Banco Central lança novas cédulas do Real, que entrarão em circulação gradualmente até 2012


O Banco Central informou nesta sexta-feira (10) que a segunda família de cédulas do real começará a circular na próxima segunda-feira (13). Os novos modelos substituirão as notas atuais, segundo o BC, as cédulas antigas deixarão de circular dentro de dois a três anos.

As cores de cada nota foram mantidas, assim como os animais estampados nelas, mas o tamanho das cédulas vai variar de acordo com seu valor.

A segunda família de cédulas do Real será impressa em papel fiduciário, conforme a família atual. As notas antigas continuarão valendo e serão substituídas aos poucos, à medida que forem sofrendo o seu desgaste natural.

O processo de substituição vai se iniciar com as notas de 50 e de 100 reais, essas notas de maior valor do meio circulante brasileiro são as que demandam maior proteção contra as tentativas de falsificação.

Foram mantidos a figura da República e os animais a fim de facilitar a identificação visual e diminuir o impacto da mudança para o cidadão comum, optou-se neste projeto por manter a temática das atuais cédulas do Real. Porém, foram desenvolvidas novas gravuras, tanto da figura da República quanto dos animais que estampam os reversos das notas.

[galeria style=”height: auto; padding-left: 30px”]

[/galeria]

 

 

CONHEÇA OS ITENS DE SEGURANÇA DA NOVA CÉDULA DO REAL

ARTIGOS RELACIONADOS
Política de Privacidade • 2018 (CC)