O mito do Megapixel: Entenda porque, maior resolução não esta relacionado com a qualidade da foto


A palavra ”PIxEL“ vem da junção das palavras PIcture” e ELement”, que significam “imagem” e “elemento” respectivamente.

Um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira, 1,3 MegaPixel são um milhão e trezentos mil pequenos pontos coloridos em uma foto, parece lógico que mais MegaPixels significaria uma foto melhor. Mas não é bem assim.

Uma foto com resolução de 1,3 MegaPixels significa uma imagem 1280 x 1024 (1280 Pixels de largura por 1024 Pixels de altura) multiplicando 1280 x 1024 = 1.310.720 Pixels ou 1,3 MegaPixels aproximadamente, da mesmo forma as resoluções:

  • 2.0 Megapixels = 1920 x 1080
  • 3.2 Megapixels = 2048 x 1536
  • 5.0 Megapixels = 2560 x 2048

Ai você escuta em algum lugar a frase: “Quanto mais megapixels uma câmera tiver, melhor as fotos.”

É uma grande mentira, e as empresas que fabricam câmera continuam a explorar o nosso mal-entendido. Na verdade, porém, poderia significar apenas uma foto terrível feita com mais pontos.

Tem uns celulares fajutos “meiaboca” fabricado na China que não tem nem marca e são chamados de MP10, MP12, MP15, etc com câmeras de 12 MegaPixels mas que a qualidade das fotos são semelhantes a foto tiradas com uma câmera VGA (0.3 MegaPixels) de celulares de qualidade como: NOKIA, Sony Ericsson e Samsung por exemplo.

Da mesma forma não da para comparar em termos de qualidade uma foto 5 MegaPixels de celulares, mesmo os melhores, com uma outra foto de 5 MegaPixels tiradas como câmeras Top tipo Nikon ou Canon.

Na verdade a qualidade de uma foto de 2 MegaPixels de uma câmera profissional é muito superior a uma foto de 12 MegaPixels de câmeras compactas de celulares.

A lente da câmera, sensores, circuitos e o seu domínio do sistema de iluminação, composição e os controles da câmera são fatores muito mais importantes.

Câmeras profissionais ou semi-profissionais, têm sensores melhores e mais complexos, e por isso produzem imagens melhores, mais nítidas e com cores mais vibrantes. Por outro lado, câmeras compactas e de celulares têm sensores de qualidade inferior.

DESPERDÍCIO DE PIXELS
Provavelmente você tem ou já teve uma câmera fotográfica de 5 MegaPixels que produziam fotos de qualidade e que atendiam suas necessidades, mas depois que viu a propaganda de uma de 10, 11, 12 Megapixels, achou que sua câmera virou coisa da vovó. (Leia aqui sobre OBSOLESCÊNCIA PLANEJADA)

Ja reparou o tamanho da foto digital quando vista em tamanho original no computador, a tela da maioria esta em 1024 x 728 Pixels e uma foto de 5 MegaPixels tem o tamanho de 2560 x 2048, ou seja a tela toda não da para ver nem a metade da foto.

E quando você faz upload para o orkut, fotolog,etc, o sistema do site reduz o tamanho (ou você mesmo faz isso no seu computador) para ser melhor visualizado no monitor.

Clique para ampliar!

A imagem ao lado tem uma foto tirada com a mesma câmera no mesmo ângulo e com a mesma iluminação, só que em diferentes resoluções, note que as fotos tem a mesma qualidade quando reduzidas (resizer), só diferenciando quando feita um corte na imagem (crop), que é como se fosse uma ampliação da imagem.

A grande maioria das pessoas dificilmente aplicam o efeito (crop) nas suas imagens, geralmente aproveitam a foto inteira (a paisagem, o momento, o flagrante), apenas reduzindo o tamanho, o que não modifica em nada a qualidade da imagem em diferentes resoluções (com equipamentos semelhantes)

A menos que seja um fotografo profissional, você não ira precisar de tantos MegaPixels de resolução, e sim equipamentos de qualidade.

Precisa de muita resolução, então conheça as duas maiores fotos do Mundo: Dubai 45 Gigapixels e o projeto Paris 26 Gigapixels.

DUBAI 45 GIGAPIXELS

Feita pelo fotografo Gerald Donovan, permite navegar por toda a paisagem do local, desde uma visão completa do horizonte até detalhes como pessoas nas janelas de prédios a quilômetros de distância. Veja aqui a foto. Para esta imagem foi usado:

  • uma câmera digital Canon 7D (18 MegaPixels)
  • Um dispositivo de captura Gigapan EPIC Pro (que posiciona e controla a câmera automaticamente)
  • E o software Autopano Giga para “costurar” as 4.250 fotos tiradas em seqüência.

PROJETO PARIS 26 GIGAPIXELS

Feito por dois fotógrafos franceses: Arnaud Frich e Martin Loyer, apesar de menor resolução que a anterior (cerca de 70% menor) a foto tem melhor qualidade.

  • Veja aqui em formato Normal
  • E aqui em HD (High-definition).

(Para visualizar em HD você tem que instalar o plugin Microsoft HD View

ARTIGOS RELACIONADOS
Política de Privacidade • 2018 (CC)