorar cada vez mais.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002918362130 Gianni Marinho

      muito bom. esse é o espírito!

  • http://pulse.yahoo.com/_KLGG5BK7HKWC5K237DJERFAQM4 Flavio

    Muito bom esses comentários…Nao gosto apenas dessa "competição" entre Sul e o resto do Brasil. Somos todos brasileiros e temos que zelar pelo nosso país juntos. Faço faculdade em Jundiaí e gostei bastante de ver a cidade em que eu estudo quase no topo da lista. Jundiaí é realmente uma cidade excelente. Fora alguns interesses políticos que atrapalham qualquer cidade. Mas Jundiaí está de parabéns. A presença do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí na cidade há alguns anos ajudou a melhorar o desenvolvimento humano na cidade. Vamos todos nos ajudar para  o Brasil melhorar cada vez mais.

  • http://pulse.yahoo.com/_KLGG5BK7HKWC5K237DJERFAQM4 Flavio

    Muito bom esses comentários…Nao gosto apenas dessa “competição” entre Sul e o resto do Brasil. Somos todos brasileiros e temos que zelar pelo nosso país juntos. Faço faculdade em Jundiaí e gostei bastante de ver a cidade em que eu estudo quase no topo da lista. Jundiaí é realmente uma cidade excelente. Fora alguns interesses políticos que atrapalham qualquer cidade. Mas Jundiaí está de parabéns. A presença do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Jundiaí na cidade há alguns anos ajudou a melhorar o desenvolvimento humano na cidade. Vamos todos nos ajudar para  o Brasil melhorar cada vez mais.

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002918362130 Gianni Marinho

      muito bom. esse é o espírito!

  • jorge pereira mendes

    enquanto sul/sudeste/nordeste discutem por bairrismo, Campo Grande-MS só sobe no ranking…   Mato Grosso do Sul sempre a frente…

    • http://www.facebook.com/people/Julio-Pires/100002555461317 Julio Pires

      O fato é que o país é uma diversidade enorme.  Não podemos analisar só pelo que vemos na mídia ou pelo que falam aqui ou ali.  O certo mesmo, que é o que busca a pesquisa é analisar o seguinte: FUNCIONA ISSO OU AQUILO NA SUA CIDADE OU ESTADO? . . . as estruturas analisadas vão gerar um determinado parâmetro e isso faz com que o compilamento efetue o resultado.  Se esse ou aquele Estado está à frente ou não, cabe a nós verificarmos a pesquisa a fundo e eu verifiquei. O MS e o MT e até SP, PR e outros estados do país, estão onde estão por certos merecimentos ou desmerecimentos.  Portanto não existe o melhor ou o pior, existem os Estados que estão INDO e os Estados que ficaram no tempo e, pior ainda, aqueles que estão VINDO.  Se MS está indo . . . parabéns . . . que os outros acompanhem.  Abraços a todos. 

  • jorge pereira mendes

    enquanto sul/sudeste/nordeste discutem por bairrismo, Campo Grande-MS só sobe no ranking…   Mato Grosso do Sul sempre a frente…

    • http://www.facebook.com/people/Julio-Pires/100002555461317 Julio Pires

      O fato é que o país é uma diversidade enorme.  Não podemos analisar só pelo que vemos na mídia ou pelo que falam aqui ou ali.  O certo mesmo, que é o que busca a pesquisa é analisar o seguinte: FUNCIONA ISSO OU AQUILO NA SUA CIDADE OU ESTADO? . . . as estruturas analisadas vão gerar um determinado parâmetro e isso faz com que o compilamento efetue o resultado.  Se esse ou aquele Estado está à frente ou não, cabe a nós verificarmos a pesquisa a fundo e eu verifiquei. O MS e o MT e até SP, PR e outros estados do país, estão onde estão por certos merecimentos ou desmerecimentos.  Portanto não existe o melhor ou o pior, existem os Estados que estão INDO e os Estados que ficaram no tempo e, pior ainda, aqueles que estão VINDO.  Se MS está indo . . . parabéns . . . que os outros acompanhem.  Abraços a todos. 

  • http://twitter.com/juhfaria87 Junior Faria

    Mas querendo ou não, mesmo o povo do sul sempre dizendo que lá é outro nivel e etc.

    O Sul ainda é o melhor lugar e mais desenvolvido do país.
    MATO GROSSO e MATO GROSSO DO SUL??? Faça me rir, eu moro no MT e os dois estados são uma piada não sei aonde vc vê que estamos a frente!
    Na minha modesta opinião o melhor estado brasileiro é o PR, pois lá tudo funciona corretamente e sem contar que lá pode-se dizer que é a europa brasileira.

    • braulio galahardo

      Só no seu nariz que no paraná tudo funciona bem, caso vc nao saiba o paraná não possui nem defensoria pública, ou seja, vc depende de alunos de nucleo de faculdade, se vc acha qu ms e mt não são bons estados então vá para o interior da bahia, piauí, amazonas, e mais alguns onde vc vai ver a realidade nua e crua, o mt é um dos estados em maior desenvolvimento, Cuiaba pode nao ser bonita, e campo grande caso nao saiba, tem uma das melhores infraestruturas do país, e por incrivel q possa parecer os orgãos públicos funcionam muito bem, as pessoas devem aprender a valorizar onde vivem, e parar de super valorizar lugares que nem conhecem, os campo grandenses tem a mania de achar que quem vem de sao paulo é rei, se fosse rei não largaria aquela capital cheia de ratos! e o paraná, tirando curitiba, ponta grossa, londrina, maringa e foz do iguaçu, o resto é quase tudo que lixo, guarapuava por exemplo tem quase 200 anos e está uns 150 atrasada no tempo!

      • http://profile.yahoo.com/XG2S7AH4BTQI2E3AVRDRJGCJDM fdsf

        SP cheia de ratos, SP é  que sustenta esse estado vagabundo seu, que não contribui em nada para o país e o Paraná tem o 5 melhor IDH do Brasil, enquanto o Mato Grosso do Sul é oitavo e SP tem o 3 melhor IDH do país, vai pesquisar o idiota.

      • http://profile.yahoo.com/XG2S7AH4BTQI2E3AVRDRJGCJDM fdsf

        Antes de falar mal do Paraná e de SP, lembre que São Paulo tem o 3 melhor IDH do Brasil, só não é o primeiro por causa desses migrantes do Nordeste que fogem para cá e o Paraná tem o 5 melhor IDH enquanto o seu estado esta em oitavo, então cala a boca e vai pesquisar porque você não sabe de nada.

      • Anônimo

        quem é vc pra fala mal do Parana, vc nunca veio pra sabe como é o meu estado vc se enchegue antes de fala mal, nois do parana samos superiores em tudo do seu estado temos a melhor capital do pais e umas das cidades mais belas do pais, temos uns dos melhores desenvolvimentos do brasil aki num tem ratos aqui num tem favela em moro como ta cheio ai no teu estado nois do sul do pais samos a parte mais desenvolvida do resto junto com sao paulo se podesemos desmenbra de vcs nois jah tinhamos feito isso a tempos, nao desmembramos ainda pois se fazemos isso vcs dai iao morre de fome pq vcs sao um bando de vagabundo q so sabe fazer festa no que trabalha se nao tevese vcs o Brasil jah seria um pais desenvolvido a muito tempo. entao va pesquisa antes de fala mal do que vc num sabe e num pode prova

        • http://www.facebook.com/people/Sophia-Lima/100003362523654 Sophia Lima

           Não sei quantos anos tu tens, mas pela forma que escreve deve ter uns 7 e estar em fase de letramento, já que não consegue terminar uma frase corretamente. :S
          Não sou sulista, conheço algumas cidades no sul e sudeste, e falo com conhecimento de quem conhece cidades das mais diferentes regiões do país e essa conversinha de superioridade é digna de risadas. Eu encontrei qualidades e defeitos em todas, sem exceção, todas as cidades que conheci. Rio de Janeiro é cidade maravilhosa no cartão postal. Florianópolis é cidade perfeita pra quem só viveu a realidade desta. Curitiba é a melhor do país para quem não tem noção de índices sociais, econômicos, educacionais. Ou para quem mora no próprio bairro e nunca fez nada pra enxergar outros setores desfavoráveis da mesma. Todas essas cidades que se dizem evoluída não sabem tratar nem o ambiente que utilizam como pessoas evoluídas. A verdade é que existem porblemas em todo o país, existem pessoas mal educadas, desinformadas, que não sabem conviver umas com as outras e nem respeitam sua cidade, não preservam, não cuidam e ainda ficam falando mal do resto do país. O governo não faz o que deveria e as pessoas também não cumprem com seu dever, colocam culpa no governo ou em outras regiões, isso é desprezível. Não consigo ver em que podem ser comparados a Europa. E mais, pessoas que dizem isso, eu arrisco que 95% nem conhece um, pelo menos um, país da Europa, senão por filmes, revistas ou internet.
          E até em países europeus tem aspectos bem negativos, se querem saber. A verdade é que brasileiro tem mania de denegrir o próprio país.
          E sinceramente, o sulista que acha que não depende de outras regiões do país e que eles que sustentam o mesmo para o “pobrezinhos” do norte e nordeste não morrer de fome deve ser o “vagabundo” que não frequentou aulas de história, geografia, matemática… e por isso está a dizer insandices. Deve ser algum playboyzinho ou patricinha sustentada pelos pais que nunca procurou conseguir as coisas com o próprio esforço, com certeza teve tudo de “mão beijada” por favorecimento da situação financeira dos próprios pais.
          E em cidades do sul não tem favela, não tem favelas iguais ao do Rio, tu queres dizer. Por que existem lugares bem miseráveis, mas talvez nem conheça o lugar em que mora, somente o teu bairro ou lugares badalados que costuma frequentar para seu lazer.
          rsrsrs
          Só dou risadas desses comentários que só expressam preconceito e desconhecimento.

          • http://www.facebook.com/people/Clarinha-Sousa/100000918183561 Clarinha Sousa

            Finalmente alguém de bom senso escreve por aqui! Acho bonito a pessoa exaltar o lugar que vive, mas ficar xingando os outros lugares, que coisinha mais idiota…acabei entrando aqui porque estava pesquisando lugares com melhor qualidade de vida, pelo menos melhor do que a cidade em que vivo, aí me deparo com certo comentários que fico até constrangida comigo mesma por gastar alguns segundos que sejam lendo isso. Mas aí li o seu post e lembrei que nem só de pessoas estúpidas se fazem certos lugares… 

  • http://twitter.com/juhfaria87 Junior Faria

    Mas querendo ou não, mesmo o povo do sul sempre dizendo que lá é outro nivel e etc.

    O Sul ainda é o melhor lugar e mais desenvolvido do país.
    MATO GROSSO e MATO GROSSO DO SUL??? Faça me rir, eu moro no MT e os dois estados são uma piada não sei aonde vc vê que estamos a frente!
    Na minha modesta opinião o melhor estado brasileiro é o PR, pois lá tudo funciona corretamente e sem contar que lá pode-se dizer que é a europa brasileira.

    • braulio galahardo

      Só no seu nariz que no paraná tudo funciona bem, caso vc nao saiba o paraná não possui nem defensoria pública, ou seja, vc depende de alunos de nucleo de faculdade, se vc acha qu ms e mt não são bons estados então vá para o interior da bahia, piauí, amazonas, e mais alguns onde vc vai ver a realidade nua e crua, o mt é um dos estados em maior desenvolvimento, Cuiaba pode nao ser bonita, e campo grande caso nao saiba, tem uma das melhores infraestruturas do país, e por incrivel q possa parecer os orgãos públicos funcionam muito bem, as pessoas devem aprender a valorizar onde vivem, e parar de super valorizar lugares que nem conhecem, os campo grandenses tem a mania de achar que quem vem de sao paulo é rei, se fosse rei não largaria aquela capital cheia de ratos! e o paraná, tirando curitiba, ponta grossa, londrina, maringa e foz do iguaçu, o resto é quase tudo que lixo, guarapuava por exemplo tem quase 200 anos e está uns 150 atrasada no tempo!

      • http://profile.yahoo.com/XG2S7AH4BTQI2E3AVRDRJGCJDM fdsf

        SP cheia de ratos, SP é  que sustenta esse estado vagabundo seu, que não contribui em nada para o país e o Paraná tem o 5 melhor IDH do Brasil, enquanto o Mato Grosso do Sul é oitavo e SP tem o 3 melhor IDH do país, vai pesquisar o idiota.

      • http://profile.yahoo.com/XG2S7AH4BTQI2E3AVRDRJGCJDM fdsf

        Antes de falar mal do Paraná e de SP, lembre que São Paulo tem o 3 melhor IDH do Brasil, só não é o primeiro por causa desses migrantes do Nordeste que fogem para cá e o Paraná tem o 5 melhor IDH enquanto o seu estado esta em oitavo, então cala a boca e vai pesquisar porque você não sabe de nada.

      • parana

        quem é vc pra fala mal do Parana, vc nunca veio pra sabe como é o meu estado vc se enchegue antes de fala mal, nois do parana samos superiores em tudo do seu estado temos a melhor capital do pais e umas das cidades mais belas do pais, temos uns dos melhores desenvolvimentos do brasil aki num tem ratos aqui num tem favela em moro como ta cheio ai no teu estado nois do sul do pais samos a parte mais desenvolvida do resto junto com sao paulo se podesemos desmenbra de vcs nois jah tinhamos feito isso a tempos, nao desmembramos ainda pois se fazemos isso vcs dai iao morre de fome pq vcs sao um bando de vagabundo q so sabe fazer festa no que trabalha se nao tevese vcs o Brasil jah seria um pais desenvolvido a muito tempo. entao va pesquisa antes de fala mal do que vc num sabe e num pode prova

        • http://www.facebook.com/people/Sophia-Lima/100003362523654 Sophia Lima

           Não sei quantos anos tu tens, mas pela forma que escreve deve ter uns 7 e estar em fase de letramento, já que não consegue terminar uma frase corretamente. :S
          Não sou sulista, conheço algumas cidades no sul e sudeste, e falo com conhecimento de quem conhece cidades das mais diferentes regiões do país e essa conversinha de superioridade é digna de risadas. Eu encontrei qualidades e defeitos em todas, sem exceção, todas as cidades que conheci. Rio de Janeiro é cidade maravilhosa no cartão postal. Florianópolis é cidade perfeita pra quem só viveu a realidade desta. Curitiba é a melhor do país para quem não tem noção de índices sociais, econômicos, educacionais. Ou para quem mora no próprio bairro e nunca fez nada pra enxergar outros setores desfavoráveis da mesma. Todas essas cidades que se dizem evoluída não sabem tratar nem o ambiente que utilizam como pessoas evoluídas. A verdade é que existem porblemas em todo o país, existem pessoas mal educadas, desinformadas, que não sabem conviver umas com as outras e nem respeitam sua cidade, não preservam, não cuidam e ainda ficam falando mal do resto do país. O governo não faz o que deveria e as pessoas também não cumprem com seu dever, colocam culpa no governo ou em outras regiões, isso é desprezível. Não consigo ver em que podem ser comparados a Europa. E mais, pessoas que dizem isso, eu arrisco que 95% nem conhece um, pelo menos um, país da Europa, senão por filmes, revistas ou internet.
          E até em países europeus tem aspectos bem negativos, se querem saber. A verdade é que brasileiro tem mania de denegrir o próprio país.
          E sinceramente, o sulista que acha que não depende de outras regiões do país e que eles que sustentam o mesmo para o “pobrezinhos” do norte e nordeste não morrer de fome deve ser o “vagabundo” que não frequentou aulas de história, geografia, matemática… e por isso está a dizer insandices. Deve ser algum playboyzinho ou patricinha sustentada pelos pais que nunca procurou conseguir as coisas com o próprio esforço, com certeza teve tudo de “mão beijada” por favorecimento da situação financeira dos próprios pais.
          E em cidades do sul não tem favela, não tem favelas iguais ao do Rio, tu queres dizer. Por que existem lugares bem miseráveis, mas talvez nem conheça o lugar em que mora, somente o teu bairro ou lugares badalados que costuma frequentar para seu lazer.
          rsrsrs
          Só dou risadas desses comentários que só expressam preconceito e desconhecimento.

          • http://www.facebook.com/people/Clarinha-Sousa/100000918183561 Clarinha Sousa

            Finalmente alguém de bom senso escreve por aqui! Acho bonito a pessoa exaltar o lugar que vive, mas ficar xingando os outros lugares, que coisinha mais idiota…acabei entrando aqui porque estava pesquisando lugares com melhor qualidade de vida, pelo menos melhor do que a cidade em que vivo, aí me deparo com certo comentários que fico até constrangida comigo mesma por gastar alguns segundos que sejam lendo isso. Mas aí li o seu post e lembrei que nem só de pessoas estúpidas se fazem certos lugares… 

  • http://www.facebook.com/lessane.lozano Lessane Lozano

    Estudo em Araraquara, já morei em outras cidades tbm e posso dizer que é uma cidade que brilha nos olhos, adoro as pessoas de lá, acho uma cidade bem planejada, limpa, bem cuidada, super sinalizada! Parabéns a Araraquara ;)

  • http://www.facebook.com/lessane.lozano Lessane Lozano

    Estudo em Araraquara, já morei em outras cidades tbm e posso dizer que é uma cidade que brilha nos olhos, adoro as pessoas de lá, acho uma cidade bem planejada, limpa, bem cuidada, super sinalizada! Parabéns a Araraquara ;)

  • http://twitter.com/Brunohk94 Bruno S. Rodrigues

    Faça me rir que brasília não está em primeiro…. , que eu saiba aqui é a maior renda per capita e o melhor no ranking do ideb , temos a melhor água do brasil e escolas dentre as melhores do país , sem dúvida dps de brásilia é o sudeste em geral com destaque pra sp.

  • http://twitter.com/Brunohk94 Bruno S. Rodrigues

    Faça me rir que brasília não está em primeiro…. , que eu saiba aqui é a maior renda per capita e o melhor no ranking do ideb , temos a melhor água do brasil e escolas dentre as melhores do país , sem dúvida dps de brásilia é o sudeste em geral com destaque pra sp.

  • http://www.facebook.com/people/Neide-E-Fernando-Somensati/518936501 Neide E Fernando Somensati

    Araraquara é a melhor cidade para se viver no BRasil, realmente aqui impressiona até as metropoles brasileiras, não troco aqui por nenhuma outra cidade, VIVA ARARAQUARA A MELHOR!!!!!

  • http://www.facebook.com/people/Neide-E-Fernando-Somensati/518936501 Neide E Fernando Somensati

    Araraquara é a melhor cidade para se viver no BRasil, realmente aqui impressiona até as metropoles brasileiras, não troco aqui por nenhuma outra cidade, VIVA ARARAQUARA A MELHOR!!!!!

  • Leo Souza

    SP liderando, como sempre. 

    Teve sulista aí falando merda sobre o Estado de SP. Bom, pra esses roceiros aí eu só tenho uma coisa a dizer. OLHEM A LISTA. SP comanda e tem as melhores cidades com a melhor qualidade de vida do Brasil. São MUITOS municípios. O Sul tem muito gogó, mas na hora do vamos ver mesmo, é SP que se sobressai. SP tem o 3º maior IDH geral do Brasil, mesmo com o número absurdo de nordestinos que vem vagabundear nas nossas cidades. SP carrega esse Brasil aleijado nas costas, sempre carregou. 

    Por SP façam-se grandes coisa. Pro SP Fiant Eximia. 

    Non Ducor Duco.

  • Leo Souza

    SP liderando, como sempre. 

    Teve sulista aí falando merda sobre o Estado de SP. Bom, pra esses roceiros aí eu só tenho uma coisa a dizer. OLHEM A LISTA. SP comanda e tem as melhores cidades com a melhor qualidade de vida do Brasil. São MUITOS municípios. O Sul tem muito gogó, mas na hora do vamos ver mesmo, é SP que se sobressai. SP tem o 3º maior IDH geral do Brasil, mesmo com o número absurdo de nordestinos que vem vagabundear nas nossas cidades. SP carrega esse Brasil aleijado nas costas, sempre carregou. 

    Por SP façam-se grandes coisa. Pro SP Fiant Eximia. 

    Non Ducor Duco.

  • Leo Souza

    SP liderando, como sempre. 

    Teve sulista aí falando merda sobre o Estado de SP. Bom, pra esses roceiros aí eu só tenho uma coisa a dizer. OLHEM A LISTA. SP comanda e tem as melhores cidades com a melhor qualidade de vida do Brasil. São MUITOS municípios. O Sul tem muito gogó, mas na hora do vamos ver mesmo, é SP que se sobressai. SP tem o 3º maior IDH geral do Brasil, mesmo com o número absurdo de nordestinos que vem vagabundear nas nossas cidades. SP carrega esse Brasil aleijado nas costas, sempre carregou. 

    Por SP façam-se grandes coisa. Pro SP Fiant Eximia. 

    Non Ducor Duco.

  • Leo Souza

    SP liderando, como sempre. 

    Teve sulista aí falando merda sobre o Estado de SP. Bom, pra esses roceiros aí eu só tenho uma coisa a dizer. OLHEM A LISTA. SP comanda e tem as melhores cidades com a melhor qualidade de vida do Brasil. São MUITOS municípios. O Sul tem muito gogó, mas na hora do vamos ver mesmo, é SP que se sobressai. SP tem o 3º maior IDH geral do Brasil, mesmo com o número absurdo de nordestinos que vem vagabundear nas nossas cidades. SP carrega esse Brasil aleijado nas costas, sempre carregou. 

    Por SP façam-se grandes coisa. Pro SP Fiant Eximia. 

    Non Ducor Duco.

  • Leo Souza

    SP liderando, como sempre. 

    Teve sulista aí falando merda sobre o Estado de SP. Bom, pra esses roceiros aí eu só tenho uma coisa a dizer. OLHEM A LISTA. SP comanda e tem as melhores cidades com a melhor qualidade de vida do Brasil. São MUITOS municípios. O Sul tem muito gogó, mas na hora do vamos ver mesmo, é SP que se sobressai. SP tem o 3º maior IDH geral do Brasil, mesmo com o número absurdo de nordestinos que vem vagabundear nas nossas cidades. SP carrega esse Brasil aleijado nas costas, sempre carregou. 

    Por SP façam-se grandes coisa. Pro SP Fiant Eximia. 

    Non Ducor Duco.

  • Leo Souza

    SP liderando, como sempre. 

    Teve sulista aí falando merda sobre o Estado de SP. Bom, pra esses roceiros aí eu só tenho uma coisa a dizer. OLHEM A LISTA. SP comanda e tem as melhores cidades com a melhor qualidade de vida do Brasil. São MUITOS municípios. O Sul tem muito gogó, mas na hora do vamos ver mesmo, é SP que se sobressai. SP tem o 3º maior IDH geral do Brasil, mesmo com o número absurdo de nordestinos que vem vagabundear nas nossas cidades. SP carrega esse Brasil aleijado nas costas, sempre carregou. 

    Por SP façam-se grandes coisa. Pro SP Fiant Eximia. 

    Non Ducor Duco.

  • Leo Souza

    SP liderando, como sempre. 

    Teve sulista aí falando merda sobre o Estado de SP. Bom, pra esses roceiros aí eu só tenho uma coisa a dizer. OLHEM A LISTA. SP comanda e tem as melhores cidades com a melhor qualidade de vida do Brasil. São MUITOS municípios. O Sul tem muito gogó, mas na hora do vamos ver mesmo, é SP que se sobressai. SP tem o 3º maior IDH geral do Brasil, mesmo com o número absurdo de nordestinos que vem vagabundear nas nossas cidades. SP carrega esse Brasil aleijado nas costas, sempre carregou. 

    Por SP façam-se grandes coisa. Pro SP Fiant Eximia. 

    Non Ducor Duco.

  • cadumont25

    Nova York tem uma das maiores taxas de ratos por habitante do mundo… E um PIB per capita de US$ 79,5 mil.

  • cadumont25

    Nova York tem uma das maiores taxas de ratos por habitante do mundo… E um PIB per capita de US$ 79,5 mil.

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

  • http://profile.yahoo.com/QDMGPS3QTMFOZECCQLRILKTCDY Anderson

    o que adianta ter saude, renda e educação e ficar trancafiado em casa com medo da violencia nas ruas essa é pra vocës paulistano e curitibanos…. I love Santa Catarina, praia, mulheres bonita, sossego e um povo acolhedor!!!
    Abs!

    • http://www.facebook.com/people/Vovó-Creusa-Mandacrovisck/100003528762606 Vovó Creusa Mandacrovisck

      claro que não curitiba não é assim não, pois em comparação a muitas cidades do seu estadozinho curitiba é uma paz que só vendo. E além disso uma ‘favela’ daqui equivale a um bairro de classe baixa de qualquer outro estado. Só para completar o dinheiro que seu estado ganha é pra visitar essas suas praias poriso que conseguem estar no 5º lugar ainda.

    • http://www.facebook.com/leopegoraro1 Leonardo Pegoraro Wames

       somos 2,meu amigo!

    • http://www.facebook.com/luizpires01 Luiz Pires

      são paulo não é assim como vc diz… papo furado… ocorre que exitem algunsbolsóes de pobreza e violência dentro da cidade, mas pode terctz, que o poder de compra desses trabalhadores, é bem maior que o das outras unidades da federação…

    • http://www.facebook.com/ufesletras Viviane Oliveira

      E Vitória, tendo um pib per capita tão alto, é mega violento. o E.S é o segundo estadomais violento do Brasil, só perde para Alagoas. Isso aqui é um Deus no acuda.

      • RWS Vix

        O ES está na média Brasileira só porque em lugar mata 10 outro 11 e outro 9 não quer dizer segurança para outras cidades do Brasil. Tá todo mundo no mesmo barco e se tratanto exclusivamente de Vitória/ES não se vê querra de tiro cruzado como no Rio o problema maior, aqui em Vix, está nas cidades da região metropolitana como Serra/ES, mas nada fora da realidade de todos nós brasileiros. Estes rankins para afastar o RJ e SP de capital da violência é estória pra boi dormir.

    • http://www.facebook.com/ufesletras Viviane Oliveira

      E Vitória, tendo um pib per capita tão alto, é mega violento. o E.S é o segundo estadomais violento do Brasil, só perde para Alagoas. Isso aqui é um Deus no acuda.

  • Observador9

    Vcs estão todos ERRADOS.
    O DF faz parte sim dos Estados brasileiros, pois é uma Unidade Federativa, possuindo o melhor IDH do Brasil (0,87).
    Brasília é a cidade com o melhor IDH do Brasil (0,93), pois Brasília é só o Plano Piloto (o avião) e não todo o DF. As placas dos carros do DF estão incorretamente escritas DF-Brasília, porque o Estado não tem Municípios, porém, existem várias cidades dentro do DF, como Taguatinga, Gama, Guará e etc.
    O Lago Sul, bairro ou setor do DF, se fosse uma cidade do DF, teria o maior IDH do mundo (1,00).
    Ainda devemos considerar que se não fosse o político goiano irresponsável, inconsciente e corrupto, chamado Joaquim Roriz, o qual cedeu lotes de graça no DF para pessoas de todas as regiões brasileiras, simplesmente por inveja ou vingança, o DF estaria numa situação muito mais desenvolvida. Mas mesmo assim, o DF ainda continua sendo o melhor Estado do Brasil.
    Isto tudo, também vale para esse tal de IFDM.
    PESQUISEM, PESQUISEM E PESQUISEM.

    • http://profile.yahoo.com/FE3XI5BURNNS7WEQMX526M4TOY Fábio

      DF nao e estado, sempre ouvimos falar na midia, 26 estados mais o DF.

    • Paulo Hirth

        Em Recife, voce anda horas na praia e só ve gente feia, isso deveria ser avaliado também…

  • Observador9

    Vcs estão todos ERRADOS.
    O DF faz parte sim dos Estados brasileiros, pois é uma Unidade Federativa, possuindo o melhor IDH do Brasil (0,87).
    Brasília é a cidade com o melhor IDH do Brasil (0,93), pois Brasília é só o Plano Piloto (o avião) e não todo o DF. As placas dos carros do DF estão incorretamente escritas DF-Brasília, porque o Estado não tem Municípios, porém, existem várias cidades dentro do DF, como Taguatinga, Gama, Guará e etc.
    O Lago Sul, bairro ou setor do DF, se fosse uma cidade do DF, teria o maior IDH do mundo (1,00).
    Ainda devemos considerar que se não fosse o político goiano irresponsável, inconsciente e corrupto, chamado Joaquim Roriz, o qual cedeu lotes de graça no DF para pessoas de todas as regiões brasileiras, simplesmente por inveja ou vingança, o DF estaria numa situação muito mais desenvolvida. Mas mesmo assim, o DF ainda continua sendo o melhor Estado do Brasil.
    Isto tudo, também vale para esse tal de IFDM.
    PESQUISEM, PESQUISEM E PESQUISEM.

    • http://profile.yahoo.com/FE3XI5BURNNS7WEQMX526M4TOY Fábio

      DF nao e estado, sempre ouvimos falar na midia, 26 estados mais o DF.

    • Paulo Hirth

        Em Recife, voce anda horas na praia e só ve gente feia, isso deveria ser avaliado também…

  • Pingback: Wichtige einfache Frage an Brasilien-Kenner - Seite 3

  • Rafael Costa

    Lógico que tem mais desempregados aqui em SP, todo mundo que desce nos aeroportos e rodoviárias querem morar aqui, o que já não posso dizer do resto! 
    Os levantamentos são feitos de forma proporcional, não adianta nada ter um monte de emprego e não ter mão de obra, se você não sabe, o interior do Brasil é onde tem mais vagas para profissionais da área da medicina, mas ninguém quer morar nessas cidades.

    Vamos fazer o contrario, vamos comparar quantas pessoas empregadas tem no seu estado e em SP. Não dá né?! 

  • Rafael Costa

    Lógico que tem mais desempregados aqui em SP, todo mundo que desce nos aeroportos e rodoviárias querem morar aqui, o que já não posso dizer do resto! 
    Os levantamentos são feitos de forma proporcional, não adianta nada ter um monte de emprego e não ter mão de obra, se você não sabe, o interior do Brasil é onde tem mais vagas para profissionais da área da medicina, mas ninguém quer morar nessas cidades.

    Vamos fazer o contrario, vamos comparar quantas pessoas empregadas tem no seu estado e em SP. Não dá né?! 

  • Rafael Costa

    Lógico que tem mais desempregados aqui em SP, todo mundo que desce nos aeroportos e rodoviárias querem morar aqui, o que já não posso dizer do resto! 
    Os levantamentos são feitos de forma proporcional, não adianta nada ter um monte de emprego e não ter mão de obra, se você não sabe, o interior do Brasil é onde tem mais vagas para profissionais da área da medicina, mas ninguém quer morar nessas cidades.

    Vamos fazer o contrario, vamos comparar quantas pessoas empregadas tem no seu estado e em SP. Não dá né?! 

  • Rafael Costa

    Nordeste deveria competir com as cidades da Etiópia, Somália, etc.

    • http://www.facebook.com/eurismarjr Eurismar Júnior

      Sem comentários preconceituosos, afinal quem construiu esse país foram os nordestinos. 
      Todos somos iguais… Uma só pátria um só país…    

      • http://www.facebook.com/alexsandro.reis.39 Alexsandro Reis

        valeu Eurismar Junior por essa grande resposta postada

    • http://www.facebook.com/alexsandro.reis.39 Alexsandro Reis

      rafael não desmoralize o nordeste pq é aqui que a maioria dos turistas vem para se divertir pq o sul e sudeste não tem mais potencial turistico como o nordeste tem aqui temos a maior faixa litorânea do Brasil, e também temos mais cultura do que vcs sudistas e sulistas. Pra começar foi aqui que nasceu o Brasil.

    • http://www.facebook.com/jose.renato.9619 Jose Renato

       so naum entendo é porque tem tanto sulista procurando emprego aqui em sao luis na vele do rio doce e na petrobras.
       Em recife suape, em percem no ceara sem falar no pará só naum entendo pq aí é tao bom e eles vem pra cá as vezem até sem profissao

  • Rafael Costa

    Nordeste deveria competir com as cidades da Etiópia, Somália, etc.

    • http://www.facebook.com/eurismarjr Eurismar Júnior

      Sem comentários preconceituosos, afinal quem construiu esse país foram os nordestinos. 
      Todos somos iguais… Uma só pátria um só país…    

      • Alexsandro Reis

        valeu Eurismar Junior por essa grande resposta postada

    • Alexsandro Reis

      rafael não desmoralize o nordeste pq é aqui que a maioria dos turistas vem para se divertir pq o sul e sudeste não tem mais potencial turistico como o nordeste tem aqui temos a maior faixa litorânea do Brasil, e também temos mais cultura do que vcs sudistas e sulistas. Pra começar foi aqui que nasceu o Brasil.

    • http://www.facebook.com/jose.renato.9619 Jose Renato

       so naum entendo é porque tem tanto sulista procurando emprego aqui em sao luis na vele do rio doce e na petrobras.
       Em recife suape, em percem no ceara sem falar no pará só naum entendo pq aí é tao bom e eles vem pra cá as vezem até sem profissao

  • http://twitter.com/JeanDSanti Jean Di Santi

    O Sul inteiro e o Sudeste inteiro (inclusive Espírito Santo, com o petróleo) sustentam o resto do país com impostos. Não acho justo outros sulistas desprezarem o sudeste. Mas que é melhor viver no Sul isso é, mesmo os salários aqui não sendo tão altos como em SP. A Sophia aí embaixo escreveu uma Bíblia tentando convencer que os problemas de Curitiba se comparam às maiores capitais do país. Malandragem, Curitiba (onde moro) é uma maravilha até comparada com Porto Alegre (onde nasci); que dirá com outras capitais. Mas em se tratando de países, Sophia, quem conhece a Europa PODE SIM meter o pau à vontade no Brasil. Falar dos problemas deles (que são exceções) não resolverá os nossos (que são regra). Nacionalismo é o mais falso dos valores. E hoje o PR já tem defensoria pública, ouviu, Braulio Galhardo?

  • http://twitter.com/JeanDSanti Jean Di Santi

    O Sul inteiro e o Sudeste inteiro (inclusive Espírito Santo, com o petróleo) sustentam o resto do país com impostos. Não acho justo outros sulistas desprezarem o sudeste. Mas que é melhor viver no Sul isso é, mesmo os salários aqui não sendo tão altos como em SP. A Sophia aí embaixo escreveu uma Bíblia tentando convencer que os problemas de Curitiba se comparam às maiores capitais do país. Malandragem, Curitiba (onde moro) é uma maravilha até comparada com Porto Alegre (onde nasci); que dirá com outras capitais. Mas em se tratando de países, Sophia, quem conhece a Europa PODE SIM meter o pau à vontade no Brasil. Falar dos problemas deles (que são exceções) não resolverá os nossos (que são regra). Nacionalismo é o mais falso dos valores. E hoje o PR já tem defensoria pública, ouviu, Braulio Galhardo?

  • http://profile.yahoo.com/FE3XI5BURNNS7WEQMX526M4TOY Fábio

    PESSOAL… chega de diferenças regionais… precisamos unir forças é contra os chineses e os bostas dos EUA…vamos elevar o patamar da discussão… quanto mais estudarmos melhores seremos… vamos lá… sociologia… Florestan Fernandes, Sergio Buarque de Hollanda…economia Caio Prado JR, vamos descobrir nossa formação cultural… verão o quanto nosso país é grandioso… não é ufanismo… precisamos buscar nosso lugar na geopolítica mundial… precisamos mostrar o quanto nós temos a contribuir para a sociedade global, chega de só nos verem como paisagens de belas prais, carnaval, futebol e samba. Somos o gigante sul-americano, mas não temos o devido respeito dos países do centro das decisões. Exigimos respeito.

  • http://profile.yahoo.com/FE3XI5BURNNS7WEQMX526M4TOY Fábio

    PESSOAL… chega de diferenças regionais… precisamos unir forças é contra os chineses e os bostas dos EUA…vamos elevar o patamar da discussão… quanto mais estudarmos melhores seremos… vamos lá… sociologia… Florestan Fernandes, Sergio Buarque de Hollanda…economia Caio Prado JR, vamos descobrir nossa formação cultural… verão o quanto nosso país é grandioso… não é ufanismo… precisamos buscar nosso lugar na geopolítica mundial… precisamos mostrar o quanto nós temos a contribuir para a sociedade global, chega de só nos verem como paisagens de belas prais, carnaval, futebol e samba. Somos o gigante sul-americano, mas não temos o devido respeito dos países do centro das decisões. Exigimos respeito.

  • http://www.facebook.com/max.willian.5203 Max Willian

    Araraquara em primeira? Sei não tem coisa errada.

  • http://www.facebook.com/max.willian.5203 Max Willian

    Araraquara em primeira? Sei não tem coisa errada.

  • Émerson

    Na verdade esta lista das capitais não confere com a do site da Firjan para o ano de 2010. Desde quando a qualidade de vida em São Luís, Natal e Teresina é superior à de Recife?

  • Émerson

    Na verdade esta lista das capitais não confere com a do site da Firjan para o ano de 2010. Desde quando a qualidade de vida em São Luís, Natal e Teresina é superior à de Recife?

  • Neto

    é amigo, os gaúchos nos tiraram das oligarquias mas continuaram ignorando o resto do país olhando apenas para o sul e sudeste e aí adiantou alguma coisa heim???

  • Guest

    Algumas pessoas estão digitando algumas burrices, como por exemplo: A Região Nordeste sofre economicamente na mão de políticos vagabundos que usufruem do pouco conhecimento dos Nordestinos para aplicarem leis rigorosas que na maioria das vezes não funciona, estão comparando a região Nordest com a Etiópia… Ah… Faça-me o favor!.

  • Guest

    Algumas pessoas estão digitando algumas burrices, como por exemplo: A Região Nordeste sofre economicamente na mão de políticos vagabundos que usufruem do pouco conhecimento dos Nordestinos para aplicarem leis rigorosas que na maioria das vezes não funciona, estão comparando a região Nordest com a Etiópia… Ah… Faça-me o favor!.

  • Bruno Bezerra

    Muita gente comparando a região Nordeste com a Etiópia… Eu nem digo é nada!.

  • Bruno Bezerra

    Muita gente comparando a região Nordeste com a Etiópia… Eu nem digo é nada!.

  • marcio

    SIlVIA voce é burra ou o que?
    super valorizar a economia?
    voce sabe realmente quais são os parâmetros de uma pesquisa?
    onde voce viu que o índice somente usa renda percapita e economia??
    pensa um pouco antes de escrever excremento!
    SP tem sim as melhores cidades para viver, trabalhar, estudar e ter saude sim!
    voces sulistas só subiram no ranking quando pararem de fazer churrasco e trabalhar de verdade para isso!

  • carina

    e paulistas como vc márcio (pois não ovu generalizar pois em todo lugar tem gente legal e gente sem noção) e pessoas como vc márcio com tanta gentileza mostram como tem gente desinformada né! vc acha que paulista trabalha muito? começa a rever seus conceitos querido pois a maioria dos paulista (falo da capital) fica mais no trânsito do que trabalhando! e quando chega do trabalho ta estressado de tanto ficar no trânsito e dai vai pra sala do cafezinho hehehe no interior se trabalha tanto quanto qualquer outro lugar…mas o fato é que como tem paulista invejoso nossa,ora inveja do sul que é LINMDO, MARAVILHOSO, LUGAR DE GENTE BONITA E INTELIGÊNTE, ora tem inveja do RJ com suas geografia ímpar e um POVO MUITO MUITO TRABALHADOR E MAIS QUE ISSO GUERREIRO PORQUE MESMO COM TANTOS PROBLEMAS CONSEGUE TRABALHAR MAIS QUE OS PAULISTAS VIU MUITO MAIS E AINDA SE DIVERTIR…..abços.

  • Mane

    Não gosto de Curitiba, é uma cidade sem graça, não tem atrativos é feia, pequena, suja, atrasada, fui uma vez, não tenho vontade alguma de voltar. Pra mim as melhores cidades do Brasil são: Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza, Natal e Floripa. Gosto de praia, sol, agito.

  • Doido

    Vc é bem MANE mesmo!!Tirando Floripa o resto é só favela!Em Curitiba vc não vê bandido derrubando helicóptero,exército invadindo favela, sequestro relâmpago,gente morrendo na porta de hospital,carros levados pela enchente…Curitiba tem excelentes parques,é uma cidade limpa e organizada,bem ou mal ainda assim tem o melhor sistema de transporte público do país.Se vc não viu o ranking Curitiba está em primeira entre as capitais!Seu comentário não passa de pura inveja.

  • Lukas

    É, você só veio uma vez para Curitiba mesmo, ISSO SE VEIO!. Está dizendo que Curitiba é suja, sem graça, feia, atrasada… Curitiba é incomparavelmente mais limpa que as cidades que mencionou, a excessão de Florianopolis que também é limpa. Não tem atrativos? Sem graça? Feia??? Sugiro que quando for viajar programe um roteiro, conhecendo varias partes das cidades, pontos turísticos entre outros locais interessantes. Já que você gosta de praia, sol, agito, e, creio que tenha sido a unica coisa que fez em alguma viagem, sugiro que não opine sobre lugares que nunca foi. Curitiba não é nenhum paraiso, mas tenho certeza que está equivocada, ou com inveja, ou descrevendo a si mesmo ao invés da cidade…

  • Francisco2

    Voce realmente mora em curitiba mas vive no mundo da lua,,, naquele mundo do jaime lerner que sempre escondeu a pobreza de curitiba,,,as vezes ate bem proximo do jardim botanico

Política de Privacidade • 2014 (CC) • Hosted on VEXXHOST