IntenseDebate vs. Disqus, qual o melhor sistema de comentários, como instalar, e porque utilizar no seu blog.


Na verdade existe mais outro sistema de comentários de igual qualidade o JS-Kit ECHO, mas este é pago, o que restringe a poucos entusiastas, e dada a qualidade excepcional de IntenseDebate e Disqus não vale a pena testa-lo.

MAS AFINAL, QUAL O MELHOR E QUAL USAR?

Não tem um melhor, os dois sistemas são formidáveis, possuem características equivalentes e funções semelhantes e outras que futuramente serão adicionadas ou adaptadas. O processo de instalação e migração é idêntico bem como o suporte as principais plataformas (WordPress, Blogger, Tumbr, TypePad) e qualquer site.

Você pode comentar como anônimo ou com o login do Twitter, Facebook ou OpenID, onde praticamente 99,99% dos internautas já tem seus cadastros, mas o que torna o sistema dinâmico e diferenciado, é fazer seus comentários logado com um perfil exclusivo do sistema IntenseDebate ou Disqus.

Com esse perfil, cada comentarista tem uma “reputação” ficam armazenados todos os comentários feitos em todos os blogs que partilham do mesmo sistema, gerando um histórico e uma pagina exclusiva com seu perfil publico.

Ao fazer o login em um blog para fazer algum comentário, é gerado um cookies e quando acessar qualquer outro site com o mesmo sistema você já estará logado bastando apenas fazer seus comentários sem o aborrecimento de ficar digitando nome, e-mail etc tudo rápido simples, intuitivo e automatizado.

Ai que esta o ensejo de qual sistema escolher, o motivo desta opção vai depender de um fator particular e principalmente das características do blog e de seus visitantes mais assíduos. Se utilizar o IntenseDebate, todos os usuários com perfil no IntenseDebate ficaram mais motivados e propícios para comentar em blogs com o mesmo sistema, inclusive levados ao site por um link ou comentário visto em algum outro perfil de outro site que utilize o IntenseDebate, a mesma explicação análoga para os sites que utilizem o sistema Disqus.

Se a maioria dos sites e blogs que você acessa ou o publico alvo é semelhante ao seu e este utiliza o Disqus então você deve optar em utilizar o Disqus e assim para o IntenseDebate.

COMO INSTALAR O DISQUS OU O INTENSEDEBATE NO WORDPRESS

Toda a formatação da pagina de comentários do wordpress fica no arquivo comments.php do seu tema, e a string (comments_template()) que importa este arquivo fica em single.php e page.php

Ao instalar e ativar o plug-in IntenseDebate ou Disqus a string comments_template() não mais importa o arquivo comments.php, substituindo pela formatação padrão do sistema (IntenseDebate ou Disqus )

Ai que esta o problema que quebra o Layout do tema, algumas tags html (principalmente “div class” e “div id” ) utilizadas na formatação completa da pagina são importadas juntamente com o arquivo comments.php.

Como cada tema tem suas características classe e id específicos do arquivo .CSS não tem uma formula genérica aplicada a qualquer tema, você terá que localizar no arquivo comments.php e substituir antes ou após a string comments_template() nos arquivos single.php e page.php.

Após a adaptação e ajuste do Layout do tema, qualquer mudança visual ou customização poderá ser feita no painel de controle do sistema (IntenseDebate ou Disqus )

ARTIGOS RELACIONADOS
Política de Privacidade • 2018 (CC)