Anvisa divulga resultado do monitoramento de agrotóxicos em alimentos


O pimentão foi o alimento que apresentou o maior índice de irregularidades para resíduos de agrotóxicos, durante o ano de 2008. Mais de 64% das amostras de pimentão, analisadas pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) apresentaram problemas.

O morango, a uva e a cenoura também apresentaram índices elevados de amostras irregulares, com mais de 30% cada.

Os desvios detectados pelo PARA foram: teores de resíduos de agrotóxicos acima do permitido e o uso não autorizado para determinadas culturas. No balanço geral, das 1773 amostras dos dezessete alimentos monitorados (alface, batata, morango, tomate, maça, banana, mamão, cenoura, laranja, abacaxi, arroz, cebola, feijão, manga, pimentão, repolho e uva), 15,28% estavam insatisfatórias.

A cultura de tomate foi a que apresentou maiores avanços quanto à diminuição dos índices de irregularidades. Em 2007, 44,72% das amostras de tomate analisadas apresentaram resíduos de agrotóxicos acima do permitido. No último ano, esse número caiu para 18,27%.

O Programa funciona a partir de amostras coletadas pelas vigilâncias sanitárias dos estados e municípios. No último ano, as amostras foram enviadas para análise aos seguintes laboratórios: Instituto Octávio Magalhães (IOM/FUNED/MG), Laboratório Central do Paraná (LACEN/PR) e Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP), nas quais foram investigadas até 167 diferentes agrotóxicos.

Cuidados
Para reduzir o consumo de agrotóxico em alimentos, o consumidor deve optar por produtos com origem identificada. Essa identificação aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com adoção de boas práticas agrícolas.

É importante, ainda, que a população escolha alimentos da época ou produzidos por métodos de produção integrada (que a princípio recebem carga menor de agrotóxicos). Alimentos orgânicos também são uma boa opção, pois não utilizam produtos químicos para serem produzidos.

Os procedimentos de lavagem e retirada de cascas e folhas externas de verduras ajudam na redução dos resíduos de agrotóxicos presentes nas superfícies dos alimentos.

DADOS CONSOLIDADOS DO PARA 2008

Cultura Total de amostras
analisadas
Amostras
insatisfatórias (%)
IA encontrados nas
amostras insatisfatórias
Pimentão 101 64,36 NA: Bifentrina, Bromopropilato, Carbendazim, Cipermetrina, Clorpirifós, Dicofol, Endossulfam, Esfenvalerato, Fempropatrina, Fenarimol, Lambdacialotrina,Metamidofós, Permetrina, Procimidona,Procloraz, Profenofós, Tebuconazol, Triazofós

LMR:Acefato, Clorotalonil, Deltametrina, Difenoconazol
Morango 86 36,05 NA: Acefato, Captana, Clorfenapir, Clorotalonil, Clorpirifós, Deltametrina, Endossulfam, Folpete, Metamidofós, Procloraz, Tetradifona,

LMR: Ditiocarbamatos, Fempropatrina,Tebuconazol.
Uva 101 32,67 NA: Acefato, Cipermetrina, Clorfenapir, Clorpirifós, Deltametrina, Dimetoato, Endossulfam, Fempropatrina, Metamidofós, Tetradifona

LMR: Bifentrina
Cenoura 102 30,39 NA: Acefato, Clorpirifós, Dimetoato, Metamidofós,
Alface 101 19,80 NA: Acefato, Carbaril, Carbendazim, Clorpirifós, Deltametrina, Dimetoato, Fempropatrina, Metamidofós, Metomil, Tebuconazol
Tomate 104 18,27 NA: Aldicarbe, Aletrina, Ciproconazol, Clorpirifós, Clorpirifós-metílico, Folpete, Metamidofós

LMR: Fentoato, Permetrina
Mamão 104 17,31 NA: Acefato, Acetamiprido, Ciflutrina, Dimetoato, Endossulfam, Epoxiconazol, Metamidofós, Metidationa

LMR: Carbendazim, Clorotalonil, Famoxadona, Trifloxistrobina
Laranja 101 14,85 NA: Cipermetrina, Endossulfam, Esfenvalerato, Parationa-metílica, Procloraz, Profenofós

LMR: Triazofós
Abacaxi 95 9,47 NA: Acefato, Cipermetrina, Ditiocarbamatos e Ometoato
Repolho 102 8,82 NA: Carbendazim Epoxiconazol, Fentoato,Metamidofós, Procimidona, Tebuconazol
Arroz 136 4,41 NA: Ciproconazol, Flutriafol, Metamidofós, Miclobutanil
Maçã 102 3,92 NA: Diclorvós, Triazofós

LMR: Metidationa
Feijão 137 2,92 NA: Ciproconazol, Diurom

LMR: Metamidofós
Cebola 103 2,91 NA: Acefato
Batata 100 2,00 NA: Endossulfam

LMR: Acefato
Banana 97 1,03 NA: Fenarimol
Manga 101 0,99 NA: Metidationa
NA – Não autorizado para a cultura;    LMR – Acima do Limite Máximo de Resíduo
ARTIGOS RELACIONADOS
Política de Privacidade • 2018 (CC)