O polemico campeonato de 1987 e entenda porque o Flamengo é Hexa campeão Brasileiro.


ATUALIZANDO: Enfim acabou a polemica, o Flamengo é oficialmente reconhecido pela CBF, hexacampeão brasileiro desde a manhã desta segunda-feira (21/02). O Site da FIFA já foi atualizado reconhecendo o campeonato de 1987. http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/index.html (6 Brazilian championships: 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009)

O campeonato Brasileiro de 87 foi conhecido como copa união sendo, dividido em modulo verde (primeira divisão) e modulo amarelo (segunda divisão).

HISTÓRIA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1987

Depois de um Campeonato Brasileiro em 1986 com oitenta times, fracasso de público, organizado pela falida e ridicularizada CBF, a competição de 1987 corria o risco de não ocorrer por falta de investidores.

Diante da situação, os treze maiores clubes do Brasil, liderados pelo Presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, correram atrás de patrocínio e organizaram o seu próprio campeonato: a Copa União.

O consenso determinou que 16 clubes era o número ideal para compor o campeonato e assim convidaram mais três para completar a lista (Santa Cruz, Goiás, Coritiba). A CBF, não se opôs a que o campeonato dos dezesseis substituísse a antiga fórmula do Campeonato Brasileiro.

Vendo o enorme sucesso de público e crítica que a Copa União estava obtendo com jogos lotados, a CBF sentiu que chegou a hora de interferir e obter lucro.

Foi inventado um cruzamento entre o campeão da segunda divisão e o da primeira, um detalhe, não havia ainda sequer uma segunda divisão jogando, ela seria criada, por clubes que ficaram fora do campeonato.

Com o campeonato já em andamento e muito antes de qualquer final ter sequer sido desenhada, o Clube dos 13, de forma unânime, rejeitou a proposta e seguiu seu caminho, isso ainda na primeira fase da Copa União.

Então a CBF inventou os módulos, o verde com os times da copa união já em andamento (primeira divisão), e o Amarelo com os time que ficaram de fora da copa união (segunda divisão) que iniciou mais tarde.

Modulo verde

  • Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco
  • Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos
  • Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Grêmio
  • Bahia, Santa Cruz*, Goiás*, Coritiba*

Modulo amarelo

  • Bangu, América-RJ, Atlético Paranaense, Criciúma
  • Guarani,Portuguesa, Atlético Goianiense, Inter de Limeira
  • Rio Branco, Joinville, Sport, Vitória
  • Náutico, Treze de Campina Grande, Ceará, CSA

Basta pensar, quem é o melhor time do Brasil em 1987? O time que disputou o torneio entre os times do Modulo verde, que em 13 de dezembro de 1987, no Rio de Janeiro, a decisão entre Flamengo e Internacional, foi vista por 95 mil pessoas no Maracanã, e outras milhões espalhadas Brasil afora assistindo ao vivo na TV.

ou

O “torneiozinho” entre os integrantes do modulo amarelo, que na final em dois jogos com regulamento tosco e lusitano, o Guarani venceu o Sport por 2×0 e no segundo Jogo o Sport venceu o Guarani por 3×0 ignorando o saldo de gols em duas partidas decisivas (na historia da humanidade esse fato só ocorreu essa única vez). Mesmo assim foram para disputas pênalti, que resultou em um empate de 11×11 e assim ficou, a CBF não conseguiu tirar um campeão de uma disputa de pênalti e deu o titulo ao Sport.

Alguém aqui se lembra disso? Claro que não! O jogo não passou na TV, e a torcida reunida de todos os 17 times do modulo amarelo não chega nem a 1/3 do Flamengo, que nada menos que 10 jogadores do time de 1987 passaram pela Seleção Brasileira, incluindo Zico,

E o Sport de Recife tem seu mérito de ser o campeão da segunda divisão de 1987.

ARTIGOS RELACIONADOS
  • Logo_guadalajara2011
  • bruno_eliza-samudio
  • http://andessoncosta@hotmail.com otavio andesson

    ei rochedo antão eu não entendo nada de futebol só explica uma coisa, como o guarani estava na segunda divisão em 87 se ele foi o vice campeão em 86, é o premio do vice campeão, se for, era melhor ter ficado em dessimo primeiro como o flamengo. se der pra explicar isso ai eu me coformo. blz.

    • http://orkut Manoel

      e o Botafogo em 32° posição em 1986 e Vasco em 24°? na verdade esta reunião do clube dos 13 foi um levante, uma quadrilha que se juntou para formar um cartel para brindar os quadrilheiros do rebaixamento, onde o indice tecnico não tem nenhum valor e conceito de "brasileiro" menos ainda.

  • Érika

    A página da Fifa que vc cita diz que o Flamengo é campeão do módulo verde da copa união… não diz que a copa união era o campeonato brasileiro, e diz que campeonatos brasileiros o Flamengo tem 5. Ninguém diz que o Flamengo não é o campeão do módulo verde, mas como se recusou a cumprir as regras e decidir a copa com o campeão do módulo amarelo…então não ganhou, o sport tem razão em se dizer campeão… nem sou do sport, nem do São Paulo… já agora…pois já vi q sempre dizem que quem discorda deste título do Mengão é pq é de um time anti-flamengo… nem é o caso…só entendo pq a CBF e a Justiça deu o título ao Sport.

    • Érika

      correção, se recusou a decidir o campeonato e não a copa, pois era o campeão do módulo verde (auto-denominada copa união), mas o campeão, segundo as regras pré-estabelecidas saíria do confronto entre os campeõs do módulo verde e do amarelo… mas não foi isso que aconteceu.
      Pelo que li também, o mengão entrou na Justiça, e a sentença recente deu ganho de causa ao Sport…

  • PAULO

    ai pessoal,que critica o titulo do mengâo de 87.vcs nâo ve que isso foi umcaso isolado,porq não ouve mais isso? porq foi uma burrada um erro,e quem paga por isso? é um time do porte do do flamengo,alias se comparar o time do fla ,e do sport daquele ano,e vcs verem as diferenças dos módulo verde e amarelo,dão pra ver quem é melhor né.olha vâo casar o que fazer,e esquecer isso o mengo é hexa,muintos titulos cariocas uma libertadores uj mundial,e o sport que tem? rsrsrsrs.

    • edu brito

      primeiro esse cidadão,torcedor do mingau,não passou por uma escola e nem conhece a gramática. também desconhece q clube dos treze é entidade informal,sem nenhuma capacidade jurídica,e como tal não define quem é ou não campeão,depois q a cbf e a fifa já definiram q o "paraíba"sport é o legítimo campeão.é mais um caso do maior preconceito existente no brasil:intolerância ao nordestino,só isso!

  • http://denise-ferraz@hotmail.com denise

    ñ tem papo meu mengão e campeão e o resto ñ adianta ratiar copa união e nossa

  • Rogério

    Claro, que a CBF, liderada por um bando de ratos e mercenários erraram feio.foram acertar a besteira e prejudicaram o flamengo.E a CBF até hoje nada faz.

  • telinho

    Para esclarecer este mal esclarecido, o Sport em 86 disputou a 1ª divisão e não caiu portanto não poderia disputar a 2ª divisão em 87, o que aconteceu é que o Flamengo, Inter e outros aceitaram o cruzamento antes do campeonato começar, pois tinham certeza que ganhariam fácil para qualquer time do módulo amarelo (desde quando o amarelo é menos forte que o verde na bandeira do Brasil). Quando viram a força do Sport, Guarani, ficaram com medo, vou falar de alguns jogadores do Guarani, não falo nem do Sport, Ricardo Rocha, Evair, etc……
    é pouco ou quer mais.
    Zico, borrou nas calças , assim como em 86 contra a França, a diferença é que na copa ele tinha quer entrar em campo, e foi a vergonha, tremeu….

  • telinho

    Para esclarecer este mal esclarecido, o Sport em 86 disputou a 1ª divisão e não caiu portanto não poderia disputar a 2ª divisão em 87, o que aconteceu é que o Flamengo, Inter e outros aceitaram o cruzamento antes do campeonato começar, pois tinham certeza que ganhariam fácil para qualquer time do módulo amarelo (desde quando o amarelo é menos forte que o verde na bandeira do Brasil). Quando viram a força do Sport, Guarani, ficaram com medo, vou falar de alguns jogadores do Guarani, não falo nem do Sport, Ricardo Rocha, Evair, etc……
    é pouco ou quer mais.
    Zico, borrou nas calças , assim como em 86 contra a França, a diferença é que na copa ele tinha quer entrar em campo, e foi a vergonha, tremeu….

  • RENATO DELTA

    PARA OTÁVIO

    "o guarani estava na segunda divisão em 87 se ele foi o vice campeão em 86"
     
     
    Como todo o respeito, mas falar isso é coisa de inculto. Quer usar as regras atuais, para falar de algo passado, e não as regras da época. Até aquele ano, os estaduais eram classificatórios para o Brasileiro. Os seis primeiros de SP, os cinco primeiros do RJ, os dois melhores do MG, do RS e os campeões estaduais de outros estados se classificavam. O único critério válido para se classificar para o nacional serie A, até então, era obtendo as primeiras colocações nos estaduais. Portanto, era possível que o vice-campeão ou o 4ª colocado não disputasse o campeonato da 1ª divisão no ano seguinte. O guarani foi 17º no paulista de 86 pelas regras da época não estaria na primeira divisão em 87. Outro exemplo, o brasil-RS foi 3º colocado na primeira divisão em 85 e disputou a segunda divisão em 1986. Pois foi o 7º no gaucho de 85.

  • RENATO DELTA

    PARA OTÁVIO

    “o guarani estava na segunda divisão em 87 se ele foi o vice campeão em 86″
     
     
    Como todo o respeito, mas falar isso é coisa de inculto. Quer usar as regras atuais, para falar de algo passado, e não as regras da época. Até aquele ano, os estaduais eram classificatórios para o Brasileiro. Os seis primeiros de SP, os cinco primeiros do RJ, os dois melhores do MG, do RS e os campeões estaduais de outros estados se classificavam. O único critério válido para se classificar para o nacional serie A, até então, era obtendo as primeiras colocações nos estaduais. Portanto, era possível que o vice-campeão ou o 4ª colocado não disputasse o campeonato da 1ª divisão no ano seguinte. O guarani foi 17º no paulista de 86 pelas regras da época não estaria na primeira divisão em 87. Outro exemplo, o brasil-RS foi 3º colocado na primeira divisão em 85 e disputou a segunda divisão em 1986. Pois foi o 7º no gaucho de 85.

Política de Privacidade • 2014 (CC) • Hosted on VEXXHOST