Menu
Seções
A chamada global pelo clima. HORA DE ACORDAR!
18/09/2009 Perspectiva

O mundo está sonhando acordado enquanto caminhamos para uma crise de proporções épicas e históricas. Em 21 de setembro, milhares de indivíduos, farão soar o alarme global em cidades, municípios e comunidades por todo o mundo.

Utilizando alarmes, telefonemas, eventos e performances, para organizar uma mobilização em massa e fazer muito barulho na segunda-feira, dia 21 de setembro, véspera do encontro de chefes de estado em Nova York e da conferência do G20 em Pittsburgh.

È preciso um tratado justo e ambicioso a ser assinado em Copenhague em dezembro. Para isso será preciso fazer pressão suficiente para que os líderes mundiais não o possam ignorar.

Para saber qual manifestação em favor do planeta será realizada mais próxima de você, consulte:

Eventos da Hora de Acordar Global

Ou se não tem nenhum evento perto de você:

Organize seu próprio evento!

Em Paris, por exemplo, está na agenda uma espécie de performance chamada Asfixia em Montparnasse. A ideia é que as pessoas estejam na estação Montparnasse às 19h para simular falta de ar e desmaios. Os organizadores sugerem, ainda, que os manifestantes escrevam mensagens em seus corpos.

Em Londres, na Praça do Parlamento, os voluntários estarão com o alarme de seus celulares ajustado para às 12h18 (horário local). No instante marcado, levarão os telefones ao alto para se identificar.

Em São Paulo no Metrô Clínicas – saída do Cemitério do Araçá, será palco de uma atividade parecida com a que está programada para Londres, às 12h18, horário de Brasília.

No Recife, as pessoas estão convidadas a comparecer no campus da Universidade Federal de Pernambuco, com os celulares programados para despertar às 15h.

E em várias outras cidades do Brasil, tem manifestações agendadas para o dia 21, veja no a o evento mais próximo de você. O importante é se integrar as mobilizações relâmpago incitadas pela internet (flash mobs), oficinas, passeatas, etc. Para participar, basta estar no lugar certo na hora certa e seguir algumas orientações básicas, tem ate uma cartilha com dicas, saiba mais nas ongs: Tictactictac e Avaaz.

*