A nova carteira de identidade dos brasileiros


A lei 12.058 que autoriza o registro civil único foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009. Com a unificação, o cidadão terá o número único de registro de identidade civil, válido para os brasileiros natos e naturalizados.

Com a implantação do Afis (sigla em inglês do Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais) no Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal, a intenção é gerar um número nacional para todos os brasileiros. Cada pessoa terá um só número de identificação, não importa onde e nem quantas vezes ela tirar a identidade.

A nova identidade é um cartão magnético com impressão digital e chip eletrônico, incluirá nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição e de validade.

Obrigatoriamente, o documento deve registrar RG e CPF, mas dados como carteira de habilitação e título de eleitor são opcionais.

O primeiro modelo foi apresentado em 2009, os itens de segurança descritos serão implementados da mesma forma no segundo modelo que é o definitivo.

Hoje, cada órgão que cuida do assunto nos estados produz um número diferente de carteira de identidade, o que possibilita uma pessoa a emitir o documento em diferentes regiões. Agora, as impressões digitais serão encaminhadas para o INI, que fará um único banco de dados.

O novo documento de identidade vai ter o tamanho de um cartão de crédito. A maior novidade é o chip, que armazena todas as informações da pessoa e também as impressões digitais.

A informação não é uma tinta, então nenhum reagente químico pode alterá-la, todos os dados são gravados a laser no corpo do documento.

Em 2011, serão produzidos 2 milhões de cartões, a ser distribuídos em Brasília, Rio, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO).

A proposta é que, em nove anos todos os brasileiros tenham o novo registro, que vai acabar com o problema de homônimos (pessoas que têm o mesmo nome e números de registro diferentes), e principalmente com as fraudes.

ARTIGOS RELACIONADOS
  • tnwikileaks
  • camila

    Olá, gostei muito nessa nova fase da carteira de identidade, com certeza vai evitar muitas fraudes. Gostaria de estar sempre por dentro dessas noticias! Até se vocês tiverem algum informativo sobre as várias facetas da carteira de identidade até hoje, gostaria muito, só para fazer um comparativo de evolução.
    Obrigada!

  • http://tutoriaisdeprogramacao.blogspot.com/ Rodrigo

    Nossa, gotei bem mais bonita que a de hoje, mas quem tem a de hoje poderá trocar assim que lançar a nova?

  • Pingback: O novo modelo de carteira de identidade |

  • rita

    gostei quero faze-la assim que sair

  • adriano

    to muito ancioso q a nova carteira de indentidade, começe logo a vigorar to sendo chamado atenção em todos os orgão publicos, por causa do meu R.G q esta numa situação muito precaria…
    so na maquina de lavar ja passou umas 5 veses…
    Mas eu não quero tirar uma outra via de papel, estou esperando pela nova R.G, quero ser pelo menos uns dos primeiro a possuir a minha…

  • Pingback: carlosroberto67 no diHITT

  • Alberto

    minha carteira de identidade profissional já contem algumas destas informações. Quanto ao chip, deveria conter informações mais sofisticadas como: grupo sanguineo, algum tipo de doença que possa se manifestar repentinamente, cartão de vacinas, alergias, enfim informações uteis e definitivas. Não baboseiras como altura, peso, cor, religião???

  • ney

    DUVIDO QUE ISSO ENTRE EM VIGOR….RS

  • Ricardo Cervinkas

    Interesante! muito bom mesmo… ref as informaçoes contidas as mesmas podem ser melhoras, concordo com a opiniao do Alberto.Altura?? peso?? informaçoes mais importantes devem ser adicionadas.

  • Carlos Antonio

    Aparencia excelente! Parabens a quem a elaborou!

  • Clóvis

    Próximo passo, será um chip implantado em nosso corpo…
    Bem Vindo ao Final dos Tempos…

  • Hangel

    Clóvis, seu alienado! Que coisa de fim dos tempos! Deixa de ser burro!
    Parabéns pela iniciativa. Excelente trabalho!

  • Fábio

    Otima carteira, acho que deveria ter informação sobre PASSAPORTE, para que tem ou pretende obter, e ter validade na america latina.

  • Cláudio

    Gostei da nova carteira. É muito parecida com a minha carteira profissional (OAB). Concordo com os colegas que disseram que ela poderia conter outras informações (outros documentos, como passaporte… bem como informações sobre grupo sanguíneo, alergias). Discordo, porém, que "altura, cor de pele" e características físicas sejam inúteis. Servem pra evitar mau uso do documento (pro cara usar a identidade de outro terá que se parecer com ele não apenas no rosto).

  • Elias

    Muito Bom
    Espero que realmente entre vigor pois já perdi meu título, meu CPF, meu RG várias vezes. Assim quando perder só preciso ir em um único lugar para solicitar outro hehehehe.

  • welson

    o mondex da motorola (entre no site)já está na frente ,é um chip com todas as informações de uma pessoa para ser colocado na mão direita ou na testa ,(c0m0 no livro do Apocalipse)depois atraves de gps vão saber até onde vc está,bem vindo aos ultimos dias,LEIA A BIBLIA

  • Manmoel Joao

    Finalmente estamos desburocratizando, mesmo cambaleando das pernas estamos chegando lá, ser primeiro mundo

    • Edison Zanette

      Quando todos os brasileiros estiverem com sua CI na mão, ela estará superada. Com a tecnologia andando a passos rápidos com anda, já haverá um novo controle, um leitor ótico que dirigido ao olho dirá ao fiscalizador etc TUDO sobre aquela pessoa, incluindo tipo de sangue e doenças graves e/ou, deficiencias etc, FIM para papeis.

  • Nestor

    Olha o Anti-Cristo chegando ai,gente, nos EUA e Inglaterra o povo não deixou que esse novo documento fosse aprovado, mas como no Brasil o povo é desinformado, a aceita tudo que colocam no mercado, paciência!!!!!!!

  • Rubens

    Que bom o Brasil está atulizando …
    Falta só ter a CNH no cartão ai sim vai mais top.

  • Cleide

    Realmente muito interessante.
    E como não poderia deixar de comentar……A palavra de Deus não volta vazia, ela se cumpre, não só o chip mas outras coisas que estào acontecendo como, pais se voltarem contra seus filhos e filhos contra pais, tudo isso está na Bíblia como sinal da volta do nosso Salvador Jesus Cristo………Que assim seja!!

  • Lucas

    A Biblia e suas palavras genéricas alienando o povo de novo.. rsrs Isso é uma ação do governo, não de deus…
    Gostei desse novo documento por conter informações de documentos reunidas. Porém, com informações sobre previdencia e demais, o controle sobre a vida das pessoas será aumentado e a privacidade diminuida. Não foi a toa que foi rejeitada em outros países mais desenvolvidos em que as pessoas comuns realmente fazem a diferença com sua opinião.

  • Nunes

    Achei a iniciativa muito interessante, mas não concordo com nada de chip nas mãos ou na testa. no cartão está aprovado. Parabéns.

  • Jorge

    Estranho isso aí, uma baita novidade e não se vê nada sobre essa nova Identidade na imprensa… muito estranho mesmo…

  • Walter Schwarzwalder

    E por qual motivo, não se adiciona os dados ca Carteira de motorista, para que se use de uma só vez um unico documento.
    Alemonis…

  • caronte

    Espero que isso não cole aqui no Brasil, a exemplo de outros países com sólidas democracias que muitas vezes foi conquistada com luta armada contra as tiranias, nessas últimas eles sabem realmente o que significa reduzir sua privacidade diante dos governos. E aos que gostam tanto de se apoiar em razões como "segurança", lembrem dos poderosos que, garanto, poderiam enterrar um receptor GPS na bunda deles que não seriam encontrados em lugar algum se fosse necessário.

  • sirlene

    eu acho muito bom essa nova identidade, alem de conter dados pessoais vai ajudar muito da identificação das pessoas. como tem acontecido muitos enganos com pessoas do mesmo nome que em muitos casos correm risco de vida, so deveriam conter algo mais util ne como tipagem sanguinea, doenças, se é doador de sangue ou orgãos, e muito mais coisas…mas isso com o tempo espero que coloquem.
    agora dizer que isso eh um chip que tem relação com o fim dos tempos acho que nao tem muito a ver nao, pois na biblia esta escrito que sera uma marca que so podera ser posta na mão direita ou na testa, e não em um cartão. c fosse assim o cartão bancário seria tbm um sinal pois tbm contem um chip no qual tem informações pessoais, e c a palavra chip fosse trocada por qualquer outra tipo uma marca magnetica onde contem informações pessoais , é a mesma coisa mas com certeza as pessoas encarariam de outra forma e no fim e a mesma coisa.
    o que nos resta e agradecer a deus por todos os dias de nossa vida…

  • Sirlei

    Concordo com a reunião dos documentos mas deveria ser incluída tbém a CNH, pois acredito que coibiria um pouco mais a ação de ladrões e outras coisas mais. O grupo sanguíneo e fator rh seria muito interessante mas não como obrigação, somente para as pessoas que já possuem esses dados ou que queiram de livre e espontânea vontade colocar na sua nova identidade (RIC).

  • Naluska

    Não concordo . Acredito que temos outras prioridades.
    Qual o custo ? …certamente é o povo que irá custear por sua implantação. O governo deveria expor a população uma avaliação prévia de custos…assegurando ao cidadão, produtos e serviços de excelência .
    Um abraço!

  • http://googlechrome sanpfer

    Excelente. Quem não concorda, ainda não passou pelo dissabor de perder um emprego, ver seu nome no serasa, ou , ainda pagar por um crime que não cometeu, pelo simples fato de ter homônimo. Falta só pôr a CNH.

  • Daniely

    Eu achei uma otima ideia … mais eu acho que vamos ter que pagar por isso,, nos deviamos ser informados sobre as formas de pagamento de como funcionaria antes de qualquer decisão somos todos cidadões e temos esse direito …!

  • adriana

    Eu acho que na nova identidade deverá constar nº de registro da habilitação e nº da inscrição no pis todos os documentos em um só documento, então deveriamos andar somente com um documento e naum com um monte.; RG/CPF/PIS/CARTEIRA DE HABITAÇÃO/TITULO ELETORAL será bem melhor…

  • Marcos

    Achei muito interessante, o unico detalhe è que visto grande epaço que pode ter um chip assim, poderiam por muito mais informaçoes, tais como os dados CNH e valer tambem como carteira de motorista.
    Mas estranho, como è que uma "coisa" tao importante como um documento assim, que entrarà em vigor tao breve, se fale tao pouco…

  • JOEL SANTOS MATOS

    È boa essa ldeia, mas ele deveria ser um documento unico, contendo tds os dados da pessoa, outra razão não onerar o bolso dos brasileiros, porque a nossa carga já é muito da pesada.

  • http://www.mettalforma.com.br Edison Simões

    Sobre a não colocacão da CNH neste novo documento não há nenhuma desculpa para não fazê-lo. Como será um documento c/ chip qualquer alteracão poderá ser inserida em qualquer momento. Caso o cidadão venha a ser punido com a apreensão da CNH, basta inserir as informacões no novo documento. Após regularizar volta a ter a validade ..

  • Norma Souelly

    Meu documento do Min Defesa, consta todos os documentos, inclusive Fator RH, dorador de orgão, o que ja facilita muito, além de certidão de casamento/nascimento tbm, pena que não pode ser usada, pois a policia não aceita no lugar da CNH, ou seja, primeiro deveriam fazer cursos para os policiais, que so sabem cobrar, mas ter conhecimento, são totalmente despreparados e mal educados.

  • betania

    Gostaria de saber qual a fonte dessa informação.
    Por ser uma notícia tão interessante, a gente acaba achando bom demais pra ser verdade! é bom saber a fonte.
    e tb concordo com a maioria aqui: se vai haver ônus pra população, deixa de ser uma coisa tão boa…

  • Nicanor

    É!… Realmente é uma boa idéia. Lembremo-nos entretanto que no Brasil, os maiores FRAUDADORES são aqueles que produzem os documentos. Observem que em todos os golpes existe a participação de fucionários do governo, são eles que passam as informações aos demais membros das quadrilhas. Tudo num único chip. Booooooooooooooom. Espere. Espere.

  • antonio

    achei excelente….

  • Gentil

    A cor da pele não tem nenhum sentido em um país miscigenado. É uma desculpa para continuarem com a educação pública deficiente e fazendo politicagem com as cotas raciais.

  • Hely

    Acho que deveriam ter incluído um eCPF neste chip, com isto passaríamos a ter a identidade digital também neste documento. Quem sabe no futuro?

  • Léia

    Adorei a idéia, só gostaria de informações onde e quando vai começar fazer

  • Geraldo

    Não seremos mais reconhecidos como pessoas e sim como números, como ocorre no exército. E nossa identidade?

  • Rona

    se isso for verdade mesmo eu apenas acho que deveria se dar mais enfase a segurança , fome , moradia , educação ..etc..e depois fazer coisas deste genero.

    de que adianta um cidadão votar em urna eletronica, ter rg cpf e titulo de eleitor com chip e ganhar um salario minimo de 480 reias

  • JOAO BATISTA ALMEIDA

    Por que não inserir nesse suposto Registro de Idenficação Pessoal outras informações, tal como: PIS/PASEP, Carteira do Trabalho, Habilitação, Reservista, etc. Se vão consolidar os diversos documentos que se faça de forma racional e pratica.

  • Camila

    Pessoal… vcs já leram a Bíblia?
    Se eu fosse vc ficava mais esperto, pq isso é um sinal do fim dos tempos.
    Num futuro bem próximo as autoridades irão querer colocar todos os dados das pessoas em um único chip. Só que como será muito complicado, por causa da possibilidade de roubo, esse chip deverá ser implantado nas pessoas.
    Pesquisas revelaram que o único lugar que o chip poderá ser implantado no corpo humano é na testa e na mão direita, por causa temperatura, pois a bateria será de lítio e irá ser recarregada com a temperatura do corpo. Mas será que é por isso mesmo? Leia Apocalipse 13 (11-15) e tire sua própria conclusão!
    Esse chip é uma realidade em muitos países, é só vc pesquisar na internet que vc vai ver! Pesquise: "verichip"
    Que Jesus, o único Deus verdadeiro, possa cuidar de vc, te abençoar nas sua decisões e iluminar sua mente!

  • Miro Mendes

    A redução de documentos que precisamos carregar, é importante, bem como tornar os documentos, invioláveis. Creio que o nôvo documento que substituirá três, é um bom avanço.

  • SONIA

    :P Acredito que essa evolução é compatível com as evoluções tecnológicas que nosso país tem absorvido. Também acredito que a evolução natural será cada cidadão ter um numero de registro ao nascer e esse número (código de barra) será o único número necessário substituto de CPF, RG, pis, pasep, CNH, Titulo de eleitor, etc. NO meu entender é uma desburocratização.
    Quanto à termos cada um número, não vejo isso como perda de identidade familiar, até vejo como um desvinculamento de interesses e maior igualdade.

  • Frederico

    isso é muito bom, uma inovação pra todos nós.
    Mais o fóda agora é se perde um perde todos

    kkkkkkkk

  • ROSANA

    eu achei essa ideia massa agora com tanta tecnologia nao falta mais nada mais essa carteira vai ser um mast.

  • daniel

    Será mesmo muito bom, já na carteira, conter, por exemplos, os dados de antecedentes criminais do indivíduo. Mas acho que junto com essa nova carteira, deveria também ser lançado um leitor dos dados, para que pudéssemos avaliar quando pegássemos uma carteira dessas (nos estabelecimentos comerciais: lojas, restaurantes, imobiliárias, farmácias, etc). E ainda, que houvesse um dispositivo no chip que auto-invalidasse a carteira na menor tentativa de manipulação (pirataria) dos dados nela contidos… imaginemos um bandido que retirasse todos os dados de antecedentes criminais da carteira, ou um estelionatário/ladrão que retirasse os dados de já haver roubado?

  • otacilio

    excelete trabalho, muito bom, valeu; só resta saber quando inicia a troca e como

  • Daniel

    Pra quem ainda duvida, essa nova carteira de identidade vai ser realidade mesmo.. mas vale lembrar que dados como ficha criminal apenas estará disponível na central em Brasília e cada estado deverá ter seu arquivo também, na nova carteira vai ter apenas o número de cada documento. Mas cabe agora aos próximos governos manter sempre a segurança desse banco de dados pois sabemos q a cada dia harkers inventam uma nova maneira de invadir esses sistemas..

  • Valdeci Bastos de Al

    Filho,
    Estamos com o pé no futuro, já chegou a Identificação Biométrica e a identidade digital (Certificado, Assinatura e Autenticação Digital).

  • Ataides Oliva de Ara

    Sempre fui favorável de que tivessemos um único Nº de decomento.
    Uma vez que:
    Somos seres unicos (providos de individualidade) não há necessidade de ter um nº de registro em cada orgão público.
    Este novo sistema de identificação deve ser efetuado a partir do nascimento e ser anulado quando do falecimento.

  • Jorge

    Sou favorável ao progresso e a evolução, e seria insanidade não sê-lo. Entretanto, o que me preocupa, é ter um documento com tantas informações sobre a minha pessoa num país onde tudo é possível!

  • Alfredo

    Parece que as inovações prometem para um futuro próximo, métodos mais simples e mais eficazes. Pelo menos por enquanto estaremos um pouco à frente dos falsários. Lançam-se idéias, mas discute-se pouco, pois uma mudança desse tipo deverá ser muito bem planejada, inclusive, quanto ao tempo de sobrevicência.

  • gilmar

    Li atentamente vários depoimentos. Acho também que vai ser muito melhor. Mas também penso que tem de ser bem plnejado, para não dar problemas lá adiante ao cidadão. Para um documento tão importante que querem implantar a partir de janeiro de 2009, está faltando um debate mais aprofundado na mídia por parte dos órgãos responsáveis e cidadão.

  • http://GilcimarMacedo Gilcimar Azevedo de

    Ótima Iniciatica, pois assim não precisaremos ter 3 documentos e sim 1 com todas as informações necessárias, sem falar nos beneficios que isso irá trazer, como falsificação…

  • http://Poncieri Sandro

    Pelo menos o nome não será CU (Cadastro Único), acho que esta idéia é tudo de bom, pelo menos será um único documento que serve pra tudo. Deveria também incluir um campo para CNH.

  • http://elisianevip@hotmail.com elisiane lima

    será ótimo, eu amei bem prático criativo e organização sem comentário….

  • Andrea

    Achei excelente e concordo com o colega acima q disse q deveria ser incluido tambem os dados da CNH.

  • Maciel

    Realmente. Não se engane, estamos a um passo do 666 como etá descrito na biblia E EU AFIRMO QUE ESSE DOCUMENTO NOVO ENTRARÁ EM VIGOR SIM – COM TODA CERETEZA POR SE NÃO A BIBLIA SERIA MENTIROSA (veja apocalipse 13:16).
    O controle será dado a um só home e não à ONU

  • http://www.icarlos.net Ivan Carlos

    HUAHUAHUH olha o comentário do Maciel… tinha que ser crente mesmo…

  • tercia paiva

    essa carteira e algo que vai mudar o mundo todo, isso esta escrito na biblia que iria acontecer nos finais dos tempos, e esta acontecendo.deus esta voltando realmente e nós estamos dormindo

  • Eliana

    acho bom um documento válido em todo territorio nacional, um numero único para o cidadão ser identificado.
    Tomara que seja hiper seguro e sem possibilidade de fraudar.
    Espero que entre em vigor logo.

  • Monica Prestes

    Muito bom so acho que deveria ter também nessa nova Identidade o endereço da pessoa.

  • Maria Miranda

    Acho exelente, e concordo com a mudança.
    Identificação com um numero único,será óootimo!.
    Fraudar;sem possibilidades!!!…

  • José Mariano de Andrade

    Acredito em mais gasto de
    dinheiro do povo,pois já temos o CPF e RG,carteira de motorista titulo de eleitor obrigatorio,CP, o povo atrás de formulario ,foto, gasto de passagem e horas e mais horas em filas .

  • http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=83257665 Luciana

    Nossa, gotei bem mais bonita que a de hoje, mas quem tem a de hoje poderá trocar assim que lançar a nova?

  • http://mjoliveira1010@yahoo.com.br Maria de Jesus Olive

    ah legal! eu perdir minha, uma boa, vou esperar

  • Dival

    Já era tempo de unificar o RG em todo o terrítório Nacional, incluindo o Título de Eleitor, CNH, Tipagem sanguinea e ressaltar as condições de Idosos.

  • Jose Mendes

    Achei muito importante,um documento compacto,no qual mostra todas as informações do brasileiro,que deveria constar o grupa Sanguineo e Fator RH,facilita no caso de acidentes.

  • João

    Coisa de primeiro mundo. excelente!

  • wanderson

    gente acordem pra vida está muito proximo o final dos tempos devemos é se apegar a Deus. A lei de Deus está se cuprindo..

  • walmor

    Nao creiam nisso nao !!!!
    Prevista pra 2009 ??? Sem propaganda ?? Sem um site de referencia com domínio '.gov.br' ????
    Pra mim é caô !!!

  • http://orkut gabriela lourdes le&

    ótima idéia

  • http://orkut giovanna leca zirond

    excepicional, muito bom

  • http://www.mre.gov.br Eduardo de Mattos Ho

    Entendo que a nova identidade atende aos padrões (dimensões, zoneamentos, etc.) estabelecidos pela OACI sobre documentos de viagem, pois a nova identidade – a ser incluida nos acordos internacionais bilaterais que dispensam o uso de passaporte – passará a ser usada como documento de viagem.

  • Adilson Braga

    O cartão é bacana e a menina da foto também, mas vamos ter que memorizar vários números do mesmo jeito que fazíamos antes.
    A idéia original não era ter um cadastro único?
    O que houve com essa idéia?

  • http://claudiomarcelo Antonio Claudio Teix

    Qro fazer nova carteira para RG blza mt bom é otimo!Onde tira carteira para RG de Identidade esse melhor mudar carteira fazer nova de carteira de identidade tdeu ok! Sou Auditivo!!!

  • Andrade

    O governo deveria dar prioridade aos brasileiros sem registro de nascimento, e são muitos, para depois cuidar dos que estão com os documentos quites. Essa nova carteira não prova nada diante do que já existe por aí. Qual o benefício que o cidadão brasileiro terá com essa nova carteira? Penso, que o cidadão que tenta sobreviver com descência, não terá nada de diferente no seu dia-a-dia..

  • Guedes

    se houver campo para o nº do PIS e habilitação (pra quem tiver) será razoalvelmente bom, se seguro, melhor ainda!!!

  • Guedes

    espero que a qualidade do material seja muito boa, longe das atuais, e que a população não tenha que largar sangue em troca de dinheiro pra pagar as custas desse documento e que tenha a observação :de "doador" ou "não doador de orgãos e tecidos"

  • renato

    Até que enfim alguma coisa de útil nesse pais, minha dúvida é : como faremos para ter uma xerox autenticada?impossível e no caso de perdermos qual o procedimento, será rapida a emissão de uma nova? O governo vai ter mais controle sobre nós, igual no USA, sendo como o povo de lá uns verdadeiros marionetes? Ou será para facilitar a vida de todos? espero que seja apenas para facilitar a vida de todos nós, pois já não aguentamos ser um pais subdesenvolvido, não precisamos mais de endeusar o USA…….tomará…..ufa, desculpa pelo desabafo acanhado.

  • Moacir

    Quem viaja pela America do Sul, não usa passaporte, só RG é suficiente desde que sua data de emissão não tenha DEZ anos. Quando for viajar e se estiver no proprio estado solicita segunda via, se o endereço é em outro estado da Federação solicita novo RG. Esse é um dos casos que força o cidadão possuir varios RG. Durante algum tempo essa nova identidade tem que ter espaço para citar os RG anteriores, assim um RIC1234… prova que é o mesmo RG1234…

  • Santos

    - Concordo com o Adilson Braga. Até onde sei, a idéia original era um cadastro onde cada cidadão teria um número que serviria para todas as áreas (segurança pública, previdêrncia social, condução de veículos, fisco, etc.) Como sempre, era muito bom para ser verdade…

  • http://Orkut Douglas Della guardi

    No quesito segurança é positivo, porém em matéria de controle social, que é o grande objetivo, vejo como perfumaria. Por que não atribuir um código geral (englobando RG, CPF, Tit. eleitor, Cert. Reserv., Cart. Habilitação) no nascimento do cidadão brasileiro, com atualização obrigatória a cada evento? Em dez anos o Brasil teria uma imagem muito mais clara de si mesmo!

  • Angela

    Espero mesmo que aconteça! Pq a minha é de Santa Catarina e agora moro no Rg, agora na auto escola estao exigindo uma carteira nova, entao acho que vou esperar um pouco…mas nao sei nao …sera que sai mesmo?

  • ORLINDA

    Acho isso otimo, principalmente para mim que trabalho com registro de funcionarios imagina em vez de uma monte de xerox apenas um documento com todas as informações principalmente PIS que ainda é ridiculo os documemtos que a caixa pede. falei……

  • Inez Gomes

    A novidade é ótima, só faltou uma coisa, poderiam acrescentar também a CNH.
    Pelo menos o volume de documentos diminuiria na carteira, e em caso de perda de documentos não precisaria ir em vários lugares para tirar 2ª via.

  • marcelia

    Acho que deveria incluir o titulo eleitoral. Para não ter tanta fraude, de pessoas votando com o titulo de outros , como eu ví na última eleição

  • http://jorgebediacono@hotmail.com JORGE LUIZ DA SILVA

    so acho que deve diminuir as custas principalmente para a populacao de baixa renda, ah, mas o omentario da ines foi LEGAL, seria bom que tivesse campo para todos os documentos em cedula unica

  • Juliana Vieira

    Legal, seria bom também se tivesse além do RG e CPF, outro campo que informasse o tipo sanguíneo e o fator Rh… Isso é muito importante.

  • Ramirez

    Muito boa a iniciativa, mas poderia ser aproveitada para se adotar um único nº para todos os documentos e esse nº seria reservado para cada indivíduo desde o nascimento.
    Agora na explicação da nova carteira fala em "anti-scanner" o que isso significa? Nào se pode tirar xerox?
    Então o que vai ser da gente quando as instituições de crédito e outras pedirem xerox? Teremos de tirar fotos, bem mais caras?
    Agora quanto às informações gravadas no chip, vai ser muito fácil serem alteradas pelos "entendidos", não há dúvidas nisso.

  • Romulo Ayres

    A nacionalidade deveria ser mudado, justificativa: brasileiro é quem vendia o pau brasil (carvoeiro, carvão, padeiro, pão…).
    O termo gentílico temos es (português, chinês…), ano (americano, italiano…), ense (brasiliense, Rio de Janeiro, fluminense..). A sugestão para o Congreso incluir na nova identidade seria BRASILIANO.

  • cleonice

    É bonita… bla…bla..bla… esse novo documento tera novo numero…. o que acontece com os documentos os registrados em cartorio onde consta o numero antigo….??? outra… se acha dificil quando perde ou e roubado um documento…. o que será com perder um unico que contem todas as informaçoes…??/ qual sera o custo disso…?…. Ja trocara o titulo de eleitor uma vez…. adiantou de alguma coisa…. temos sempre que provar quem somos…. e mesmo assim a fraudes…. o objetivo seria impedir-las…?…. se o for o caso de ter inrformaçoes precisas de quem somos e onde estamos… coloquem esse chip sob a pele logo de uma vez…. definitivamente … tem criancas de mais passando fome e fora das escolas…. educacao, saude e trabalho é o que precisamos … chega de ficar inventando coisas…. que so resultam em gastos… astronomicos…. SOMOS BRASILEIROS…. e espertalhoes… ja acharam uma forma de burlar essa MARAVILHOSA CARTEIRA… pode apostar… cartoes de creditos sao clonados…. agora sera a nossa identidade…. que Deus nos ilumine….

  • Celso Luiz do Carmo

    Já temos o CPF que tem banco de dados nacional, basta acrescentar os nºs dos demais documentos, mais as digitais digitais. Hoje os cidadãos adquirem o CPF, já, nos primeiros meses de vida. Não é necessário revitalizar um documento( o RG ) que nunca funcionou, ademais gerar mais custos para os cofres públicos e para o cidadão, para que?. Qualquer mudança em documentos exigida por órgãos públicos deve ser custeada pela federação, o cidadão já não aguenta mais as invençõe desnecessária sob argumentos sem sustentação técnica.

  • Empalador

    Estamos sendo marcados aos poucos como os gados fiquem atentos

  • Felipe

    Será que as pessoas não sabem ler? está escrito que vai ter CPF ID e TE, ainda tem gente que pergunta: "porque que não vai ter o TE?" aah fala sério né?? Adorei a carteira, não pode ter CNH por se tratar de um documento específico que nem quase todas as pessoas tem e porque eles não querem ter tanto trabalho de pôr mais alguma coisa na carteira… isso é só pra identificação, não há necessidade de colocar nem CNH nem PISPASEP ou outro documento porque se tudo isso estiver na RIC, se for assim, os donos das empresas que fabricam carteiras faliriam, e como na idade comtemporânea, no capitalismo, a visão é o lucro, um produto a menos faria falta… obrigado!

  • Ana de Campinas

    Meu marido é japonês e lá a certidão de nascimento vai passando por acréscimos, de forma que até o nosso casamento, que se realizou aqui no Brasil, está registrado nele. Já a minha identidade militar (sou filha de expedicionário), contém informações sobre esse casamento, meu tipo sangüíneo e fator RH. Acho que mais do que isso já é um tanto invasivo… pra não dizer perigoso.

  • VILAS

    Não somos números.
    Somos de carne e ossos e temos nervos… pra ficarmos nervosos… putos da vida com um estado incopetente que só sabe cobrar impostos e não devolve um níquel em serviços.
    Digo isso de boca cheia porque sou funcionário público.

  • Reinaldo Amorim

    Uma ideia muito interessante e inteligente, acho que nosso Pais esta muito atrasado, isso ja deveria estar em vigor a pelo menos uns 20 anos.
    Penso tambem que nesta nova carteira (documento) deveriam constar CARTEIRA DE ABILITAÇÃO, PIS, RESERVISTA E ABILITAÇÃO.
    Nossos governos deveriam estar integrados e unificar todos as informaçoes num só documento.
    Isso iria facilitar muito a vida de todos os cidadãos.

    abç

    Reinaldo

  • lucia silva

    Muito boa esta resolução dos órgãos re´ponsáveis pela indentificação dos brasileiros.Afinal neste país onde muitos qurem tirar proveito usando documnetos alheios é mais um jeito de diminuir estas práticas fraudulentas

  • nadia costa

    É mais uma imposição ao povo brasileiro, um gasto a mais e uma arrecadação para o governo. E além do mais o brasileiro será discriminado, pois, aquele que tiver problemas com a justiça ou devedor em alguma instituição, ficará exposto e até mesmo não conseguírá mais emprego. Acho que a OAB, deveria se pronunciar, pois, quem tem problemas na justiça já não consegue emprego, pois, enquanto não solucionado sua dívida na justiça, o seu titulo de eleitor fica suspenso. Portanto não vejo benefício para o povo brasileiro e sim mais um meio de discriminar a sociedade brasileira, já tão humilhada. É INVASÃO DE PRIVACIDADE.

  • Mayara

    Fuja disso..sabe por que?
    já foi gasto mais de 1.500.000 de dólares de estudos para saber aonde colocar o biochip no corpo humano.
    Eles so acharam dois lugares A TESTA e a MÃO DIREITA.
    E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita ou na fronte. (Apocalipse. 13:16) Não é muita coisidencia?
    pois lembre-se aquele que tiver a MARCA DA BESTA não será salvo quando JESUS retornar.
    imagine seus parentes, amigos, conhecidos enfim todas as pessoas que vc conheçe usando esse sistema. FAZENDO A VONTADE DE LUCIFER que ensiste em marca as pessoas que o servem, para que no dia do julgamento final, ele TENHA ARGUMENTO CONTRA VC E DIZER PRA DEUS QUE TE POSSUI E VC NÃO PODE SE DEFENDE.
    BASTA ABRIRMOS A BIBLIA NELA ESTÃO TODAS AS RESPOSTAS..
    e ai vai em cara?

  • Dimas sousa

    Deveria incluir o n. da carteira de motorista e reservista tb, diminuiria a quantidade de doc. na Carteira. Espero q seja uma troca da velha pela nova e q isto n nos onere financeiramente.

  • BABY-Copacabana

    Concordo com essa pessoa Nadia Costa.

    Além de ser uma imposição, será um documento q causará muita discriminação por constar nele pbs com a justiça, e se for um daqueles casos q a pessoa é inocente? como eles irão se defender, se precisarem arrumar um emprego?
    Acho q as informações poderiam ser as básicas, CPF, nr.identidade, título, até tipo sanguineo..acho interessante, em caso de acidente, seria uma boa informação para os primeiros socorros, ja o restante.. não sei não….
    Acho tb q a OAB deveria se manifestar a respeito, acho q OAB deveria dar sua opinião, pq seria vexatorio um cidadão ter constrangimento por causa de um pb na jusitça. Pq as vezes não é um pb tão grave e mesmo assim o cidadão passaria muita vergonha por causa desse fato registrato em seu documento de identidade.

    Agora, tem pessoas q deveriam ler dicionario em?? caracas …q portugues mal escrito, caramba!!!!!!!!!!!

  • Armando Soares

    Gente, se isso fosse bom, os EUA, a Inglaterra, a França, a Alemanha,o Japão, etc. já teriam feito. Me parece mais uma tentativa disfarçada de controlar a vida privada de cada um. Como a maioria escreveu, acho que só deveriam constar os dados essenciais: CPF, identidade, título de eleitor e tipo sanguineo. Ficha policial e financeira é um atentado direto a privacidade do cidadão! Sem falar que, colocar a cor do indivíduo, para mim, é racismo! E além de tudo: inconstitucional!
    Acho que, na verdade, se trata de mais uma maneira de alguém faturar milhões nas tetas do governo, para criar essa verdadeira aberração identificatória.
    Brasil, um país de tolos!…

  • Ronaldo

    PQP A outra falando que a tecnologia é coisa do diabo é demais, esse é o povo brasileiro…

  • Bere

    Não vai demorar para nos monitorar 24 hs. Vão querer saber o que cada cidadão está fazendo ou deixando de fazer. Que é isso? E a nossa liberdade?
    Concordo em juntar todos os documentos em um único para diminuir a quantidade de documentos que carregamos no nosso cotidiano, mas apenas isso. Ir além disso já é demais!

  • Maria de Lourdes

    Adorei! Até que enfim vamos ter vários documentos num só, chega de andar com várias carteiras. Chegamos ao primeiro mundo. Para mim, entao, vai ser ótimo, pois nesta última carteira minha foto está horrível… será que vao nos deixar tirar o retrato sorrindo como está no modelo? Por que em documentos temos de ficar com cara de zangados?

  • beto

    Não quer viver em um país de primeiro mundo te muda pro iraque! … de repente você ainda tenha um rg datilografado. Nossa, como esse povo reclama. Ponto positivo para a evolução do nosso Brasil.

  • Glauber

    Boa tarde!

    Até que enfim resolveram abolir esta jeringonça que se chama carteira de identidade, que alem de ser muito feia, é muito ultrapassada, a quantos anos usamos cartões de crédito, e só porque agora resolveram pensar nesta mudança!

    Parabéns a quem teve esta idéia, apesar que eu ja venho pensando nisto a vários anos.

    Valeu!

  • http://moliveira2627@hotmail.com MÔNICA OLIVEIRA

    JÁ ESTAVA NA HORA DE AVANÇAR. PARABÉNS BRASIL!!! :D

  • CARLOS ATAIDE

    Espero que não seja somente mais uma forma de fazer com que os brasileiros venham a ter mais um custo com documentos, já estava passando da hora de implantar uma modalidade nova na documentação,pois no Brasil toda documentação é motivo de fraude.

  • http://nenhum Genio

    Muito lindo, maravilhoso, mas tenho certeza de que nos deveríamos ter somente um único numero de DOCUMENTO, é mais pratico e mais fácil de decorar.

    JÁ QUE VAI MECHER, FAZ A COISA CERTA, UM UNICO DOCUMENTO PARA UM UNICO NÚMERO, PODE SER O CPF QUE JÁ QUE O MAIS USADO E CONHECIDO, PODENDO FAZER UMA MELHORA NO NUMERODO CPF. EX. O NUMERO + COD. DA CIDADE E + COD. DO ESTADO + DV OU NÃO.

    OUTRA COISA TAMBÉM, DEVERIA TER UMA LEI QUE OBRIGASE A ATUALIZAÇÃO DA FOTO OU OUTROS DADOS DO RG OU O NOVO RIC,A CADA 5(CINCO) OU 10(DEZ) ANOS.

    Gostaria de saber quando vai ser disponibilizado este documento e a aonde?
    Teremos algum custo?
    Quais outros documentos teremos de levar?
    FALTA DIVULGAÇÃO!!!!!
    Só espero que para conseguir este documento não seja igual ao INSS.
    Que conseguia a proeza de que, para você se cadastre no INSS, você tem que ter a senha, mas para você ter a senha , você tem que comparecer ao INSS, perder um tempão para obter a bendita senha, ai você volta para casa e se cadastra, SIMPLES E LINDO.
    Será que não poderiam facilitar para que possamos nos cadastrar.
    Vamos ver a confusão que os nossos órgãos publico vão fazer .
    Obrigado,

    • http://orkut Maria Helena Gramach

      Enfim, estamos sendo gradativamente incluídos no século XXI. Tenho apenas que fazer uma ressalva para a tiragem das fotos. Será que podem caprichar mais? Elas ficam horríveis; gostaria de ver as carteiras de identidade de artistas.

  • http://omesmo THOMAS PDRAL

    eu creio que toda mudança, sendo ela pra melhorar, é valida.
    mas acho tbem, que deveriamos ver coisas que realmente importa como

  • Willyane Debora

    Olá eu queria saber quando o novo rg vai chegar em corumbá ms e quanto ele vai custar e o requerimento minimo e tambem para militar.

  • Jean Elizabeth Sique

    Estava na hora do Brasil ,que tanto fala em DESBUROCRACIA, ensinar e praticar a TÉCNICA.
    Parabéns aos IDEALIZADORES!!! Afinal o nosso país, considerado 3o Mundo, está sendo visualizado pela Inglaterra( visita do Príncipe Herdeiro, como tb à convite do eminente Presidente dos EUA, o nosso Presidente Lula, a Nação Brasil está sendo cortejada pelo grandiosos e ricos países.
    Precisamos continuar e acompanhar a DESBUROCRATIZAÇÃO; Somos o país do FUTURO.

  • Bruno

    Bravo aos inventores deste novo documento em todos os paises que conheço o documento ja é assim, viva Brasil.

  • Almir da Silva Sodr&

    Já nos projetamos e demos lição aos países do primero mundo, dando agilidade nas votacões e rapidez nas apurações com nossa tecnologia brasileira: as Urnas Eletrônicas. Agora com a criação desta nova carteira de identificção, nos colamos lado a lado dos grandes paises. Parabéns! Isso é Brasil

  • José Dimas Go

    Ufa, até que enfim resolveram a pensar e criar um documento único. Minha carteira agradece, vazia e menos peso. A partir de qdo vou poder trocar meus documentos? Aqui está dizendo de 2009 mas os orgãos estaduais aqui do CEARÁ ainda n estão sabendo da novidade. Vc poderiam me dar esta informação?

  • JOsé Augusto

    queria saber sobre a lei que proibi fotos de com a camisa do time na carteira de identidade fui impedi de fazer por causa da foto se alguém souber de uma lei que autoriza a foto de time ou não autoriza se alguém souber por favor me mande POR EMAIL joseat17@hotmail.com agradeço quem puder me ajudar

  • romulo

    eu acho isso mais uma covardia com o cidadao, pois com isso teremos que pagar para ter a nova carteira, imagine se perdemos ela? e acho que agora sim o esterionatarios esta rindo disso tudo, pois se eles ja clonao cartoes de credito imagine tudo junto CI,CPF,TITULO DE ELEITOR, etc…

    • famscrow

      Como num banco…. liga pra uma Central e cancela a carteira.

  • Carlos Ramos

    Ufa, até que enfim um documento que dispensará aquela montueira de carteirinhas no bolso.

  • Alexandre Andre de S

    Showw pela primeira vez tivemos um melhor presidente ele sim faz o maximo pelo pais enquanto outros passavam de mandato por mandato e nada de fazer nada soh criando divida no FMI agora temos dinheiro em caixa apesar dos desenvolvimentos q estamos realizando PARABENS LULA QUEREMOS VC NO TERCEIRO MANDATO PQ VC FAZ !!

  • Dilermando

    já imaginou todos os seus dados pessoais em um único documento. Falsários de plantão, estão ansiosos para a aprovação desse novo documento. Este documento funciona muito bem, na europa. Mas, nós estamos é no Brasil.

  • RAFAEL

    muito punk esse documento… ja ta na hora de mais tecnologia no brasil

  • Marco Aurélio

    Deveria também ser colocado o tipo sanguíneo. Aliás, eu sou adepto da utilização do chip subcutâneo em cada pessoa. Nele estariam contidas todas as informações pessoais de cada um e difícil de ser perdido.

  • http://Guto-arruda@hotmail.com Domingos

    Essa é mais uma de causar medo segundo este ensino: Leia:Aula Sobre a Marca da Besta e o Chip de Implante

    Por Joel Timóteo Ramos Pereira

    v.15, 16 – “E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta ou o número do seu nome”

    Introdução.

    Na antiga dispensação, Deus exigia que todos os machos do povo de Israel tivessem uma marca no seu corpo, a marca da circuncisão. Proibiu, também, que fizessem qualquer outra marca (Lev,. 19:28). Na nova dispensação, há uma marca, um selo espiritual: “havendo também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Ef 1:3). Ver outros exemplos em Gál. 6:17 e Ez. 9:4

    No Apocalipse já outros exemplos de se receber uma marca especial:

    1. Os 144.000 receberam uma marca na testa (7:1-8; 14:1-3)

    2. Os habitantes da Nova Jerusalém terão o Nome de Deus nas suas testas para sempre (22:4)

    O Falso Profeta, querendo imitar a obra do Espírito Santo, também, experimentará levar todos os habitantes da terra a receberem a sua marca. Mas todo o que a receber, “será atormentado com fogo e enxofre” (14:10). Algo que parecerá insignificante é de trágica e eterna consequência, sendo punido com o maior castigo da parte de Deus (14:9-11). Isto porque receber essa marca significa aceitar o sistema satânico contra Deus.

    Neste versículo temos um outro aspecto das condições que prevalecerão nos dias tenebrosos da última metade da 70ª semana de Daniel. Será obrigatória a submissão à vontade desta besta. Mencionam-se várias classes e, pelo que se lê, é fácil observar que todos (de todas as nações, tribos e línguas) estarão sob o domínio da Besta. O povo terá de submeter-se à sua vontade e quem recusar a obedecer às suas imposições será morto.

    O sinal, seja de que natureza for,

  • http://orkut luciano

    O Brasil a cada ano q passa esta de parabems,tirando a corrupão é claro..mas adorei essa nova cara da Identidade Brasileira..aproveitando gostaria de saber se as pessoas q estam fora do pais pode adiquirir a noca CI…Desde ja obrigado..

  • Nivio DeSouza

    Gostei muito desta novidade,mostra que o Brasil esta no caminho certo para ser um pais serio e respeitado.Acabando de vez com esta vergonha,que e a falsificacao de documentos.O novo passaporte e outro bom exemplo.Parabens Brasil.

  • Paulo Cezar Gismonti

    Vou um pouco mais além. Chip subcutâneo com diretivas que impedissem a pessoa de cometer atos espúrios como; assassinatos, corrupção, roubos sequestros, etc., etc., etc. …

    • A M Souza

      Você anda assistindo muitos filmes de ficção, ou então pensa que o homem pode ser “robotizado”, o que estaria ferindo o princípio do livre arbítrio nos dado por Deus e o princípio constitucional da liberdade de ir e vir… kkkkk

    • famscrow

      Questão de tempo meu caro…. bota uns 15 ou 20 anos…

      Mas não penso nessa linha…. mas talvez um scaner que monitorasse sua glicose, seu batimento cardíaco para pessoas com problemas de saúde.. tipo um dispositivo que em sinal de emergência realize uma ligação para chamar socorro….

  • julio cesar

    Eu achei legal e se realmente for seguro vai ser bom para todos, sem dizer q não precisa carregar aquele monte de documentos é a melhor parte…

    • http://*************** Eliane

      Bom é quem quer ir para o inferno receber esta marca que vem do falso profeta. Isso quem ta implantando é o proprio Satanás para os adorarem dele mesmo. Está em apocalipse o futuro desse chip que está sendo revigorado no mundo. Leiam e comprovam se tudo o que Deus tem deixado escrito na BIBLIA é unico e verdadeiro, É A PRÓPRIA VOZ DE DEUS, a palavra é viva e eficaz. Procurem saber da grande verdade, antes de tomarem decisões precipitadas em sua vidas. BUSQUEM A DEUS QUE ELE TEM O MELHOR PARA VCS.

  • http://Orkut Gedralha

    Essa é mais uma de causar medo segundo este ensino: Leia:Aula Sobre a Marca da Besta e o Chip de Implante

    Por Joel Timóteo Ramos Pereira

    v.15, 16 – “E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta ou o número do seu nome”

    Introdução.

    Na antiga dispensação, Deus exigia que todos os machos do povo de Israel tivessem uma marca no seu corpo, a marca da circuncisão. Proibiu, também, que fizessem qualquer outra marca (Lev,. 19:28). Na nova dispensação, há uma marca, um selo espiritual: “havendo também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Ef 1:3). Ver outros exemplos em Gál. 6:17 e Ez. 9:4

    No Apocalipse já outros exemplos de se receber uma marca especial:

    1. Os 144.000 receberam uma marca na testa (7:1-8; 14:1-3)

    2. Os habitantes da Nova Jerusalém terão o Nome de Deus nas suas testas para sempre (22:4)

    O Falso Profeta, querendo imitar a obra do Espírito Santo, também, experimentará levar todos os habitantes da terra a receberem a sua marca. Mas todo o que a receber, “será atormentado com fogo e enxofre” (14:10). Algo que parecerá insignificante é de trágica e eterna consequência, sendo punido com o maior castigo da parte de Deus (14:9-11). Isto porque receber essa marca significa aceitar o sistema satânico contra Deus.

    Neste versículo temos um outro aspecto das condições que prevalecerão nos dias tenebrosos da última metade da 70ª semana de Daniel. Será obrigatória a submissão à vontade desta besta. Mencionam-se várias classes e, pelo que se lê, é fácil observar que todos (de todas as nações, tribos e línguas) estarão sob o domínio da Besta. O povo terá de submeter-se à sua vontade e quem recusar a obedecer às suas imposições será morto.

    O sinal, seja de que natureza for,

  • Pingback: [Bits/s] Bits por segundo - tecnologia, games e web - Nova Carteira de Identidade brasileira: veja prévia e característias

  • homero barreto de an

    Em 2008 fui ao Poupatempo Santo Amaro em São Paulo- SP. Preenchi um formulário de sugestões. Sugeri que colocassem o tipo sanguíneo do cidadão na carteira de identidade. Acharam a ideia ótima. Acho que ainda daria tempo. Isto seria muito útil ao cidadão num possível acidente.

  • junior hobus

    achei muito boa essa idéia e concordo com om rapaz que disse que tmb deveria ter um campo para o tipo sanguineo, pois ja me acidentei e se nw fosse a carteira de indentificação sanguinea nw estava mais escrevendo essa mensagem hoje.

  • Beatriz

    Bom achei muito boa essa nova carteira, mais tenho uma duvida e quando a pessoa já for portadora a carteira e for tira uma habilitação como ficaria a pessoa levaria sua carteira (RIC) para incluir a habilitação nela?

    • http://orleiguedes@hotmail.com orlei guedes da silv

      boa,mas deveria conter o pis,e a resevista pos a inclusão poderá dar um trabalho maior,ja que é indispensavel como documento necessario em qualquer ficha de dados pessoal.

  • mulher

    o CARA DISSE :"Vou um pouco mais além. Chip subcutâneo com diretivas que impedissem a pessoa de cometer atos espúrios como; assassinatos, corrupção, roubos sequestros, etc., etc., etc. "

    Vou mais além ainda, vamos temer fazer greves e protestar pedindo melhores salários, evitam greves da população e estudantes pedindo justiça…seremos escravisados sim. Se vc sair do país eles podem te fichar como clandestinos se exceder o tempo da viagem, UT é uma sigla que te localiza através do chip por satélite em qualquer parte do globo. Agora me diga, somos prisioneiros?…livres?

    • famscrow

      Hauhuahauha! Então vai existir um super satélite que irá reconhecer chips dentro da nossa carteira ? Rsrsrsrsrs.

      Tô com medo então dos meus cartões de crédito com chip…. CORRAM PARA AS MONTANHAS!!!!

      Cada um que aparece na internet….

    • arcanjodh

      chip subcutâneo vc é algum tipo de gado? pra andar marcada? vc já ouviu falar da marca da besta? pertence ao time do anticristo?

    • http://pulse.yahoo.com/_W23PDRZNLMRUMJNJQWT6NEATX4 waynerrai23@yahoo.co

      Léia a bíblia que vcs vera o que esta acontecendo e o que vai mais pra frente no futuro   léia a bíblia e seja um uma pessoa reta no cominho de jesus
        

  • famscrow

    Sinto muito mas não vai ajudar muito essa nova identidade. Vamos ter que andar com essa identidade, CPF (pelo que parece não vai substituir), Título de Eleitor e Habilitação.

    Ô povinho burro esse nosso!!! Tem aí como exemplo o Estados Unidos que tem o número do Seguro Social.. um ÚNICO DOCUMENTO!!! Qual o problema em copiar a idéia????

    • Carlos Bandeira

      eu até concordo com voce que deveriamos ter um unico numero de documento. porém, isso é muito dificil dada a independencia entre os órgãos emitentes das autorizações: para dirigir, para votar, e outras mais…
      Agora, quanto a comparar com os EUA, voce está errado, até mesmo lá eles tem vários documentos, como por exemplo: GREEN CARD, seguro social, carteira de motorista ( que é a mais usada para identificação ).
      Talvez em breve eles terão de copiar nossa ideia… rs…

  • Cristian

    Eu só queria saber o quanto isso vai custar? Eu tenho certeza que de graça não vai ser, pode até ser para a primeira via, mais pra quem vai ter que trocar, provavelmente vai ter custos para o cidadão.

  • http://********* Lucas Damasceno

    Sempre achei que a atual identidade poderia ser um pouco menor e mais moderna. Taí gostei, ficou 10!!!

  • arcanjodh

    chip subcutâneo vc é algum tipo de gado? pra andar marcada? vc já ouviu falar da marca da besta? pertence ao time do anticristo?

  • http://www.facebook.com/people/Patricia-Fernandes/100000864716955 Patricia Fernandes

    Adoreiiiiiiiiiiiii…. Progresso….

  • http://www.facebook.com/people/Patricia-Fernandes/100000864716955 Patricia Fernandes

    Adoreiiiiiiiiiiiii…. Progresso….

  • http://www.facebook.com/tatiana.florentino1 Tatiana Florentino

    Boa Noite !!!

    Gostaria …de fazer a nova carteira de indentidade brasileira.
    moro aqui na italia onde devo fazer.
    um abraço Tatiana Florentino

  • http://www.facebook.com/tatiana.florentino1 Tatiana Florentino

    Boa Noite !!!

    Gostaria …de fazer a nova carteira de indentidade brasileira.
    moro aqui na italia onde devo fazer.
    um abraço Tatiana Florentino

  • http://www.facebook.com/tatiana.florentino1 Tatiana Florentino

    Boa Noite !!!

    Gostaria …de fazer a nova carteira de indentidade brasileira.
    moro aqui na italia onde devo fazer.
    um abraço Tatiana Florentino

  • Carlos Bandeira

    eu até concordo com voce que deveriamos ter um unico numero de documento. porém, isso é muito dificil dada a independencia entre os órgãos emitentes das autorizações: para dirigir, para votar, e outras mais…
    Agora, quanto a comparar com os EUA, voce está errado, até mesmo lá eles tem vários documentos, como por exemplo: GREEN CARD, seguro social, carteira de motorista ( que é a mais usada para identificação ).
    Talvez em breve eles terão de copiar nossa ideia… rs…

  • http://pulse.yahoo.com/_W23PDRZNLMRUMJNJQWT6NEATX4 waynerrai23@yahoo.com.br

    Léia a bíblia que vcs vera o que esta acontecendo e o que vai mais pra frente no futuro   léia a bíblia e seja um uma pessoa reta no cominho de jesus
      

  • Dina Mag

    Não se engane, estamos a um passo da marca na mão direita ou na testa(veja apocalipse 13:16)quando seremos controlados de qualquer distância.É o Big Brother em massa.

  • Joao Antonio

    Olha sempre achei que seria necessário uma otimização nesta área para desburocratizar… é muito papel. Assim já que vão mecher deveriam fazer um completo, como detectado ai pelo junior faltou o tp saguineo. Oras… deveria ter até o dna da pessoa se possível.
    Como doador de orgãos que sou acho que agilizaria este lado o lance da compatibilidade.
    Bom falo assim porque se não fizerem bem feito agora quando forem mecher novamente já se passaram centenas de anos.
    O homem precisa parar de brincar e se organizar…

  • http://rdovicente@r7.com Vicente Queiroz

    O Brasil está de parabéns coma a nova Carteira de Identidade, gostei muito, quanto a segurança nem se descute, a proposito moro em Brasília como devo fazer para tirar a nova cedula de Identidade (RIC)

Política de Privacidade • 2014 (CC) • Hosted on VEXXHOST