Conheça seu BIO-RITMO (biorritmo), como utilizá-lo, tentar prever adversidades e ter uma vida melhor.


bio-Ritmo (Biorritmo), a palavra tem origem do grego, “Byos” que significa Vida e “Rhythmos“, Ritmo. Bio-Ritmo é o Ritmo da Vida.

Por que em determinados dias estamos calmos ou nervosos, dispostos ou cansados, tristes ou alegres, saudáveis ou enfermos, enfim, dias onde “tudo dá certo” ou “tudo sai errado”?

A descoberta veio da observação médica,
Por volta de 1870, em Berlim, Dr. Wilhelm Fliess , otorrinolaringologista de renome na Alemanha, observando a variação do quadro clínico de seus pacientes, passou a elaborar estatísticas quanto ao número de dias de melhora e piora diante das diversas enfermidades. Após anos de pesquisa, conclui existir em nosso corpo um Ciclo natural de 23 dias.

Já o psicólogo Hermann Swoboda, de Viena, Áustria, por volta de 1897, após efetuar pesquisas próprias e encontrar respostas idênticas ao trabalho de Fliess, deu continuidade aos estudos, dedicando toda sua vida ao aprimoramento e exaustiva comprovação desses Ritmos. Além de testes hormonais, sangüíneos e psicológicos, buscou fundamentos matemáticos para explicar a origem dos Ciclos de 23 e 28 dias, dando-lhes consistência científica definitiva.

Já o professor Alfred Teltscher (Universidade de Psicologia de Innsbrück, Áustria), em meados de 1930, acrescentou ao Físico e Emocional, o Ritmo Intelectual, com duração de 33 dias. Chegou à essa conclusão, após observar através dos anos, que seus alunos passavam por períodos de maior e menor desempenho mental, expresso através de testes de avaliação do rendimento escolar. Ou seja, mesmo seus alunos considerados mais brilhantes, durante as provas, às vezes passavam por fases de baixo rendimento, enquanto os demais tinham seus dias de capacidade mental surpreendentemente elevada, conforme as oscilações das curvas dos seus Ciclos Intelectuais.

Simultaneamente, sem qualquer contato com Teltscher, nos Estados Unidos, os professores Rexford Hersey e Michael J. Bennet, chegaram às mesmas conclusões, anunciando na mesma época a descoberta do 3.º Ciclo, o Intelectual, e com a mesma periodicidade, ou seja, 33 dias.

Resumindo: a partir de estudos científicos e comprovações irrefutáveis ficou comprovado que que nossas vidas são regidas por ciclos básicos da energia biológica sendo:

  • CICLO FÍSICO: dura 23 dias (11,5 Positivos e 11,5 Negativos) e manifesta-se através dos músculos, ossos, funções digestivas e sistema imunológico. Afeta principalmente nossa resistência às doenças, percepção da dor, desempenho sexual, força, coordenação motora, velocidade, resistência e energia.

    Nos dias Críticos Fisicamente, a pessoa está mais propensa a sentir-se cansada, a sofrer acidentes ou adoecer com mais facilidade, e cuidar-nos com tudo que possa produzir danos ao corpo (acidentes, cortes, queimaduras, contusões, quedas).

  • CICLO EMOCIONAL: dura 28 dias (14 Positivos e 14 Negativos), manifesta-se através do sistema nervoso central e governa a criatividade, a sensibilidade, a saúde mental, o gênio (bom-humor ou mau-humor), a percepção do mundo e de nós mesmos.

    Em dias Críticos Emocionalmente, recomendando-se, portanto, toda calma possível para evitar os efeitos negativos desse ciclo biológico, Discussões, brigas, crises nervosas, depressão e frustrações sem sentido, são freqüentes nos dias Críticos.

  • CICLO INTELECTUAL: tendo duração de 33 dias (16,5 Positivos e 16,5 Negativos) devido a esse ciclo atravessamos períodos de alta e baixa produtividade, a ponto de haver aqueles dias onde simplesmente “não temos cabeça para nada”. Em outra época, as idéias e soluções parecem surgir à nossa mente com extrema facilidade. Esse Ritmo reflete os estados da memória, inteligência, lucidez, poder de raciocínio, inspiração, concentração, a lógica, a reação (reflexos), a agilidade e a ambição.
  • Quando o ciclo Intelectual está em fase Crítica, podemos tomar decisões incorretas, a memória falha, fazemos maus negócios, temos dificuldade de entendimento, nos expressamos com maior dificuldade, Toda prudência é recomendada nos negócios (adiando decisões importantes).

DIAS POSITIVOS, NEGATIVOS E DIAS CRÍTICOS

No gráfico de seu BIO-RITMO, quando a curva está na parte de cima, significa
estar atravessando uma fase Positiva (ou alta); na parte de baixo, fase
Negativa (ou baixa); e quando está no meio ou próximo do meio, fase
Crítica, sendo este o período que mais inspira cuidados.

Fase Crítica (o ciclo encontra-se em desequilíbrio biológico, passando de + para – ou vice-versa, deixando-nos mais sensíveis ou vulneráveis) é quando corremos mais riscos e isso se comprova exaustivamente pela análise de pessoas que sofreram acidentes, problemas de saúde, falecimentos, violência, suicídios e outros fatos lamentáveis.

COMO CALCULAR, INTERPRETAR E USARA O BIO-RITMO A SEU FAVOR.

Por meio da data de seu nascimento um aplicativo gera um gráfico, basta analisar os resultados e tomar suas decisões.

Sendo que o período Maximo do dia ocorre exatamente na hora que você nasceu, Ex. digamos que você nasceu ao meio dia. No dia que estiver analisando o gráfico esse dia todo estiver como positivo +80% o horário do dia mais positivo será as 12:00h.

No ponto marcado no gráfico significar: meio dia do dia 11(do mês e ano em questão), fase intelectual e emocional positiva 50% e fase física em positiva 98%.

No dia que os seus três gráficos estiverem em zero ou próximo de zero (fase Crítica), isso acontece em média uma vez a cada seis meses, é melhor nem sair de casa.

Para calcular seu Biorritmo Clique Aqui

Por fim, é importante nunca se deixar levar pelo pessimismo diante de um quadro desfavorável, pois assim estaria somente colaborando para acentuá-lo: reaja da maneira mais positiva e racional possível.

APLICATIVOS PARA SMARTFONE
Instale um aplicativo para calcular o seu BIO-RITMO ou de quem quiser em qualquer local e ocasião. O gráfico gerado no aplicativo você pode verificar fatos importante do seu passado e a relação com o seu BIO-RITIMO no corrente dia, bem como analisar dias futuros e domar decisões baseando-se nos seus dias críticos e em fases positivas ou negativas.

ARTIGOS RELACIONADOS
Política de Privacidade • 2018 (CC)