O polemico campeonato de 1987 e entenda porque o Flamengo é Hexa campeão Brasileiro.


ATUALIZANDO: Enfim acabou a polemica, o Flamengo é oficialmente reconhecido pela CBF, hexacampeão brasileiro desde a manhã desta segunda-feira (21/02). O Site da FIFA já foi atualizado reconhecendo o campeonato de 1987. http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/index.html (6 Brazilian championships: 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009)

O campeonato Brasileiro de 87 foi conhecido como copa união sendo, dividido em modulo verde (primeira divisão) e modulo amarelo (segunda divisão).

HISTÓRIA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1987

Depois de um Campeonato Brasileiro em 1986 com oitenta times, fracasso de público, organizado pela falida e ridicularizada CBF, a competição de 1987 corria o risco de não ocorrer por falta de investidores.

Diante da situação, os treze maiores clubes do Brasil, liderados pelo Presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, correram atrás de patrocínio e organizaram o seu próprio campeonato: a Copa União.

O consenso determinou que 16 clubes era o número ideal para compor o campeonato e assim convidaram mais três para completar a lista (Santa Cruz, Goiás, Coritiba). A CBF, não se opôs a que o campeonato dos dezesseis substituísse a antiga fórmula do Campeonato Brasileiro.

Vendo o enorme sucesso de público e crítica que a Copa União estava obtendo com jogos lotados, a CBF sentiu que chegou a hora de interferir e obter lucro.

Foi inventado um cruzamento entre o campeão da segunda divisão e o da primeira, um detalhe, não havia ainda sequer uma segunda divisão jogando, ela seria criada, por clubes que ficaram fora do campeonato.

Com o campeonato já em andamento e muito antes de qualquer final ter sequer sido desenhada, o Clube dos 13, de forma unânime, rejeitou a proposta e seguiu seu caminho, isso ainda na primeira fase da Copa União.

Então a CBF inventou os módulos, o verde com os times da copa união já em andamento (primeira divisão), e o Amarelo com os time que ficaram de fora da copa união (segunda divisão) que iniciou mais tarde.

Modulo verde

  • Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco
  • Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos
  • Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Grêmio
  • Bahia, Santa Cruz*, Goiás*, Coritiba*

Modulo amarelo

  • Bangu, América-RJ, Atlético Paranaense, Criciúma
  • Guarani,Portuguesa, Atlético Goianiense, Inter de Limeira
  • Rio Branco, Joinville, Sport, Vitória
  • Náutico, Treze de Campina Grande, Ceará, CSA

Basta pensar, quem é o melhor time do Brasil em 1987? O time que disputou o torneio entre os times do Modulo verde, que em 13 de dezembro de 1987, no Rio de Janeiro, a decisão entre Flamengo e Internacional, foi vista por 95 mil pessoas no Maracanã, e outras milhões espalhadas Brasil afora assistindo ao vivo na TV.

ou

O “torneiozinho” entre os integrantes do modulo amarelo, que na final em dois jogos com regulamento tosco e lusitano, o Guarani venceu o Sport por 2×0 e no segundo Jogo o Sport venceu o Guarani por 3×0 ignorando o saldo de gols em duas partidas decisivas (na historia da humanidade esse fato só ocorreu essa única vez). Mesmo assim foram para disputas pênalti, que resultou em um empate de 11×11 e assim ficou, a CBF não conseguiu tirar um campeão de uma disputa de pênalti e deu o titulo ao Sport.

Alguém aqui se lembra disso? Claro que não! O jogo não passou na TV, e a torcida reunida de todos os 17 times do modulo amarelo não chega nem a 1/3 do Flamengo, que nada menos que 10 jogadores do time de 1987 passaram pela Seleção Brasileira, incluindo Zico,

E o Sport de Recife tem seu mérito de ser o campeão da segunda divisão de 1987.

ARTIGOS RELACIONADOS
Política de Privacidade • 2018 (CC)